Fundação. A história do iFood, a empresa brasileira que trouxe uma revolução para o delivery de comida, começou em 2011 no formato de um guia impresso de cardápios. Anteriormente chamada de “Disk Cook”, a companhia recebia os pedidos dos clientes por meio de uma central telefônica.
Não é a primeira vez que o iFood se retira de um mercado internacional. Em 2016, a empresa chegou ao México, mas a operação no país deixou de receber investimentos nos últimos anos, e foi descontinuada de forma discreta. Agora o Brasil é o único país em que o app de food delivery atua.
A estratégia que transformou a marca iFood em sucesso
Colocar o cliente ou usuário como centro do negócio fez a empresa saltar de 1,5 milhões de pedidos em 2015 para 150 milhões, de junho de 2019 até março de 2021.
Dado da pesquisa Fipe, feita a pedido do iFood, considera a receita total produzida ao longo da cadeia produtiva em 2022. O ecossistema do iFood movimentou R$ 97 bilhões na economia brasileira em 2022, considerando as receitas produzidas ao longo de toda a cadeia de produção ligada ao aplicativo de delivery.
Em nota, o iFood explicou que o motivo para deixar o país faz parte de “uma estratégia do negócio em função do mercado de capitais”. A empresa também disse que seguirá investindo no Brasil. Essa não é a primeira retração da expansão da empresa na América Latina.
A pesquisa da Fipe revela também que a renda bruta total de entregadores e entregadoras que atuam na plataforma do iFood foi de R$ 2,8 bilhões em 2022.
O significado do iFood em português é "eu como" ou "eu como comida". A palavra "iFood" é uma combinação do pronome pessoal "I" (eu) e a palavra "food" (comida).
Mas, tínhamos o sonho grande de criar uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Nos primeiros anos, tivemos 2 mil ideias, mais de 50 produtos e quase quebramos umas cinco vezes.
Pela participação, a Prosus desembolsou cerca de R$ 8 bilhões somado a um adicional de até R$ 1,6 bilhão, a depender da performance da empresa em 2023. A transação marca o momento em que Prosus e Movile, que já investia no iFood desde 2013, assumem o controle integral da foodtech.
A história do iFood começou em 2011, quando os sócios Patrick Sigrist, Eduardo Baer, Guilherme Bonifácio e Felipe Fioravante criaram, em São Paulo (SP), o Disk Cook, um guia impresso de cardápios.
A partir desse contexto, surgiu a ideia dos sócios Patrick Sigrist, Eduardo Baer, Guilherme Bonifácio e Felipe Fioravante, para a foodtech que atualmente se destaca na América Latina.
O aplicativo de entrega de comida iFood anunciou nesta quinta-feira a aquisição da Pedidos Já no Brasil, uma das maiores plataformas de delivery da América Latina. Com a operação, a marca expande sua presença no mercado. Em paralelo à operação, o iFood vendeu a participação de sua marca na Argentina para a Pedidos Já.
Em 2022, a Uber Eats contava com 24% do mercado americano de delivery, 35 pontos percentuais atrás da Doordash, segundo dados compilados em julho de 2022 pela Statista.
iFood é uma empresa brasileira atuante no ramo de entrega de refeição por meio da internet, sendo líder no setor na América Latina, com presença apenas no Brasil.
Então estamos assim: o iFood domina mais de 80% dos pedidos de delivery dos marketplaces, a Uber saiu do mercado de entregas de restaurantes e várias empresas estão interessadas no setor.
O iFood está conduzindo mais uma demissão em massa no seu quadro de funcionários há algumas semanas. A estimativa é que a empresa corte até 6,4% do seu time, um índice equivalente a 355 dos 5,5 mil funcionários contratados.
Neste sábado (30 de setembro), o iFood encerra os contratos de exclusividade com restaurantes de redes com mais de 30 lojas, cumprindo o acordo realizado com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que zela pela livre concorrência de mercado) em fevereiro de 2023.
A startup não divulgou valores da transação, que envolveu uma espécie de “troca”: a operação do iFood na Argentina foi vendida à “Pedidos Já” — na América Latina, a empresa também opera no Chile, Uruguai, Bolívia, Panamá e Paraguai.
A média salarial de Delivery Driver é de US$ 52.928 na localização: Los Angeles, Estados Unidos. A remuneração variável de Delivery Driver nessa localidade (Los Angeles, Estados Unidos) é de US$ 7.192, variando entre US$ 5.394 e US$ 10.069.
Quanto ganha um entregador do iFood no Estados Unidos?
A média salarial de Delivery é de US$ 65.006 na localização: Estados Unidos. As estimativas de salários têm como base 390 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Delivery nessa localidade (Estados Unidos).
A média salarial de Delivery é de US$ 65.253 na localização: Estados Unidos. A remuneração variável de Delivery nessa localidade (Estados Unidos) é de US$ 13.079, variando entre US$ 9.810 e US$ 18.311.