É verdade que o dono do Titanic falou que nem Deus afundava o navio?
Apesar de ser um elemento icônico da história do Titanic, não existem registros oficiais ou documentados de que alguém tenha proferido essa frase durante a viagem fatídica do navio. Essa afirmação não aparece nos relatos dos passageiros, nas transcrições das comunicações oficiais ou nos depoimentos dos sobreviventes.
O dono do Titanic disse: nem Deus poderá afundar este barco "e já sabem o que aconteceu. Marilyn Monroe disse: Eu não preciso de JESUS, 3 dias depois foi encontrada morta.
O comissário Edward Brown disse ter visto o capitão na ponte cinco minutos depois dizendo "Bem rapazes, façam o melhor pelas mulheres e crianças, e tomem conta de si mesmos".
“Nem o próprio Deus poderia afundar este navio”, é uma citação atribuída a um funcionário da White Star Line, proprietária do Titanic, quando foi lançado em 1911, segundo o Arquivo Nacional dos Estados Unidos.
"Nem DEUS pode afundar este navio": A história por trás da polêmica frase do Titanic!”
Qual foi o homem que disse que nem Deus poderia afundar o Titanic?
Cadwell, vigiava os carregadores que embarcavam suas bagagens, perguntou a um deles: — Esse barco é realmente inafundável? — Sim, madame! – Respondeu ele – Nem Deus o afunda!…
Tem também a lendária frase de que “nem Deus poderia afundar o Titanic”, mas que não foi dita pela White Star nem por seu presidente. Essas palavras são atribuídas a um marinheiro do navio, que as teria dito a uma senhora que perguntou se o navio era mesmo seguro.
José Joaquim de Brito nasceu a 16 de abril de 1871 em Loulé, São Clemente, Algarve, Portugal. Era filho de Francisco José Fonseca e Maria de Brito. Tinha olhos descritos como “cinzentos” e cabelos castanhos. Sua esposa se chamava Mariana Teresa do Carmo.
Navegou por 4 dias, até às 23:40h de domingo, 14 de abril. Demorou 2 horas e 40 minutos para desaparecer da superfície do oceano. 4) Nos 4 dias de navegação, o navio recebeu 21 avisos de iceberg. Só no dia do afundamento, o Titanic recebeu 6 avisos de outros navios que navegavam nessas rotas.
Na manhã de 14 de outubro de 1937, Ismay caiu da cama em sua casa em Londres, após sofrer um AVC que o deixou inconciente, cego e mudo. Ismay morreu três dias depois, em 17 de outubro de 1937, aos 74 anos.
A Liverpool and London Steamship Protection and Indemnity Association, que foi assumida pela White Star Line, afirmou ser dona de propriedades do navio porque pagou por elas. As duas empresas chegaram a um acordo não divulgado em 2007, e a RMST opera até hoje como proprietária.
Quando o Titanic afundou, alegações foram feitas que uma maldição existia no navio. A imprensa rapidamente ligou a "maldição do Titanic" com a prática da White Star Line de não fazer o cerimonial de lançamento de seus navios.
“Seguirei o navio” podem ter sido as últimas palavras que o capitão E.J. Smith disse antes do Titanic afundar sob as ondas. Os eventos em torno do capitão do Titanic, Edward Smith, e seu último paradeiro quando o navio afundou no fundo do Atlântico sempre foram um mistério.
Elizabeth Gladys Millvina Dean, a última sobrevivente do Titanic, faleceu em maio de 2009, quase um século após o naufrágio ocorrido em abril de 1912. Mais de uma década antes, em 1995, Millvina Dean concedeu uma entrevista ao repórter brasileiro Geneton Moraes Neto.
A tragédia do Titanic permanece envolta em mistério pela ausência de corpos das vítimas. Teorias apontam que a composição da água do mar dissolveu os ossos.
Em 1912, no naufrágio do Titanic, 72% das mulheres que estavam a bordo sobreviveram. Das crianças, sobreviveram mais de 45%. Dos homens, menos de 20%. Havia um código de conduta que, naquela trágica ocasião, foi respeitado: em emergências, mulheres, idosos e crianças devem ser salvos primeiro.
Quem foi o homem que disse que nem Deus afundaria o Titanic?
A famosa frase sobre Titanic, “Nem Deus pode afundar esse navio”, atribuída ao capitão do transatlântico, é amplamente conhecida e frequentemente associada ao tripulante e a história de criação. No entanto, muitos podem se surpreender ao saber que essa citação nunca existiu.
E seus destroços agora repousam a cerca de 3,8 mil metros de profundidade, em um local do Oceano Atlântico a cerca de 640 km a sudeste da costa da Terra Nova, no Canadá. Até hoje, os icebergs representam risco à navegação.
O que aconteceu com os corpos das pessoas que afundaram no Titanic?
Há uma hipótese, pouco aceita, de que os corpos das vítimas do Titanic estão escondidos nos escombros submersos do transatlântico. No entanto, a ideia mais provável é que os últimos vestígios já tenham se desintegrado, sobrando apenas roupas, joias e outros materiais não degradáveis.
Seus nomes foram depois definidos como Olympic, Titanic e Gigantic (depois alterado para Britannic), em referência a três raças da mitologia grega: olimpianos, titãs e gigantes.
Você sabia que, das mais de 2.200 pessoas a bordo do Titanic, 1.514 morreram no acidente? Sabia também que até hoje, 111 anos depois, muitas dessas vítimas ainda não foram identificadas? Pois é, são muitos os questionamentos e curiosidades sobre o episódio.