As duas formas estão corretas, mas suar, com a letra u, indica o ato de transpirar, ou, no sentido figurado, se esforçar para conseguir algo. Já o termo soar, com a vogal o, é o ato de emitir algum tipo de som.
Então, qual é o significado de cada um deles? O verbo soar vem do substantivo som, e significa o ato de emitir algo — seja uma informação, seja qualquer outro som. Ainda, ele pode ser utilizado como sinônimo de parecer. Já o termo suar se refere ao ato de transpirar, isto é, liberar o suor pelos poros da cútis.
Já “suar” se refere ao ato de transpirar, ou seja, eliminar suor pelos poros da pele. No sentido figurado, também é sinônimo de trabalhar duro, muito empenho ou esforçar-se para conseguir algo. Passei o dia na academia e suei muito. Com esse calor é difícil não soar.
Então no presente do indicativo teremos, eu sou, tu soas, ele soa, nós soamos, vós soais eles soam, EU soei, tu soaste, ele soou, nós soamos, vós soastes. eles soaram. E no futuro do presente eu soarei, tu soarás, ele soará, nós soaremos, vós soareis, eles soarão.
PERDEMOS MAIS GORDURA QUANDO ESTAMOS SOANDO? SE NÃO SOAR NÃO QUEIMA GORDURA? | Balestrin Cariani
É suei ou soei?
Se ele quis dizer que transpirou e saiu muito suado da aula naquele dia, ele deveria falar “eu suei muito na educação física hoje”. Dica: Para não se esquecer mais, muita atenção: todas as vezes que vocês ficarem em dúvida de qual é o modo correto de conjugar o verbo suar, lembrem-se: quem soa é sino.
A sudorese excessiva, em geral, não tem uma causa clara, mas às vezes, é causada por infecções, problemas metabólicos ou câncer. A pele que está sempre molhada pode se tornar avermelhada e inflamada ou pálida, enrugada e rachada, podendo desenvolver um odor fétido.
c) com complemento preposicional introduzido pela preposição a: «essas palavras soaram(-me) a adulação»; d) com um complemento que indica lugar: «essas palavras ainda (me) soam no/ao ouvido». Soar pode ainda seleccionar um complemento que corresponde a um experienciador (a pessoa a quem soa), excepto em (a).
O suor frio é uma resposta do corpo com o objetivo de proteger o organismo em situações perigosas ou nos casos em há uma diminuição da quantidade de oxigênio circulando no sangue, podendo ser notado o suor frio em caso de hipoglicemia, hipotensão, ansiedade, hipóxia, infecção generalizada e choque.
Quando a temperatura do corpo aumenta, microrganismos invasores, como vírus e bactérias, têm dificuldade para continuar se multiplicando e morrem. Depois de combater esses microrganismos, o corpo precisa voltar para sua temperatura normal e, para isso, o suor é a forma mais eficaz2.
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"
— Os suores noturnos são um sintoma estranho, porque na maioria das vezes são inofensivos, mas de vez em quando não são, então certamente é algo que sempre levamos a sério — afirma Kate Rowland, professora associada de medicina familiar na Rush University Medical College, em Chicago.
Ele soa ou Ele sua? Soa vem do verbo soar e significa produzir som: O alarme soa a cada 40 minutos. Já sua significa transpirar, vem do verbo suar e mantém a vogal da raiz por toda a sua conjugação (suo, suas, sua, suamos, suais, suam): Ele sua muito quando fica nervoso.
Mas a verdade é que ao suar você só perde água e sais minerais. É possível até ver uma diminuição no peso, mas as gordurinhas estão intactas e é só você se reidratar para o efeito passar.
Suar é um sinal de que o corpo está trabalhando para manter uma temperatura saudável. Em condições normais, fica em torno de 36,5°C, podendo variar ao longo do dia. Na hora do treino, provavelmente irá subir um pouco, mas sem passar muito de 37°C[3,4].
Feixe de penas ornamentais, geralmente longas e pontiagudas, no topo da cabeça de certas aves, como as garças, os grous ou os pavões, em especial no período reprodutivo.
Embora tenha uma sonoridade meio estranha, o certo é dizer “eu suo”, mantendo a vogal U de sua raiz. “Eu soo” ou “eu souo” não devem ser usados, nesse caso. (“Eu soo”, aliás, existe na língua portuguesa, mas diz respeito a outro verbo: “soar”.)