Sodoma e Gomorra estavam localizadas no vale de Sidim, próximo ao mar Morto, no Oriente Médio. Após o retorno de Abrão do Egito, o relato bíblico menciona que os habitantes de Sodoma e Gomorra eram grandes pecadores contra Deus.
Ocupava uma área aproximadamente circular no vale inferior do mar Morto, actualmente submerso pelas suas águas salgadas. A região é chamada em hebraico de Kikkár que significa "bacia". A pequena península na margem oriental do mar Salgado é chamada em árabe de El-Lisan, que significa "a língua".
Sodoma e Gomorra faziam parte de um conjunto de cinco cidades da planície da Palestina, a Pentápole, que incluía, ainda, as cidades de Adama, Seboim e Bala, esta última chamada também Segor, situadas algures perto do Jordão.
Um novo estudo sugere agora que Sodoma ficaria na Jordânia e seria Tell el-Hammam, hoje um sítio arqueológico no Vale do Jordão, próximo ao Mar Morto. Essa hipótese está dando o que falar. Um dia qualquer, 3,6 mil anos atrás, um asteroide se dirigia à Terra a 61 mil quilômetros por hora.
Sodoma e Gomorra, as cidades que conheceram a Ira de Deus
Qual foi o pecado de Gomorra na Bíblia?
Há muito tempo os intérpretes cristãos têm considerado o texto de Gn 19 comouma referência ao pecado da homossexualidade. Essa interpretação surgiu um contraponto na proposta revisionista de que o pecado de Sodoma e Gomorra consistiu numa falta de hospitalidade.
Ló e suas filhas moravam na antiga cidade de Sodoma, lá perderam a família inteira em guerras e conflitos (esposa, mãe, maridos e genros). Essa cidade era conhecida como um lugar em que ações imorais eram consideradas naturais, principalmente para a preservação da linhagem.
Na Bíblia, Sodoma, uma cidade perto do Mar Morto, foi destruída por Deus com fogo e enxofre jogado do céu. No livro de Gênesis é relatado que a cidade e seus habitantes foram queimados como punição por seus pecados.
Embora Ló tenha conseguido escapar de Sodoma e Gomorra antes que fossem destruídas, alguns membros de sua família tinham-se acostumado com a iniqüidade dessas cidades.
Sodoma e Gomorra por Jacob de Wet II em 1680. Essas evidências indicam que as temperaturas da cidade ficaram bem acima do que qualquer vulcão ou incêndio poderia causar, revelando que o único evento que pode explicar o ocorrido é um impacto cósmico.
28 E olhou para Sodoma e Gomorra, e para toda a terra da campina; e viu, e eis que a fumaça da terra subia, como a fumaça de uma fornalha. 29 E aconteceu que, quando destruiu Deus as cidades da campina, Deus se lembrou de Abraão, e tirou Ló do meio da destruição, quando derrubou aquelas cidades em que Ló habitara.
A partir de comparações complexas e filológicas com outros relatos bíblicos do Antigo Testamento, e um trabalho de análise da sexualidade na antiguidade, Thomas Römer chega à conclusão definitiva de que a punição de Sodoma está ligada à violação, à violência sexual, à recusa da justiça e à falta de hospitalidade.
1. Gomorra. De acordo com contos bíblicos, foi uma cidade destruída por Deus com fogo e enxofre caídos do céu, para punir os atos de imoralidade do povo. Sodoma e gomorra foram destruídas por Deus.
As duas engravidaram. A filha mais velha deu à luz Moabe, enquanto a filha mais nova deu à luz Ben-Ami. De acordo com a tradição judaica, as filhas de Ló acreditavam que o mundo inteiro havia sido destruído e que eles eram os únicos sobreviventes. Eles, portanto, recorreram ao incesto para preservar a raça humana.
Mateus 10:15-23 Bíblia Sagrada, Nova Versão Transformadora (NVT) Eu lhes digo a verdade: no dia do juízo, as cidades perversas de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos rigor que essa cidade. “Ouçam, eu os envio como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam espertos como serpentes e simples como pombas.
Ruínas foram escavadas em uma região próxima ao Rio Jordão e ao Mar Morto. Depois de passarem doze anos escavando a região do monte Tall el-Hammam, na Jordânia, arqueólogos afirmam ter finalmente encontrado o que procuravam - a mítica cidade bíblica de Sodoma.
E, como ele estava demorando, os anjos pegaram pela mão Ló, a sua mulher e as suas filhas e os levaram para fora da cidade, pois o SENHOR teve compaixão de Ló. Então um dos anjos disse a Ló: — Agora corra e salve a sua vida!
O Reino de Amom (em hebraico: עַמּוֹן; romaniz.: Ammon; em tiberiano: ʻAmmôn ["povo"]; em árabe: عمّون; ʻAmmūn) foi uma antiga nação do povo amonita que, de acordo com o Antigo Testamento e outras fontes, ocuparam uma área ao leste do rio Jordão, de Gileade e do mar Morto, na atual Jordânia.
No livro de Gênesis, as cidades de Sodoma e Gomorra. são citadas como imorais e perversas, envolvidas em práticas de violência, a opressão dos pobres, soberba e adultério. Por isso, Deus decidiu punir os habitantes por seus pecados. Acontece.
Ló tinha conseguido proteger as filhas de se tornarem vítimas dos sodomitas, mas não tinha tido tanto sucesso em fixar-lhes no coração os princípios do que é certo. Elas são mais dignas de pena que de censura, pois o próprio Ló participou do pecado delas. Ele aceitou o vinho e bebeu.