A obra é atribuída à escola sacerdotal e concluída após o retorno do exílio na Babilônia, pelo ano 400 AC. O Levítico é importante para o povo judeu, é o coração da Torá, centro do Pentateuco.
O termo em português é derivado do latim "Leviticus", emprestado do grego, e é uma referência aos levitas, a tribo de Aarão, os primeiros sacerdotes judaicos ("kohanim"). Endereçado a todo o povo de Israel (Levítico 1:2), o livro contém algumas passagens específicas para os sacerdotes (Levítico 6:8, por exemplo).
O conteúdo do Levítico se relaciona diretamente com Êxodo, fornecendo evidências de que a mesma mão escreveu os dois livros. Os argumentos que sustentam a escrita de Moisés de Êxodo também defendem a autoria de Moisés de Levítico.
Datação. Início da escrita no final do século VIII AC, depois adições e alterações ao texto até o Século III AC 163. Alguns relatos do Êxodo datam do século VIII AC. Estes textos são retrabalhados e concluídos a partir do século VI AC.
Neste sentido, podemos entender os primeiros livros da Bíblia, aqueles que compõem o chamado Pentateuco ou a Torá judaica, como um compilado de textos que começaram a ser escritos por volta de 1 mil anos antes da era Cristã.
O livro de Apocalipse foi escrito por volta do ano 95 (d.C) no século I da era Cristã, no fim do reinado de Domiciano, Imperador romano (81-96 d.C)5. Cabe ressaltar que Domiciano foi um dos imperadores romanos que também perseguiu os cristãos de sua época.
Diante disso, “Levítico foi escrito para mostrar como a comunidade do Senhor Deus devia servir enquanto vivia em íntima proximidade do Senhor no deserto” (VASHOLZ, 2018) e como deveria viver em serviço ao Senhor na terra de Canaã.
Os 613 mandamentos ou 613 mitzvot (do hebraico:תרי"ג מצוות ou mitzvot sendo TaRYaG um acrônimo do valor numérico "613") é o conjunto de todos os mandamentos que, de acordo com o judaísmo, constam na Torá (os cinco livros de Moisés).
Levítico é o terceiro livro da Bíblia. Faz parte do Pentateuco, os cinco primeiros livros bíblicos, cuja autoria é, tradicionalmente, atribuída a Moisés. É um dos livros do Antigo Testamento da Bíblia e possui 27 capítulos.
Cristo, o Sumo Sacerdote Perfeito: Hebreus 4:14-16 descreve Jesus como o grande sumo sacerdote que passou pelos céus, superior a Arão e aos sacerdotes levíticos. Ele é capaz de compadecer-se de nossas fraquezas, pois foi tentado em tudo como nós, mas sem pecado.
Atualmente, entre os judeus ainda há descendentes de Levi. Mas os levitas já não podem realizar todas as funções descritas no Antigo Testamento porque o templo foi destruído em 70 d.C. No Novo Testamento, Jesus instituiu uma nova ordem. Agora, todo cristão é dedicado a Deus e chamado para O servir (1 Pedro 2:9).
Levítico 1 traz instruções para a realização de sacrifícios de animais, chamados holocaustos. Esse sacrifício era realizado no tabernáculo (e mais tarde no templo, em Jerusalém) todas as manhãs e tardes, e também em ocasiões especiais.
Levítico 1 fornece instruções para uma oferta queimada, ou holocausto. Os sacerdotes faziam essa oferta duas vezes por dia. As pessoas também podiam fazer uma oferta queimada para mostrar sua devoção e dedicação a Deus. Muitas das instruções acerca do holocausto são as mesmas para outras ofertas explicadas em Levítico.
É proibido comer qualquer animal que se arrasta pelo chão; esses animais são impuros. É proibido comer qualquer um deles, tanto aqueles que se arrastam como aqueles que andam com quatro patas ou mais. Não fiquem impuros e nojentos por comerem qualquer um desses animais.
Os levitas não tinham herança na terra prometida (Dt 10.9), e eram sustentados com os dízimos, moravam em 48 cidades (Nm 35.7). Personagens principais: Deus (Santo), Arão (sacerdote) e Moisés.
Deuteronômio deriva de uma palavra grega e significa “segunda lei”. O Deuteronômio é o último dos cinco livros do Pentateuco e ao mesmo tempo faz ligação com os escritos históricos ou História Deuteronomista.
Pentateuco é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou livros. Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Génesis (origens), Êxodo (do Egito), Levítico (dos levitas, sacerdotes), Números (recenseamentos dos hebreus) e Deuteronómio ("segunda lei").
Acabar, o mundo vai mesmo, seja por uma catástrofe cósmica daqui a 7 bilhões de anos, seja por má conservação dos atuais locatários dessa bola azul – nós. Veja as possibilidades mais prováveis – e as mais exdrúxulas.
As sete trombetas são tocadas por sete anjos e os eventos que se seguem são descritas em detalhes a partir de Apocalipse capítulo 8 a 11. De acordo com Apocalipse 8:1–2, os anjos começam a soar suas trombetas após a quebra do sétimo selo.