O EPS Isopor® é um material 100% reciclável, formado por 98% de ar e 2% de plástico, logo, seu descarte pode ser feito como qualquer outro produto da família do plástico: em lixeiras de coleta seletiva – da cor vermelha ou em PEVs, Pontos de Entrega Voluntária.
Por se tratar de um plástico, o isopor deve ser descartado no lixo reciclável. Se você mora ou trabalha em prédio, utilize as lixeiras de coleta seletiva do condomínio, nunca descarte no lixo comum. Outra opção é buscar por um PEV (Ponto de Coleta Voluntária) mais próximo da sua região ou da região do seu trabalho.
Onde jogar o isopor? O isopor é um tipo de plástico e também é 100% reciclável. Por isso, na hora de reciclar, jogue-o na lixeira vermelha, a lixeira destinada aos plásticos.
O descarte do isopor é mais simples do que você imagina, já que é só você levá-lo a qualquer lixeira destinada a plásticos. Entre os contentores coloridos, é o de cor vermelha. Já nos pontos de entrega voluntária ou ecopontos, é só levar na mesma sacola do material plástico.
Dentro dessa classificação, o isopor é, também, enquadrado como resíduo classe II B, uma vez que, em presença de água destilada, à temperatura ambiente, mantém sua integridade e não solubiliza seus constituintes.
O isopor é um material plástico que pode ser reciclado, mas não é biodegradável, ou seja, ele não se decompõe naturalmente na natureza e pode levar centenas de anos para se decompor completamente.
O descarte de produtos de EPS Isopor® pode ser feito em qualquer lixeira destinada aos plásticos (geralmente de cor vermelha), ou na coleta seletiva mais próxima.
Quais são os tipos de EPS Isopor®? O EPS Isopor® apresenta dois segmentos: recortados e moldados. Os recortados representam as placas de poliestireno, como as direcionadas para a construção civil; enquanto os moldados são as peças produzidas com o material, como as caixas térmicas, por exemplo.
O processo é simples: basta depositar o resíduo em qualquer lixeira destinada aos plásticos, padronizada pela cor vermelha. Você também pode levar o material na coleta seletiva mais próxima da sua casa.
Em resumo: o lugar do isopor é na lixeira dos recicláveis ou no coletor dos plásticos, caso você esteja em um local que use a lógica das lixeiras seletivas coloridas. O Programa Reverte atua ativamente para que esse material seja reciclado no Brasil, portanto, descartando corretamente, você já está fazendo a sua parte!
Os chamados Rejeitos: lenços, papel higiênico, absorventes e guardanapos de papel sujos, fotografias, espuma, acrílico, espelhos, cerâmica, porcelana, tijolos etc. Resíduos contaminantes específicos como pilhas e baterias. Resíduos hospitalares: algodão, seringas, agulhas, gaze, ataduras etc.
Uma grande dúvida quando o assunto é reciclagem refere-se ao tipo de material que pode ser reciclado. O isopor é um deles. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), informa que o isopor pode ser separado e destinado à coleta seletiva.
O que muitas pessoas ainda têm dúvida é sobre se o isopor é reciclável ou não. E sim, ele é um material 100% reciclável. O isopor se encontra na categoria de termoplásticos, que são os plásticos que se tornam moldáveis com o aumento da temperatura, podendo ser transformado em matéria-prima ou em outro produto.
Veja abaixo quais são os materiais aceitos nos Ecopontos e a quantidade máxima permitida: - Resíduos Recicláveis: papel, papelão, plástico, vidros, espelhos, metais e isopor.
Na reciclagem mecânica o isopor é separado e higienizado. Em seguida, passa por um processo para que seja transformado em flocos. Então, é derretido e granulado, servindo de matéria-prima para vários produtos.
O EPS apresenta duas variações: recortado e moldado. Os recortados representam as placas de poliestireno; enquanto os moldados são as peças produzidas a partir do material, como as caixas e embalagens.
Durante o processo produtivo, o EPS ou “isopor”, como popularmente o público já reconhece, recebe um aditivo antichama (retardante). Para identificar os materiais que têm essa substância em sua composição, a indústria utiliza a letra “F” na nomenclatura dos produtos.
Flocos de Isopor ( Isopor triturado) Ideal para enchimento de puffs, almofadas e etc . Além disso, também é aplicável na construção civil para a fabricação do concreto leve.
O isopor triturado para enchimento é um material utilizado em larga escala no mercado e no comércio em geral, que pode ser aplicado para acomodar diferentes objetos tornando seu transporte mais seguro. Serve também para preeencher almofadas, puffs, colchões e travesseiros, entre muitos outros.