O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), os estados e os municípios estão realizando ações de qualificação do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) por meio de visitas domiciliares.
É verdade que o Cras está fazendo visita nas casas?
Recentemente, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) divulgou que realizará visitas domiciliares para avaliar a condição socioeconômica das famílias participantes do programa.
Atualize o Cadastro Único regularmente: Qualquer mudança de endereço, composição familiar ou variação de renda deve ser prontamente comunicada ao CRAS. Não recuse a visita: Sexo negar acesso aos agentes do CRAS pode levar à suspensão temporária ou até definitiva do benefício.
O CRAS informa que não faz visitas para ofertar benefícios, mas sim em caráter de compreender melhor a realidade da família e, em sua maioria, as visitas são previamente combinadas ou agendadas. A equipe vai identificada com crachá e carro oficial do município.
Todas as pessoas podem ser atendidas no CRAS, principalmente famílias em situação de pobreza, ausência de renda, falta de acesso aos serviços públicos e com fragilização dos vínculos familiares e comunitários.
BOLSA FAMÍLIA: VISITA DO CRAS NA SUA CASA! QUEM VAI RECEBER A VISITA E O QUE VOCÊ DEVE FAZER?
Quem mora sozinho vai receber visita do Cras?
Para ter direito ao benefício ela deve ter a renda de meio salário mínimo ou de até três? De acordo com o Ministério da Cidadania, a pessoa que mora sozinha tem uma renda que corresponde a de toda família, ou seja, ela está no perfil de quem recebe até R$ 3.135 por mês.
O que o assistente social olha na visita domiciliar?
Neste sentido, cabe a assistentes sociais observarem as possibilidades de realização de visitas domiciliares e se atentarem para possíveis contradições entre os objetivos da requisição/decisão e dos pressupostos ético-profissionais.
A recusa em receber o profissional para fazer a atualização cadastral em domicílio pode ter como consequência a perda de benefícios e a exclusão do cadastro da família, já que a atualização cadastral em domicílio é obrigatória para regularizar o cadastro de algumas famílias.
A atenção domiciliar (AD) é indicada para pessoas que, estando em estabilidade clínica, necessitam de atenção à saúde em situação de restrição ao leito ou […]
Recentemente, os beneficiários do Bolsa Família foram notificados por meio dos aplicativos do Bolsa Família e do Caixa Tem sobre uma importante ação: a visita domiciliar que será realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para os públicos dos grupos 3, 5 e 6 do Bolsa Família.
O município promove visitas domiciliares às famílias de baixa renda periodicamente para efetuar o cadastramento. Mas a família que se enquadra nas rendas acima e ainda não está inscrita no Cadastro Único, pode procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social no município e solicitar o cadastramento.
No CRAS você pode fazer cadastro em programas de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família, e ter acesso a benefícios sociais que auxiliam na manutenção de condições dignas de vida.
Para garantir que a vulnerabilidade das famílias não seja ampliada, o MDS suspenderá as ações de averiguação e revisão cadastral no estado até dezembro de 2024.
Como saber quando vou receber a visita do Bolsa Família?
No site Calendário Bolsa Família, basta clicar em “Consulte seu dia de pagamento” e informar o mês e o número final do NIS para saber imediatamente a data de pagamento do benefício.
Orientar as famílias para acesso ao CRAS e a recursos da rede e da comunidade, sempre que necessário; • Repassar ao Supervisor informações necessárias para o acompanhamento e boa execução do Programa no território. Participar dos processos de capacitação (inicial e permanente).
Olhar atento ao ambiente, condições de limpeza, iluminação e organização dos espaços; Orientar a família e o usuário sobre a conduta a ser realizada, explicando os procedimentos que serão necessários. Consulta/Atendimento Domiciliar.
A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao INDIVÍDUO E À FAMÍLIA ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde” (Ceccim e Machado, s/d, p.1).
Pena - reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, de quinhentos mil réis a cinco contos de réis, se o documento é particular.
Como é feita a visita domiciliar pelo assistente social?
Durante a execução da visita domiciliar deve-se desenvolver técnicas como o acolhimento, a observação e a entrevista. Além disso, é aconselhável que essa conversação disponha de criatividade, questionamentos e reflexões que gerem processos sociais educativos.
A pessoa deve ir até um posto de atendimento do CadÚnico no município onde mora. Levar os documentos e comprovante de residência para atualizar o cadastro, também será necessário assinar um termo informando que mora sozinha.
Observar aspectos da rua, do entorno da casa, iluminação, saneamen- to básico, equipamentos sociais, grau de segurança das residências, entre outros fatores. No domicílio, é importante ter uma postura respeitosa e cuidadosa com a família, evitando extremos de formalidade e de invasão de privacidade.
As visitas domiciliares de Assistentes Sociais acontecem quando solicitadas pelo Ministério Público, pelo Poder Judiciário, e em casos emergenciais ou parte do processo de acompanhamento.
Quais são as perguntas feitas em uma visita domiciliar?
*** Número de pessoas que constituem a familiar; problema de saúde de cada membro familiar; identificar os fatores de risco como: baixo peso; obesidade; tabagismo, etilismo; violência doméstica, entre outros. ⇒ No momento da VD o ACS deve sempre se portar de forma cortês, estar uniformizado; desejar um BOM DIA!