Estudos mostraram que as redes oferecem a mesma quantidade de alívio de pressão no corpo que os colchões, tornando-as igualmente suportáveis para suas costas e pescoço. Além disso, dormir em uma rede ajuda a reduzir o ato de virar e revirar-se durante o sono - tornando mais fácil para você alcançar o sono profundo.
Embora seja relaxante, dormir na rede pode levar à uma sobrecarga de peso na coluna e consequente dor nas costas. “Dormir na rede está longe de ser proibido, mas é algo que deve ser praticado com muita moderação, especialmente para pessoas que têm condições anteriores na coluna”, explica Carvalho.
Quando deitamos na rede na posição diagonal o corpo e coluna ficam planos, como numa cama e a elasticidade do tecido ainda absorve as diferenças do corpo (traseiro, cintura, costas), tornando-se muito mais confortável, que dormir no chão, onde é o corpo que absorve as irregularidades do piso.
Como a movimentação na rede é limitada, o nível de conforto corporal é menor. Além disso, a posição gera uma concentração de peso no quadril e na lombar, podendo ocasionar dores. Para um sono mais tranquilo, o ideal é ter um colchão, pois ele oferece melhores condições anatômicas.
Se você gosta de tirar cochilos ou descansar em uma rede, não há problema nisso. Ela pode fazer parte da sua rotina normalmente. Basta que durante a noite você conte com um bom colchão e tenha um ambiente agradável para dormir com qualidade.
Além de ser confortável e fácil de montar, há várias vantagens em dormir em uma rede. Dormir em uma rede reduz o contato com possíveis insetos ou animais presentes, mantendo você longe de interações desagradáveis enquanto dorme.
Ficar abaixado o tempo todo, ou em qualquer outra posição, acaba forçando a coluna, segundo o ortopedista. Esses movimentos prolongados sobrecarregam músculos, tendões, ligamentos e ossos. A dica é fazer alongamentos, atividade física e ter uma alimentação saudável para suportar diferentes posições.
As pacientes que sentiam dores ao dormir na cama e trocaram para a rede afirmaram ter melhoras significativas. “Isso ajuda a desmistificar a ideia de que dormir de rede faz mal. A gente tem percebido que é justamento o contrário”, comenta o ortopedista Jean Klay Santos Machado, coordenador da pesquisa.
Para além de uma maior segurança em caso de incêndio, a porta fechada propicia uma temperatura amena durante mais tempo e bloqueia o ruído exterior, fundamental para uma boa noite de sono! Se achavas que dormir de porta aberta era mais seguro, estavas enganado, de acordo com este estudo.
Embora não exista um conjunto de pesquisas que enumere os benefícios comprovados de se deitar no chão, os psicólogos dizem que é improvável que passar algum tempo no chão faça mal. Além disso, esta prática pode até ajudar a dar uma sensação de equilíbrio corporal e mental.
Coloque um travesseiro ou um cobertor enrolado embaixo dos joelhos para proteger as costas. Isso pode ser bastante benéfico se você tiver problemas na lombar. O acessório fornecerá suporte às costas enquanto você dorme na rede.
Uma boa rede de descanso deve resistir ao uso regular e à exposição aos elementos, como sol e umidade, sem se deteriorar rapidamente. Verifique se o material é resistente a rasgos e desgaste, e se a rede é tratada contra a ação de agentes externos, como raios UV.
Tente se acomodar na diagonal, um ângulo de mais ou menos 30 graus. Evite, dessa forma, dormir no mesmo sentido da rede de descanso, que é a primeira posição que vem à mente, com os pés em direção a um punho e a cabeça ao outro. Ao deitar-se em uma rede de dormir, o balanço da mesma alivia a pressão da sua coluna.
Registrada pela primeira vez na Carta de Caminha, a rede de dormir, ou rede de descanso, é considerada um objeto de uso doméstico originária dos índios da América do Sul, tendo se disseminado por todo o mundo. O Brasilidade expõe parte da história da rede, seus usos e sua evolução no decorrer da história.
Má postura, sobrecarga de peso, longas horas em uma mesma posição, esforço inoportuno ou um pico de estresse são alguns fatores que põem à prova a saúde da coluna vertebral. As dores nas costas são um problema comum: segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% da população mundial sofre com o problema.
Porque não pode dormir com a porta do banheiro aberta?
A porta do banheiro deve ficar sempre fechada. Desta forma, evita-se o roubo de energia dos cômodos próximos. Da mesma forma, o vaso precisa estar com a tampa abaixada em toda descarga. Isso impede que o chi escape e, consequentemente, o dinheiro dos moradores.
Porque não devemos deixar a porta do nosso quarto aberta?
O monóxido de carbono é um gás produzido pela queima incompleta de combustíveis e perigoso por, ao vazar, não ter cheiro e ser altamente tóxico. Portanto, nesse contexto, feche todas as portas de cômodos à noite, antes de se deitar, bem como quando for sair de casa ou em caso de incêndio.
Porque não se pode dormir com os pés para a porta?
Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte. Voltando ao feng shui, os especialistas nesta prática de bem estar acreditam, também, que ter a cama nesta posição é desfavorável à circulação de energias.
Mas, pesquisadores da UEPa (Universidade do Estado do Pará) contradizem e alegam que pacientes que mantêm o hábito de dormir em rede têm menor prevalência de dores nas costas do que quem prefere as camas.
Qual a melhor forma de dormir para não prejudicar a coluna?
“O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.
Dormir para o lado direito agrava o refluxo gastroesofágico; pessoas com insuficiência cardíaca devem evitar deitar-se para o lado esquerdo. É a posição para dormir mais habitual, facilita a respiração, evita o ressonar (ou suaviza, pelo menos), mas não serve a todos.
E, apesar de não ser consenso, alguns pesquisadores acreditam que o corpo curvado na rede possa gerar dores musculares, na coluna e sobrecarga em quadris e lombar. Já o sofá-cama, para dormir uma noite ou outra, pode não trazer nenhuma consequência, mas para dormir continuamente não é indicado.
Pessoas mais sensíveis ao frio também devem pensar duas vezes antes de dormir no chão. Como costuma ser mais gelado, pode atrapalhar a noite de descanso.