Uma molécula é um conjunto de átomos ligados quimicamente, formando a menor unidade de uma substância que mantém suas propriedades químicas. Exemplos incluem a água (H2O), composta por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, e o dióxido de carbono (CO2), com um átomo de carbono e dois de oxigênio.
Todas as moléculas são formadas por elementos não metálicos, isto é, incluem somente o hidrogênio, os ametais e os semimetais. Mas esses elementos podem formar também substâncias que se apresentam somente no estado sólido e que possuem propriedades muito distintas às das moléculas. Estas são as macromoléculas.
A molécula é formada por um grupamento de dois ou mais átomos, unidos por ligações covalentes. Ela ainda apresenta duas características básicas: estabilidade (ligações difíceis de serem desfeitas) e neutralidade elétrica (mesmo número de prótons e elétrons).
Uma molécula é um grupo de átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. Veja alguns exemplos: H2O – molécula formada por dois elementos diferentes (dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio); Cl2 – molécula formada por apenas um único elemento químico (dois átomos de Cloro).
Assim como os átomos que constituem as moléculas, elas também são minúsculas, tanto que há 602 200 000 000 000 000 000 000 moléculas em apenas 18 g de água. Podemos escrever esse número de uma forma mais simples: 6,022 .
Pesquisadores do Observatório de Leiden, na Holanda, usando o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), no Chile, detectaram éter dimetil em torno da jovem estrela Oph-IRS 48. Com nove átomos, essa é a maior molécula já identificada em um disco formador de planetas até o momento.
Moléculas são estruturas eletricamente neutras, ou seja, não há perda nem ganho de elétrons, mas sim o compartilhamento de pares eletrônicos entre dois átomos. Cada par eletrônico é constituído por um elétron de cada átomo envolvido na ligação e pertencente, simultaneamente, aos dois elementos.
Uma molécula pode ser classificada quanto ao número de átomos presentes, quanto à geometria e quanto à polaridade. Uma molécula pode ser representada graficamente por uma fórmula molecular, a qual contém o número de átomos presentes na molécula.
Todas as células e funções dos nossos órgãos dependem desta molécula, sem ela dificilmente sobrevivíamos mais do que dois dias. São estes dois átomos de hidrogénio enlaçados em um átomo de oxigénio que nos mantêm vivos. O H2O existe dentro de todos nós.
No corpo humano, os átomos mais abundantes, que constituem a maioria das moléculas biológicas (proteínas, carboidratos, lipídeos e ácidos nucleicos), são o carbono, o oxigênio, o nitrogênio, o hidrogênio e o fósforo.
A fórmula molecular corresponde à quantidade de átomos de cada elemento em uma molécula. Ouça o texto abaixo! Fórmula Molecular é a combinação de símbolos químicos e índices que expressam os números reais dos átomos de cada elemento presente em uma molécula.
As biomoléculas mais importantes são os carboidratos, as proteínas e os lipídeos. Segue descrição sobre cada uma: Carboidratos: componentes essenciais para sobreviver, e muito abundante na natureza.
Moléculas grandes, como as de glicose (açúcar) ou as dos aminoácidos que formam nosso DNA, têm cerca de 1nm de comprimento. Um décimo de nanômetro é chamado de angstrom (Å). O tamanho de moléculas pequenas como a molécula de água (H2O) é da ordem de uns poucos angstrons.
Segundo a REPCV a forma total da molécula é produto das repulsões das nuvens eletrónicas dos pares de eletrões de valência (compartilhados ou não). As nuvens eletrónicas em torno do átomo central orientam-se no espaço de modo a minimizar as repulsões entre elas, que podem ser: Forças repulsivas entre pares ligantes.
Os arranjos entre moléculas formam substâncias moleculares ou compostos moleculares. Essas substâncias se encontram à temperatura ambiente nos três estados físicos: sólido, líquido e gasoso.
Mol é uma palavra que vem do latim “mole”, que significa “porção”, “monte”, “amontoado”, “quantidade”. Essa quantidade tem sempre 6,02x10²³ unidade, que pode ser arredondando para 6x10²³. A unidade de mol se refere ao número de moléculas, íons e átomos, segundo os químicos.
A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo assim, para obtermos a massa molecular e a massa fórmula, devemos somar as massas de todos os átomos contidos na fórmula das substâncias.