O Linux é feito em C, mas Linus Torvalds já fala em usar a linguagem Rust. A linguagem de programação Rust surgiu em 2010 com a proposta de ser segura e prática. São aspectos importantes.
O Linux é escrito na versão da linguagem de programação C suportada pelo GCC, que introduziu inúmeras extensões e mudanças ao C padrão, aliado a várias seções de código menores escritas na linguagem de montagem, na sintaxe e estilos do GCC e "AT&T", da arquitetura alvo.
A História do Linux começou em 1991 com o início de um projeto pessoal de um estudante finlandês chamado Linus Torvalds com o intuito de criar um novo núcleo de sistema operacional. Desde então, o núcleo Linux resultante foi marcado por um crescimento constante através de sua história.
1. Ubuntu Server. O Ubuntu Server é o sistema operacional mais popular para ambientes de servidor porque é fácil de configurar e tem vários reforços de segurança para centros de dados corporativos.
O pinguim Tux é a mascote oficial do sistema operativo Linux e foi desenhada por Larry Ewing em 1996. É, por vezes, alegado que o nome deriva de Torvalds UniX, um nome sugerido por James Hughes, em vez da explicação que os pinguins aparentam vestir um smoking. O Tux foi criado para um concurso de logotipos para Linux.
O Linux é feito em C, mas Linus Torvalds já fala em usar a linguagem Rust. A linguagem de programação Rust surgiu em 2010 com a proposta de ser segura e prática. São aspectos importantes.
Ele foi criado originalmente para uso educacional, para quem quisesse estudar o Unix "em casa". No entanto, vale citar que ele foi escrito do “zero” e apesar de ser uma versão do Unix, não contém nenhum código da AT&T e por isso pode ser distribuído gratuitamente. A partir daí, “entra em cena” Linus Torvalds.
O Rust chegou ao kernel do Linux e tem ganhado cada vez mais espaço em grandes projetos de software livre. Vejamos alguns detalhes da história dessa linguagem de programação que há anos é apontada como a preferida pelos desenvolvedores.
Qual a melhor linguagem de programação para Linux?
A linguagem de programação Python é amplamente adotada no mundo de programação no Linux. Com sua sintaxe limpa e legível, Python é fácil de aprender e possui uma vasta biblioteca padrão que oferece suporte a uma variedade de tarefas.
O Linux é usado em muitos tipos diferentes de dispositivos, desde desktops e laptops até smartphones e tablets. Ele também é usado em sistemas de navegação de carros e aviões, dispositivos médicos e equipamentos de laboratório.
Linux Standard Base (LSB), traduzido para Base Padrão do Linux, é um projeto conjunto de diversas distribuições Linux sob a estrutura organizacional da Fundação Linux para padronizar a estrutura de sistemas de software, incluindo a hierarquia de sistema de arquivos usada no sistema operacional Linux.
1. Ubuntu 24.04 LTS. O Ubuntu é a distro Linux mais popular do mundo e a versão 24.04 LTS, lançada em abril de 2024, é a mais recente versão de suporte de longo prazo.
A razão pela qual o Linux é bem-sucedido em dispositivos móveis não é porque tem 900.000 pessoas fazendo download de imagens de disco para instalar em seus smartphones, é porque o sistema vem pré-instalado no dispositivo. E isso nunca aconteceu no mercado de desktops e é realmente muito difícil fazê-lo.
O Linux é conhecido por ser um sistema operacional leve e eficiente. Isso significa que ele pode rodar bem em computadores mais antigos ou com menos recursos de hardware, o que pode ser uma grande vantagem para quem deseja prolongar a vida útil de seu computador sem precisar gastar dinheiro com hardware novo.
No entanto, embora o Linux seja principalmente escrito em linguagem C, também há partes do sistema operacional que são escritas em outras linguagens de programação. Por exemplo, muitos dos aplicativos e utilitários que acompanham o Linux são escritos em linguagens como C++, Python e Perl.
Outra diferença importante entre Linux e Windows é a segurança. O Linux é conhecido por sua segurança robusta e é menos vulnerável a ataques de vírus e malware em comparação com o Windows. Isso ocorre porque o Linux é altamente personalizável e pode ser facilmente modificado para aumentar a segurança.
Muitos dos programas em GNU são lançados sob auspícios do Projeto GNU; estes são chamados pacotes GNU. O nome “GNU” é um acrônimo recursivo para “GNU's Not Unix!” (em português, é traduzido como “GNU Não é Unix!”). “GNU” é pronunciado como “menu”, com “g” em vez de “me”, e como o herbívoro africano “gnu”.
1 - Não trava: o Linux é conhecido como um sistema operacional confiável. Computadores pessoais, celulares e alguns PDAs já rodam Linux sem grandes sustos. 2 - Poucos vírus e não danosos: da maneira como foi programado, a infestação dos vírus no ambiente Linux não é fácil.
Após Ewing passar algum tempo editando o boneco, o Tux ganhou vida e caiu nas graças do público. O pinguim tem o nome “Tux” por ser uma homenagem direta ao criador do Linux, Linus Torvalds, e ao sistema operacional Unix, que serviu de inspiração, digamos assim, para a criação do Linux.