Quando há um sujeito no singular que se refere a coisas (não a pessoas) e um predicativo do sujeito no plural, a concordância é feita com o predicativo do sujeito: Que sua vida sejam só alegrias. Meu dia são só confusões.
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde.
A resposta depende também da situação psicológica de quem responde: assim, se a pessoa tiver em mente o pronome isto, dirá: «Isto são nove reais». Mas, se tiver em mente a forma verbal é, a resposta será: «É nove reais». Ambas as respostas estão certas.
O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.
* Quando nos referirmos à ideia de tempo, ele poderá ir para o plural ou ficar no singular. Vamos conferir? Hoje são vinte, ou seja, não apenas um dia, mas sim vinte.
A palavra só, em Português, pode ser usada como adjectivo, com o significado de sozinho, solitário, isolado, afastado. É o que significa na sua frase «eu vou só». Também se emprega como advérbio, com o sentido de apenas, somente: «ele só estuda Português».
Correto: já são 3 horas. Comentário: normalmente, os verbos que definem as horas e os demais tempos variam sempre. Exemplos: – são, agora, 10 horas, num dia ensolarado. – já são 09 horas da manhã.
e) Se houver dois pronomes pessoais, o verbo SER concorda com o primeiro: “Eu não SOU você.” “Ele não É eu.” “Nós não SOMOS vocês.” f) Nas frases interrogativas, o verbo SER concorda com o predicativo: “Quem SÃO os convocados?” “Quem FORAM os responsáveis?” “Que SÃO seis meses?”
Em “Hoje é (dia) sete de agosto”, o numeral “sete” nomeia o dia, por isso o verbo fica no singular. Tal como fazemos na frase “Hoje é dia sete de agosto”. Por outro lado, em “Hoje são sete (dias) de agosto”, o numeral “sete” cumpre papel diferente, visto que quantifica os dias do mês de agosto.
O verbo da frase/oração apresentada («são») está correctíssimo, porque concorda com o sujeito, que também está no plural: 2 de Março. E mais vejamos: «Hoje são 2 de Março» = «Hoje existem 2 dias de Março».
As expressões de quantidade, medida, peso, valor, tempo — como é muito, é pouco, é suficiente, é caro, é barato — são invariáveis. Pretensiosas, não ligam para o sujeito. Com elas, só o singular: Dois mil reais é muito. Vinte quilos é suficiente.
SO antes de um adjetivo significa TÃO: 🇺🇸 It's SO hot. 🇧🇷 Está TÃO quente. . 🇺🇸 He's SO tall. 🇧🇷 Ele é TÃO alto. . TOO significa DEMAIS (para expressar algo exagerado, e normalmente negativo) 🇺🇸 The kids have too much energy.