A bromélia é uma planta muito atrativa para os mosquitos, visto que possuem folhas largas e cálice profundo, que levam à acumulação de água nas suas reentrâncias.
As plantas podem ser aromáticas, condimentares e medicinais, tais como: salsa, cravo de defunto, cebolinha, cebola, coentro, alho, alho-porró, salsão, louro, hortelã-pimenta, arruda, camomila, manjericão e orégano. Essas plantas podem ser usadas em consórcio, na rotação de culturas ou ainda como extratos.
Cheiro é o que espanta. Alguns odores funcionam como repelentes de insetos e você pode usá-los a seu favor se não quiser receber essas visitas indesejadas. Citronela é o mais conhecido deles, mas também pó de café, manjericão, capim-santo, limão e cravo funcionam superbem.
“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.
Os mosquitos da dengue se reproduzem em locais com água limpa e parada que pode estar em pneus, calhas, caixas-d'água, garrafas, baldes, tambores e tantos outros materiais capazes de acumular água da chuva, inclusive plantas como as bromélias.
Bromélia. A bromélia é uma planta muito atrativa para os mosquitos, visto que possuem folhas largas e cálice profundo, que levam à acumulação de água nas suas reentrâncias. Isto propicia o ambiente perfeito para o mosquito procriar.
As pessoas que tem sangue do tipo O, positivo ou negativo, chamam mais a atenção dos bichinhos voadores do que os tipos A, B e AB. O A é o menos atraente entre eles. Ainda assim, o caso requer mais estudos científicos para que a tese seja validada na comunidade científica.
Os mosquitos foram mais atraídos pelos ácidos carboxílicos do ar, incluindo o ácido butírico, um composto encontrado em queijos “fedidos” como Limburger. Esses ácidos carboxílicos são produzidos por bactérias na pele humana e geralmente não são perceptíveis para nós.
Consumo de álcool, tipo sanguíneo e suor estão entre os fatores principais de um corpo atrair mais mosquitos que outros. Os mosquitos são atraídos por todas as pessoas, afirma Christopher Potter, professor associado de neurociência na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.
Uma nova pesquisa de cientistas dos Estados Unidos sugere que mosquitos escolhem as vítimas de suas picadas a partir de três fatores: cheiro, visão e, por último, calor.
Segundo Rogério Catharino, os repelentes agem mascarando o odor natural de cada pessoa. Hidratantes também fazem esse papel, embora o cheiro deles dure menos na pele. A essência de citronela, quando presente em produtos dermatológicos, também afasta os mosquitos.
Machos e fêmeas de mosquitos alimentam-se de néctar e seiva de plantas, mas somente as fêmeas precisam do nosso sangue para a produção de ovos. O preto pode emagrecer, mas se você estiver tentando evitar os mosquitos, é melhor optar por roupas de cores claras, uma vez que eles são atraídos para as cores mais escuras.
A umidade é muito atrativa para os insetos. Ela aliada a alta temperatura oferece um ambiente propício para a proliferação de insetos. Por isso, se sua casa for muito úmida, o ideal é que você use desumidificador para ajudar a deixar ambiente mais seco.
O que queimar dentro de casa para espantar os pernilongos?
A vela de citronela é muito conhecida e realmente funciona para espantar tanto pernilongos quanto outros mosquitos. O ideal é acender a vela para espantar os insetos que conseguiram entrar em casa e, depois, fechar tudo para evitar que eles retornem. E você também pode fazer uso da vela de essência de laranja caseira.
Para eliminar pernilongos, adote medidas simples. Evite água parada, instale telas em janelas e portas. Use repelentes elétricos ou de tomada, velas de citronela ou armadilhas com vinagre de maçã e detergente.
Alguns estudos anteriores evidenciaram que as vítimas são escolhidas pelo seu cheiro, que odores exalados pelo organismo são rastreados no ar pelos animais, cujas antenas funcionam como nariz. As novas pesquisas sugerem que a composição ácida da sua pele pode ser o fator decisivo na escolha de um mosquito.
Quantas vezes podemos ser picados por um mesmo pernilongo? Várias. Se você se movimentou durante a picada, o pernilongo-fêmea pode não ter conseguido sugar todo o sangue que necessita e voltará a te picar.
O estudo da Universidade de Washington (EUA) — publicado na revista científica Nature Communications em 4 de fevereiro (e que você pode ler neste link) — indica que as cores vermelho, laranja, preto e ciano são as mais atraentes para os mosquitos. Já verde, roxo, azul e branco tendem a ser ignorados pelos animais.
Inicialmente o mosquito apresentava uma preferência pelo sangue tipo O, devido ao mosquito ser de origem Indiana e neste país, este tipo sanguíneo predominava. Com a dispersão do mosquito pelo mundo a sua predileção pelo tipo O não permaneceu porque ele se adaptou aos tipos sanguíneos disponíveis.
O que acontece com o sangue que o pernilongo suga?
Quando um pernilongo pica, ele perfura a pele usando uma peça bucal especial (proboscis) para sugar o sangue. Como o pernilongo está se alimentando de seu sangue, ele injeta saliva em sua pele, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.
Entre os possíveis predadores de larvas de mosquitos encontram-se representantes dos principais grupos zoológicos, como celenterados, anelídeos, platielmintos, custáceos, anfíbios, peixes, répteis e até aves, além de algumas ordens de insetos, como Odonata, Hemiptera, Coleoptera e mesmo Diptera.
As mais conhecidas são a citronela, a lavanda, o manjericão, a erva-cidreira, a cânfora, a hortelã e o crisântemo. Além de úteis e belas, algumas são excepcionalmente eficientes para afastar mosquitos, pernilongos, formigas, pulgas, carrapatos e até baratas.
Citronela. A citronela é uma planta repelente de insetos muito conhecida pelo cheiro característico e pela facilidade de plantio. Os poderes são tão famosos, que muitos cosméticos utilizam o óleo essencial dela na preparação de loções. Cuidar dessa planta em casa é muito fácil, pois ela não requer tanta atenção.