Pessoas com histórico de reações alérgicas ao atenolol ou a outros betabloqueadores não devem usar este medicamento. O atenolol é contraindicado para pacientes com hipotensão (pressão arterial baixa) e bradicardia (batimentos cardíacos lentos): pois pode agravar a condição e elevar o risco de bloqueio cardíaco.
Podem ocorrer as seguintes reações adversas com o uso de atenolol: Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): bradicardia (batimentos lentos do coração), mãos e pés frios, alterações gastrointestinais, depressão, embolia pulmonar e fadiga (cansaço).
Você não deve utilizar este medicamento nas seguintes situações: Conhecida hipersensibilidade (alergia) ao atenolol ou a qualquer um dos componentes da fórmula. Bradicardia (batimentos lentos do coração). Choque cardiogênico (comprometimento importante da função do coração em bombear sangue aos tecidos).
Embora contraindicado em distúrbios graves da circulação arterial periférica, Atenolol também pode agravar distúrbios menos graves da circulação arterial periférica. Atenolol deve ser administrado com cautela em pacientes com bloqueio cardíaco de primeiro grau, devido ao seu efeito negativo sobre o tempo de condução.
Jamais tome o fármaco por conta própria, pois a automedicação é perigosa à saúde. Parar de tomar atenolol por conta própria também é arriscado, pois pode desencadear efeito rebote. Nesse contexto, arritmias (alterações na frequência cardíaca), dor no peito e picos de pressão podem reaparecer com mais intensidade.
ATENOLOL - Para que serve, como usar e efeitos colaterais
Quem tem pressão normal pode tomar atenolol?
O atenolol é contraindicado para pacientes com hipotensão (pressão arterial baixa) e bradicardia (batimentos cardíacos lentos): pois pode agravar a condição e elevar o risco de bloqueio cardíaco.
Infarto do miocárdio: a dose normalmente recomendada após o infarto agudo é de 100 mg de atenolol por dia, em dose única, de forma a prevenir a ocorrência de outro infarto.
O atenolol não é um medicamento indicado para tratar ansiedade. Sua principal indicação é tratar hipertensão arterial e arritmias. A ansiedade pode ser um problema quando é muito frequente ou muito intensa, atrapalhando a vida.
Depois que eu estou tomando o Atenolol estou me sentindo mais cansada e com sono é normal? O atelolol é uma substância beta-bloqueadora, ou seja, ele inibe nosso sistema simpático, responsável por nosso reação de luta ou fulga.
Entre os medicamentos similares, pode-se citar o Ablok. Além destas opções, é possível também encontrar o fármaco em sua versão genérica. Leia a bula e consulte um médico antes de utilizar o produto.
O aumento da frequência urinária não é um efeito colateral comum do atenolol, mas pode ocorrer em alguns casos individuais. O atenolol é um medicamento betabloqueador usado principalmente para tratar a pressão alta, doenças cardíacas e enxaqueca.
Algumas dicas são: Tente manter o controle da respiração, soprando o ar vagarosamente por 5 vezes. Beba um copo de água gelada ou coloque uma compressa de gelo na cabeça. Fique em pé e dobre o tronco em direção às pernas, controlando a respiração.
Um ponto que ajuda a diferenciar bem as duas condições é que, nos quadros de arritmia, a taquicardia inicia de forma súbita e quando se normaliza é súbito também. Já nos casos de ansiedade, o paciente costuma sentir uma sensação crescente de palpitação, que também demora a se normalizar.
Qual chá é bom para baixar os batimentos cardíacos?
Feito de uma flor que se assemelha muito à margarida, o chá de camomila é o queridinho quando se fala em bebida para relaxar. Suas propriedades calmantes ajudam a promover o bem-estar e a reduzir o estresse e a ansiedade, fatores que contribuem para a aceleração do coração.
O atenolol, primariamente, é uma medicação antihipertensiva. Porém, pelo seu mecanismo de ação, ela pode diminuir os tremores, o "suador" e a sensação de palpitação/coração acelerado. É uma medicação que pode ajudar então a combater alguns sintomas da ansiedade.
O atenolol não causa depressão. A depressão é uma doença multifatorial: tem fatores genéticos, fatores relacionados ao trabalho, a dinamica do lar e eventualmente (e mais raramente) como consequencia a uso de medicações. Vale a pena consultar um profissional de saúde mental - psicologo ou psiquiatra.
Não tenho atenalol de 50 posso tomar dois de 25mg? Olá, tudo bem? Você pode tomar 2 comprimidos de atenolol 25mg caso não tenha o comprimido de 50mg. Espero que tenha ajudado.
Não há contra-indicação formal absoluta ao uso de Atenolol com a ingestão de bebida alcoólica. Porém, a ingestão concomitante deve ser evitada, já que o Atenolol é minimamente metabolizado pelo fígado (cerca de 10% da dose), podendo sobrecarregá-lo ainda mais.
O selozok e o atenolol são medicações da mesma família, os beta-bloqueadores. Essa classe de medicação pode ser utilizada para hipertensão, quadros anginosos, arritmias e insuficiência cardíaca. Mesmo sendo da mesma classe, o atenolol e o selozok tem indicações distintas, além de especificidade e potências diferentes.