A fabricante brasileira de cosméticos Natura confirmou, em comunicado ao mercado, a compra da concorrente norte-americana Avon por aproximadamente US$ 3,7 bilhões (cerca de R$ 15 bilhões), criando um grupo avaliado em US$ 11 bilhões (cerca de R$ 44,5 bilhões).
Em janeiro de 2020, a Natura concluiu a compra da Avon, em um acordo de cerca de US$ 2 bilhões, que criou, na época, o quarto maior grupo de cosméticos e beleza do mundo. A aquisição trouxe, porém, o desafio de recuperar a companhia americana, que vinha em uma trajetória descendente no setor.
A Natura comprou a Avon em 2020 e se tornou o quarto maior grupo de beleza do mundo, com as marcas The Body Shop e Aseop. Desde então, vem se desfazendo de marcas e busca recuperar o valor da Avon.
Medida avaliada vem na esteira das recentes vendas de Aesop e da The Body Shop pela Natura &Co. A empresa de cosméticos e beleza Natura &Co anunciou na noite desta segunda-feira (5) que seu conselho de administração autorizou a diretoria a estudar uma separação das marcas Natura e Avon.
Qual dessas marcas vendo mais? Natura Avon ou Boticário?
Quem vende mais Natura ou Avon?
Natura manteve a primeira colocação pelo oitavo ano consecutivo. O Grupo Boticário ficou em segundo, enquanto a Avon ficou, pela primeira vez, entre as cinco melhores do levantamento, em 5º lugar, subindo duas posições em relação a 2020.
A partir de agora todas as Revendedoras ou Representantes da Beleza Avon e Consultoras Natura serão chamadas de Consultoras da Beleza Natura e Avon e podem escolher vender uma ou ambas as marcas a partir de um único cadastro.
A Natura ocupa o 6º lugar do mundo entre as maiores companhias, com um faturamento anual de US$ 3,67 bilhões. A novidade foi a presença de O Boticário, estreante na lista, que apareceu na 17ª colocação, com US$ 1,23 bilhões em faturamento anual.
Nos últimos anos, a empresa brasileira comprou a operação internacional da Avon e da The Body Shop e ainda trabalha na integração dos negócios. A L'Oréal é uma das marcas mais tradicionais do segmento de beleza do mundo.
Voltada a mulheres que trabalham ou empreendem, a Eudora se tornou a marca do Grupo Boticário que mais cresce. Com um faturamento de 1 bilhão de reais em 2018, a Eudora é um case do poder da tradicional venda direta. Parte desse sucesso, vem da reformulação de sua imagem que vem sendo feita desde o lançamento, em 2010.
Hoje o grupo possui as marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse Berenice, Beauty Box, Muti, Vult, OUI, MOOZ, Dr JONES, Beleza na Web e Truss. A partir dessa nova configuração, passamos a atuar em vários canais: venda direta, lojas multimarcas, comércio eletrônico, market place e outros.
A compra da Avon pela Natura ocorre após a aquisição de outras duas marcas estrangeiras: a britânica The Body Shop e a australiana Aesop, como parte do projeto de internacionalização da companhia, iniciado em 1982 pelo mercado chileno e depois expandido para toda a América Latina, parte da Europa e EUA.
Antônio Luiz Seabra e religião são dois assuntos que também ganham o noticiário. Sua crença espírita também é um dos fatores pelos direcionamentos da empresa.
Forbes Brasil | Antônio Luiz Seabra é o fundador da multinacional brasileira Natura. Formado em Economia, ele começou a trabalhar aos 15 anos. Aos 27… Instagram.
Num ano difícil para o varejo, o Grupo Boticário foi na contramão, com uma alta de 30,5% nas vendas, para R$ 30,8 bilhões – encostando na Natura &Co, que faturou R$ 34,7 bilhões no ano passado. Os dados não são exatamente comparáveis.
A Aesop foi adquirida pela Natura em 2013, seguida pela compra da fabricante de cosméticos The Body Shop, em 2017. Já em 2019 foi feito acordo para a compra da Avon. Essas medidas aumentaram a alavancagem financeira da companhia, o que levou a Natura fazer em 2020 dois aumentos de capital, totalizando R$ 8 bilhões.
Boticário era a denominação dos farmacêuticos de antigamente. Denominação escolhida por seu fundador, Miguel Krigsner, para uma pequena farmácia de manipulação. Nasceu em 1977, oito anos depois da Natura, para dar vazão aos milhares de frascos que Miguel comprou de Silvio Santos...
Sua história teve início em 1886 quando David McConnell iniciou a Califórnia Perfume Company, em Manhattan, Nova York. O nome Avon, pelo qual ficaria mundialmente conhecida, só surgiu em 1939, inspirado na cidade natal do escritor William Shakespeare, Stratford-upon-Avon. No Brasil ela só apareceu em 1958.
Natura &Co ocupará posições de liderança na venda por relações, on-line e off-line, tanto por meio da Avon como da Natura, com mais de 6,3 milhões de Consultoras e Revendedoras.
A empresa, que é uma subsidiária não operacional da brasileira Natura, vendeu seus ativos nos EUA em 2016 e hoje detém a marca Avon fora do mercado americano.
Em maio de 2019 a Natura anunciou que fechou negócio para a compra da totalidade dos negócios da Avon, numa operação realizada por meio da troca de ações das duas empresas. A transação foi concluída em janeiro de 2020, com um valor de mercado das duas companhias unidas estimado em US$ 11 bilhões.
Referente à sua manifestação, com a unificação das marcas Natura e Avon, as clientes podem escolher entre a Natura, a Avon ou ambas as marcas. Mas, lembre-se: com as duas marcas juntas, vocês Consultoras terão mais produtos para conquistar mais clientes e os pedidos de ambas contam para o mesmo Planos de Crescimento.
A Natura se posicionaria como uma empresa líder em beleza pautada pela sustentabilidade. Já a Avon opera um negócio diversificado geograficamente e com herança de inovação em beleza e cuidados pessoais. O propósito da empresa é o de criar beleza em um mundo melhor para as mulheres.