Ela tem mais melanina que a pele mais clara, o que a protege melhor dos raios solares. Além disso, conta com mais colágeno, o que proporciona um aspecto sedoso e retarda o aparecimento das linhas de expressão. Mesmo contando com esses benefícios, a pele negra requer cuidados importantes a serem colocados em prática.
Enquanto a cútis do rosto costuma ser oleosa, a pele do corpo tende a ressecar com facilidade em pessoas negras. Isso acontece porque a epiderme mais espessa é mais resistente a agressões externas, mas, ao mesmo tempo, essa proteção natural impede que a pele absorva corretamente os ativos hidratantes.
“Pessoas negras mostram menos sinais de envelhecimento, pois a pele negra tem maior produção de melanina, substância que não só dá cor, mas também protege a pele dos efeitos nocivos do sol (lembrando que o sol é um dos fatores externos mais envolvidos no envelhecimento)”, informa a dermatologista Gabriela Itimura.
“A pele negra tem maior quantidade de melanina o que confere uma fotoproteção natural de 13.4, manchando com mais facilidade”, explica a especialista. A melanina tende a escurecer as regiões da pele que venham a sofrer qualquer agressão, como acne, queimaduras, por exemplo.
Pele negra tem melanossomas grandes, não-agregados,1,10-12 com número aumentado na camada basal 1,13 e distribuídos por todas as camadas da epiderme. Pele branca tem melanossomas pequenos e agregados,1,10-12 alguns nas camadas basal e malpighiana, estando ausentes nas camadas superiores da epiderme.
Entretanto, o suor em pele negra costuma ser mais acentuado que em outras peles. Essa função natural do nosso corpo tem como propósito regular a temperatura corporal e assim manter o corpo saudável. Isso porque, uma série de fatores genéticos fazem com que as pessoas negras suem mais que outros grupos.
Por que as pessoas no Congo têm pele mais escura do que os norte-africanos, embora recebam muito menos radiação solar? - Quora. Não recebem muito menos radiação solar. Não ao longo de todo o ano. Esta é a grande diferença.
Essa diversidade acontece por causa da melanina, que pode vir em diversas tonalidades diferentes. As peles negras pode variar desde um tom mais claro acinzentado, passando por alguns tons mais amarelados, até o tom mais escuro azulado, tendo dentro dos tons, classificações entre tipos quentes e frios.
A dilatação de vasos sanguíneos e a produção do suor, afinal, se relacionam à sensação térmica, que dependem de pessoa para pessoa. Há também outras diferenças físicas a serem consideradas: "Indivíduos de pele branca sentem muito mais as temperaturas altas que indíviduos com pele escura."
Todos os humanos têm a mesma quantidade média de células produtoras de melanina ou melanócitos, independentemente da cor da pele. Nos brancos, elas produzem pouco melanina, nos negros muito mais. A melanina protege a pele da radiação solar e os brancos têm muitas vezes mais cânceres de pele.
É possível clarear manchas na pele negra? As manchas na pele negra são um pouco mais difíceis de serem removidas totalmente. “Manchas solares, por acne ou melasma podem ser melhoradas. Mas a remoção completa e o desaparecimento definitivo, independente do tipo e da cor da pele, é impossível”, explica o Dr.
A proteção solar é indispensável à pele negra. Mesmo que a melanina atue como um protetor natural, a derme ainda é muito agredida pela radiação solar, aumentando as chances de acnes, melasmas e fotoenvelhecimento. O protetor solar deve ser aplicado diariamente, usando uma colher de chá para face e pescoço.
Tomar banhos rápidos e mornos; Usar sabonetes que não agridam a pele e já possuem a capacidade de hidratação; Sempre hidratar a pele quando sair do banho e as mãos após as lavagens; Evitar utilizar produtos abrasivos.
Para fins legais, o Estatuto da Igualdade Racial estabelece que são consideradas pessoas negras as que se autodeclaram pretas e pardas, conforme o quesito cor ou raça usado pelo IBGE e que possuam traços físicos, também chamados de fenotípicos, que as caracterizem como de cor preta ou parda.
existem negros de olhos puxados, mas normalmente eles ficam no meio termo das duas características. Isso acontece porque o que determina a cor da pele ou o formato dos olhos de uma pessoa é um conjunto de genes e não apenas um único gene do pai e outro da mãe.
Julgo que sim, que o nariz grande dos africanos tem a haver com situações de alteração climática, temperaturas levadas e muita humidade, e com a existência de poeira. De acordo com o regrido , o nariz grande é uma adaptação anatamo-fisiológica que poderá facilitar melhor a inspirar e expiração do ar.
O envelhecimento da pele acontece naturalmente em todas as pessoas: rugas, linhas de expressão, flacidez e manchas escuras vão aparecendo ao longo dos anos, e apesar dos produtos e tratamentos anti-idade, a pele clara está mais propensa a envelhecer mais rápido do que as peles escuras.
Vantagem: A pele oriental, por ser mais espessa e conter maior quantidade de colágeno, tende a envelhecer de forma mais lenta. Sendo assim, a flacidez e as rugas são menos aparentes e costumam surgir tardiamente (em média, a partir dos 50 anos).
A pele de pessoas loiras e de pele clara envelhece muito mais rapidamente do que a pele mate e escura. A intensidade e a duração da exposição solar determinam igualmente o envelhecimento cutâneo, que começa desde a infância, porque a pele "lembra-se" dos UV recebidos durante toda a vida.