O famoso quadro “Mona Lisa”, de Leonardo da Vinci, teve como inspiração um homem, de acordo com pesquisadores italianos especialistas em esclarecer mistérios artísticos. As informações foram divulgadas nessa quarta-feira (2). Porém, especialistas do Museu do Louvre, em Paris, descartam essa afirmação.
A teoria mais aceita é de que a mulher retratada é Lisa del Giocondo, esposa de Francesco del Giocondo, um rico comerciante e figura proeminente da sociedade florentina no começo do século XVI. Acredita-se que a pintura teria sido feita para celebrar o nascimento do segundo filho do casal.
Nascida em 1479, em Florença, Lisa vinha de linhagem nobre, das antigas. Foi casada aos 15 anos de idade com Francesco del Giocondo, um comerciante sem nobreza no sangue. Casar era um bom negócio (até porque o amor ainda não tinha sido inventado).
As especulações sobre a composição da obra são as mais variadas. Para alguns, Leonardo pintou a mulher ideal, ou a sua própria mãe; outros dizem que ela era sua amante ou de um de seus mecenas; os traços andróginos do rosto estimulam teorias de que por trás da identidade da Mona Lisa está um auto-retrato do pintor.
Qual é o segredo por trás do sorriso da Mona Lisa?
As informações são do The Independent . Ao ver Mona Lisa temos a impressão de que ela está sorrindo, mas ao olharmos diretamente para sua boca, o sorriso parece se inclinar para baixo, ou seja, a forma da boca pode mudar dependendo do ângulo e distância em que é visto.
Segredos sombrios da Mona Lisa que você nunca vai parar de comentar
Quem foi o pai da Mona Lisa?
Tinham uma vida confortável mas não eram ricos, vivendo de rendimentos agrícolas. Lisa Gherardini era filha de Antonmaria di Noldo Gherardini e Lucrezia del Caccia (terceira esposa com quem se casou em 1476).
A Gioconda, então conhecida como Lisa Gherardini, a modelo que posou para Leonardo Da Vinci dando origem ao célebre retrato exposto hoje no Museu do Louvre, em Paris, era a mulher do comerciante florentino Francesco Del Giocondo. Ela teria morrido em 15 de julho de 1542, aos 63 anos.
Lisa Gherardini, a mulher que serviu de modelo a Leonardo da Vinci para pintar «Mona Lisa», o famoso quadro em exposição no Museu do Louvre, morreu a 15 de Julho de 1542, aos 63 anos, e está sepultada no convento de Santa Úrsula em Florença, informa a agência Lusa.
Mona Lisa ("Senhora Lisa") também conhecida como A Gioconda (em italiano: La Gioconda, "a sorridente"; em francês, La Joconde) ou ainda Mona Lisa del Giocondo ("Senhora Lisa esposa de Giocondo") é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.
A Mona Lisa, também conhecida como La Gioconda, foi roubada apenas uma vez em sua história. O roubo ocorreu em 21 de agosto de 1911, no Museu do Louvre, em Paris, onde a pintura estava em exibição.
Especialistas estimam o valor de mercado da obra em US$ 2,5 bilhões, mais de R$ 5,5 bilhões. A venda ajudaria a sanar as precárias finanças públicas do governo do presidente François Hollande, que já pôs à venda diversos prédios públicos e a preciosa coleção de vinhos do palácio Champs Elysées.
A obra de da Vinci fica exposta no Museu do Louvre, localizado em Paris, França. O sucesso desse obra é tão grande que esse museu recebe anualmente milhões de pessoas.
A Gioconda ou a Mona Lisa é um dos retratos mais emblemáticos da história da pintura. Pintada por Leonardo da Vinci no século XVI, entrou nas coleções da corte francesa para depois fazer parte das obras expostas no Museu do Louvre.
A mansão pertenceu à família Del Giocondo, e onde seguramente viveu a Mona Lisa, aquela que será a mulher mais famosa do mundo. Todas as quintas-feiras mostramos uma casa de sonho e hoje abrimos a porta à casa mais cara da Itália, que é uma 'vila' do século XVI de 27 hectares, localizada nas colinas acima de Florença.
A Monalisa teria morrido aos 63 anos no convento de Santa Úrsula, para onde teria se retirado para passar os últimos anos de vida. "Neste convento, Monalisa instalou sua última filha, Marietta, que em seguida decidiu ingressar na ordem religiosa.
A principal hipótese foi pelo tamanho do quadro, que mede 53cm de largura por 77cm de altura. O desaparecimento da obra chamou a atenção do público e se perpetua até hoje, tornando a Mona Lisa uma das obras de arte mais populares do mundo.
... paleta de cores usada ao longo de todo o jogo há um predomínio das matizes do amarelo, sépia, marrom- escuro e verde-escuro. Essas são as mesmas matizes predominantes na pintura de Leonardo da Vinci Mona Lisa, que, na modernidade, foi convertida em símbolo da pintura renascentista.
Você pode não achar tanta graça na obra, mas ela foi um ponto de inflexão dentro da História da Arte. Pelo uso de técnicas inovadoras, de posições e percepções de Leonardo da Vinci quando concebeu a obra. Obras assim quebram paradigmas, e entram para um hall seleto de ícones dentro da História da Arte.
Mona Lisa também conhecida como A Gioconda ou ainda Mona Lisa del Giocondo é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci. Integrada ao acervo do Museu do Louvre, em Paris, no século 19, a pintura não pode ser vendida por conta de uma lei de proteção do patrimônio francês.
O mais caro do mundo A pintura "Salvator mundi" (Salvador do Mundo), de Leonardo da Vinci, foi leiloada em Nova York em 15 de novembro de 2017 por 450 milhões de dólares, tornando-se o quadro mais caro de todos os tempos. A pintura a óleo representando Cristo foi feita em madeira há 500 anos e mede 66 x 46 cm.
Em resumo, "mona" é uma gíria utilizada no WhatsApp para se referir a uma mulher de forma carinhosa e descontraída. É uma expressão popular e informal, que busca transmitir afeto e proximidade. O seu uso pode variar de acordo com o contexto e a receptividade dos interlocutores.
A palavra "mona" é um termo utilizado principalmente no Brasil, especialmente na região Nordeste, para se referir a uma pessoa do sexo masculino que é afeminada ou que possui características consideradas femininas. É um termo que pode ser usado de forma pejorativa ou como uma forma de expressão carinhosa entre amigos.