Fazer overclock no seu PC pode ajudar a estender a vida útil de um sistema permitindo que ele se mantenha atualizado com software cada vez mais exigente. Com o tempo, desenvolvedores continuarão criando jogos e aplicativos que exigem processadores cada vez mais rápidos e contagens de núcleo mais altas.
É seguro fazer overclock no processador? O overclock é seguro se feito sem exageros e, quando for o caso, com mecanismos de resfriamento próprios para isso. Mas, mesmo com todos os cuidados, o procedimento não está livre de problemas como instabilidade do sistema ou diminuição da vida útil do processador.
O overclock além do que a GPU suporta pode causar o aumento da temperatura do computador e outros problemas de estabilidade, inclusive danos ao hardware. Por isso, é essencial fazer overclock com segurança.
Os riscos incluem redução da vida útil, instabilidade do sistema e danos permanentes ao hardware. Aumentar a frequência sem controle adequado de temperatura e voltagem pode resultar em superaquecimento e falhas frequentes do sistema, além de potencial perda de dados.
A principal vantagem do overclock é que ele pode aumentar o desempenho do seu computador, permitindo que ele execute tarefas de forma mais rápida e eficiente. Isso é especialmente útil para atividades que exigem muita capacidade de processamento, como jogos, edição de vídeo ou renderização 3D.
Posso tomar todos os dias? Sim! Nossa recomendação é de até três doses diárias de Overclock 2.0, dependendo da resposta do seu organismo e das suas necessidades.
Se você está buscando aproveitar ao máximo seu próximo PC, o overclocking de CPU pode ajudar você a desbloquear um potencial de desempenho valioso. Aprender a ajustar com segurança a velocidade do clock do processador pode ajudar você a entender melhor como o seu dispositivo funciona.
Cara, o pessoal fala que diminui a vida util, muitos processadores podem trabalhar 10, 15 anos sem problema, o overclock vai diminuir sim a vida util dele, porém em 2 anos, 3.
Uma maneira de descobrir é examinar o nome de seu computador ou notebook. A Intel, por exemplo, acrescenta a letra “K” aos processadores que podem passar pelo processo de overclock, como o Intel Core i7 9700K.
O overclock de um monitor pode violar as recomendações do fabricante e os termos de garantia. Antes de tentar qualquer operação de overclocking, é aconselhável ler atentamente o manual do usuário do seu monitor e garantir que você entenda os riscos e consequências associados.
O que acontece se aumentar o clock do processador?
A alteração da frequência ou tensão do clock pode anular algumas garantias de produto e reduzir a estabilidade, a segurança, o desempenho e a vida útil do processador e de outros componentes.
Como saber se a placa de vídeo está com overclock?
Se no SETUP de sua maquina, não estiver no auto, muito provavelmente ela estará em OC. Neste caso, anote qual a frequencia está sendo apresentada e coloque no auto. Se ela mudar, pronto.
Vale lembrar que o recorde mundial anterior foi conseguido pela mesma equipe de overclock da ASUS em dezembro de 2022, usando o Core i9-13900KF da geração passada da Intel para atingir 9.008 GHz, algo que foi muito comemorado na época.
Uma motherboard que permite overclocking. Há uma grande variedade de fabricantes para escolher, mas você vai querer procurar uma placa-mãe da série Z, como um Z390 ou da série X, como uma placa-mãe X299, dependendo do seu processador.
Para acessar a BIOS do seu computador, reinicie o sistema e no momento que o computador ligar, aperte a tecla “Delete”, “F1” ou “F2”, dependendo do modelo da sua placa-mãe. Dentro desta tela, procure a opção Overclock.
Quais os riscos de fazer overclock no processador?
Quais os malefícios do Overclock? O overclock também tem seus riscos e desvantagens. Aumentar a velocidade de clock dos componentes faz com que eles consumam mais energia e gerem mais calor, o que pode levar a problemas de estabilidade, falhas e até mesmo danos permanentes.
De maneira geral, um processador de um computador possui uma vida útil de cerca de 10 anos sem falhas. Isso significa que chips lançados há cerca de uma década ainda poderão ser usados para rodar grande parte dos sistemas operacionais e aplicativos da atualidade.
Uma maneira de descobrir é examinar o nome de seu computador ou notebook. A Intel, por exemplo, acrescenta a letra “K” aos processadores que podem passar pelo processo de overclock, como o Intel Core i7 9700K.
Ao fazer overclock, você pode querer aumentar a voltagem da DRAM para dar mais estabilidade à sua memória, especialmente se estiver indo para um overclock relativamente alto. Recomendamos ser conservador ao aumentar a voltagem da DRAM. Aumentar a voltagem demais pode danificar o seu sistema.
Deixaremos abaixo uma tabela com todos os sufixos que os processadores intel podem ter para facilitar a sua leitura. Dicionário de sufixos: K - "Unlocked", significa que o processador pode ir além de sua velocidade pré-determinada através de um overclock; G - Inclui placa de vídeo integrada (apenas para laptops);