Cerveja não dá barriga. Segundo Andrea, estudos mostraram que o que engorda não é a cerveja em si, mas sim o seu consumo em excesso ou o consumo exagerado de alimentos gordurosos como acompanhamento, os famosos tira-gostos, que são frequentemente combinados com a bebida.
Isso porque o álcool é priorizado pelo fígado no processo de limpeza corporal, fazendo o organismo acumular gordura. Além disso, a cerveja é uma bebida com alto teor calórico — um copo pode ter pelo menos 150 gramas. Por isso, beber cerveja em grandes quantidades gera um aumento considerável da gordura visceral.
Uma cerveja do estilo IPA, por exemplo, que apresente 6,5% vai engordar mais que uma cerveja regular de 5% porque contém mais álcool. Assim como uma cerveja de trigo, que tem mais proteínas, tem mais calorias que uma cerveja regular.
Se você não tem problemas de saúde (gordura no fígado, colesterol, glicemia ou insulina alterados) e faz questão de tomar um drinque ou um chope, a nutricionista recomenda o consumo de, no máximo, duas doses de 10 g de álcool, duas vezes por semana.
Toda Cerveja Engorda? E a Artesanal? E a Light? Diferenças, Cuidados e Dicas
Quantas cervejas para ganhar 1 kg?
Mas quantas cervejas são, de fato, necessárias para que você ganhe um quilo de gordura. A resposta vem com a nutricionista Mariana Duailibi: é preciso beber a impressionante quantia de 56 garrafas de 330ml para que seu corpo ganhe essa quantidade de gordura.
Bebida alcoólica e emagrecimento: 1g de álcool tem 7Kcal; 01 latinha de cerveja tem mais calorias do que 100g de arroz cozido; 1/2 garrafa de vinho tem as calorias de um lanche do Fast Food.
“A tabela nos mostra que, embora a Heineken seja menos calórica que algumas marcas de cerveja, ela também é mais calórica do que outras. Portanto, pelo menos a partir do ponto de vista das calorias, a cerveja Heineken engorda tanto quanto as outras marcas”.
Agora, pensando em que o consumo será feito, geralmente as cervejas puro malte costumam ser uma opção melhor para quem está numa dieta para perda de peso . Isso porque elas normalmente possuem menos calorias, já que não há trigo e seus derivados em sua composição.
A revista Men's Health revela que a disputa entre essas duas opções se desenrola assim: cada 100 gramas de vinho carrega em média 78 calorias, mais do que o dobro da cerveja, que se limita a 33 calorias por cada 100 gramas.
A partir da terceira semana sem consumir a substância, o órgão começa a se regenerar, reduzindo a inflamação. A pessoa também pode perder peso, sobretudo na cintura, uma vez que as bebidas alcoólicas são altamente calóricas.
Por isso, é necessário seguir uma dieta diurética, indicada para aqueles que exageraram no consumo de produtos industrializados e de bebidas alcoólicas, para diminuir a retenção de líquidos e eliminar toxinas. A recomendação é apostar em frutas e verduras, incluindo alimentos como couve, pepino, melancia e gengibre.
De acordo com o médico nutrólogo Dr Ronan Araujo, em termos calóricos, sim. “Uma long neck de 300ml de cerveja, por exemplo, equivale a um pão de 50 gramas [1 unidade de pão francês]”, diz. Isso representa entre 140 e 150 calorias.
O consumo de cerveja para quem deseja emagrecer não é a melhor opção, mas também não é contraindicado. O ideal é consumir bebidas alcoólicas com moderação e, claro, evitá-las sempre que possível. Afinal, a perda de peso de forma saudável é sempre a melhor aposta.
Segundo Renata Branco, a ingestão de álcool causa um desequilíbrio na microbiota intestinal, aumentando o inchaço abdominal. “Essa mistura de álcool, carboidrato e petiscos gordurosos sobrecarrega o fígado, fazendo com o órgão trabalhe mais para eliminar essas toxinas e a gordura”, alerta a especialista.
Afinal, cerveja Heineken tem açúcar ou não? Segundo seus fabricantes, a receita da cerveja Heineken é totalmente livre de açúcares e de baixo estímulo insulínico. O fato de não conter açúcar, não é um motivo que influencie na qualidade da bebida e no seu sabor.
Para permitir o prazer de tomar o líquido em um dia de sol sem se preocupar com a saúde, cervejeiros americanos criaram a “cerveja mais saudável do mundo”. A bebida da marca Big Drop tem apenas 17 calorias por litro, enquanto um litrão tradicional costuma ter cerca de 210.
Cerveja engorda mais que refrigerante? Não! Se consumida com moderação, a cerveja é muito mais saudável que o refrigerante. O refrigerante é uma bebida altamente calórica, possuindo o equivalente a 140 calorias e cerca de 37 gramas de carboidratos em uma latinha de 350 ml.
Não existe cerveja que não engorda, mas existe cerveja que engorda muito e cerveja que engorda menos. O segredo é saber escolher qual beber com base nos ingredientes. O mercado de cervejas é muito diversificado e é possível escolher qual bebida consumir com base em qual resultado você quer ter após a ingestão dela.
E o primeiro lugar vai para a Campinas IPA Zero, uma cerveja artesanal sem álcool com 68 kcal por 355 ml. Além de ser a cerveja menos calórica desse ranking, já foi diversas vezes premiada em concursos nacionais e internacionais.
O consumo exagerado de álcool pode causar sérios danos ao corpo humano e ser um grande vilão na hora de ter resultados da dieta e musculação. A bebida pode causar muito inchaço, perda de massa magra e ganho de peso. Mariana Roriz expôs que para uma pessoa engordar 1 kg com cerveja é preciso beber 45 latinhas.
Quem nunca ouviu falar que a cerveja é considerada um pãozinho líquido? Do ponto de vista calórico, de fato, uma latinha e um pão têm calorias equivalentes —aproximadamente 145/150 calorias— e a comparação é muito usada por nutricionistas, especialmente para os pacientes que estão gerenciando o peso.
O pão em si não engorda. Porém, como qualquer outro alimento calórico, pode auxiliar no ganho de peso de consumido em demasia. Ou seja, se ingerido com moderação e sem muita gordura adicionada.