Há bons motivos para se comer alface, pois é uma fonte de vitamina A, vitamina C, vitamina B3 e de minerais como o cálcio, o ferro e o fósforo, além de ser rica em fibras. Para muitas pessoas, comer alface dá sono. Já se conhece a substância responsável por isso: a lactucina, que é encontrada, principalmente, no talo.
A alface é indicada ainda para quem sofre de insônia, pois seu teor de lactucarium ajuda a induzir ao relaxamento e ao sono. As suas folhas são ricas em vitamina A, que ajuda a reduzir o risco de câncer de boca e câncer de pulmão.
1) Alface. Muito utilizada pelos egípcios para ter uma noite de sono tranquila, a alface contém lactuário, uma substância com poderoso efeito sedativo. “Chega a ser semelhante ao ópio”, diz Wendy Green, em seu livro “50 coisas que você pode fazer para combater a insônia” (Ed. Larousse).
O chá de alface serve para ajudar as pessoas a dormirem melhor por conta de seu efeito relaxante e sedativo, sendo altamente indicado para quem sofre com ansiedade e estresse. Uma xícara de chá de alface antes de dormir pode ser um grande aliado no combate da insônia.
“Adicionar folhas verdes escuras como espinafre e couve ao jantar pode ser uma grande vantagem, pois elas contêm magnésio e potássio. Esses nutrientes podem contribuir positivamente com o sono”, explica a nutricionista Marilia Zagato.
Para muitas pessoas, comer alface dá sono. Já se conhece a substância responsável por isso: a lactucina, que é encontrada, principalmente, no talo. Essa arma natural contra o estresse e a insônia já vem sendo estudada para virar um medicamento.
O talo do alface é rico em uma substância denominada de lactucina. Essa substância atua no organismo como um calmante, o que é excelente para nos ajudar a combater as insônias. Basta colocar água a ferver, e deixar os talos das alfaces entre cinco a dez minutos em infusão na água, coar e beber.
Ter uma dieta rica em potássio ajuda a baixar a pressão arterial e o nutriente é encontrado na alface. O potássio ajuda a diminuir os efeitos do sódio e a dilatar os vasos sanguíneos. Além disso, o alimento possui nitrato que durante a digestão é convertido em óxido nítrico.
Para obter todos os benefícios da alface citados anteriormente, é indicado comer pelo menos 4 folhas de alface por dia, preferencialmente com 1 colher de azeite de oliva, pois assim é possível aumentar seu poder antioxidante, além de também fazer parte de uma alimentação equilibrada e saudável.
É rica também em zinco, cobre, enxofre, silício, ácido fólico e clorofila. O seu consumo auxilia no funcionamento da visão, no processo de cicatrização, no combate de infecções, além de fortalecer ossos e dentes. Também funciona como calmante, combate a insônia e tem efeito diurético e laxante.
Assim como existem as melhores frutas para comer à noite, também existem aquelas que não são recomendadas para a ingestão no período noturno. “O ideal é evitar frutas que carregam muita frutose, como o mamão e a manga, por exemplo”, sugere a nutricionista.
Além de ser uma boa fonte de vitamina K, a alface-romana possui propriedades desintoxicantes que beneficiam o fígado. Por ser composta principalmente de água, é uma ótima opção para ajudar na hidratação do corpo, especialmente em dias quentes.
Maracujá: rico em flavonoides, que é um dos principais coadjuvantes no processo de relaxamento para dormir; Maçã: cheia de magnésio, que também pode ser uma ótima opção para o relaxamento que antecede ao sono; Ameixa, abacaxi e abacate: também são frutas ricas em triptofano, que auxilia no relaxamento.
“A alface e a erva cidreira também são consideradas calmantes e, portanto, grandes amigas de uma dieta com foco na redução da pressão alta”, disse Roberta Sanches. Modo de preparo: lave e higienize a alface. Com a água e a erva cidreira lavada, faça um chá bem forte e deixe esfriar.
3. Folhas verde-escuras. Couve, espinafre, rúcula, agrião e acelga: essas são as principais folhas verde-escuras que ajudam a baixar a pressão. Elas são cheias de vitaminas, como a A, K e todo o complexo B, que contribuem com a boa circulação do sangue.
Se as folhas da alface ajudam no controle de peso corporal, para diminuir a ansiedade o segredo está nos talos. “Isso ocorre porque o talo da alface possui lactucina, substância que tem efeito calmante.
Esse antioxidante é muito poderoso. Afinal, ajuda a evitar doenças cardiovasculares, além de prevenir alguns tipos de câncer. O tomate é ainda uma ótima fonte de vitaminas A, C e E. Já a alface não deixa a desejar.
🙆🏼♀️Quando a alface é servida a folha inteira, não é correto cortar em pedaços para comer. 🤩O correto é manusear os talheres, formando “trouxinhas” da alface e levar a boca.
Como fazer chá de alface para baixar a pressão arterial?
Em uma panela, coloque a água, as folhas de alface picadas e as de camomila (opcional). Leve ao fogo médio até ferver. Quando começar a borbulhar, espere 2 minutos. Em seguida, apague o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por mais 10 minutos.
Nessa lista de alimentos que o tubo digestivo não consegue digerir, também encontramos a casca do feijão, folhas verdes – como alface e couve –, cenoura e alguns tipos de nozes e castanhas. Esses alimentos têm em comum a presença da celulose e, por isso são alimentos não digeridos nas fezes.
"Nada deve ser consumido indiscriminadamente. Nem mesmo alface! Além de ser calmante, vejo muita gente começar a fazer dieta e se jogar na alface. Rica em manganês, ela pode prejudicar o funcionamento da tireoide se for ingerida em demasia, atrapalhando o processo de emagrecimento.