“O xote das meninas” é um xote de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, gravado originalmente primeiro em disco RCA Victor, em 5 de fevereiro de 1953. . . . . . . .
O ritmo xote nasceu na Alemanha, com o termo “Schottisch”, que significa “escocesa”, referindo-se à dança polca escocesa. Em meados de 1851, chegou ao Brasil através de José Maria Toussaint e, logo, tornou-se muito apreciado pela elite no período do Segundo Reinado.
A canção descreve as mudanças físicas e psicológicas pelas quais uma jovem passa, como o abandono das bonecas e a preferência por vestimentas que marcam mais o corpo, indicando o desenvolvimento da feminilidade e o interesse crescente por relacionamentos amorosos.
Luiz Gonzaga, Domingos, João Gilberto, Caetano Veloso, Raul Seixas, João do Vale, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Marinês, Daniela Mercury, Elba Ramalho, entre tantas e tantos artistas que cantaram suas raízes para o Brasil e para o mundo, estiveram no centro das produções e do mercado musical em diversas ...
Qual é o significado da frase "a chuva chega no sertão" com relação à menina?
Nesse trecho da música famosa na voz de Luiz Gonzaga o cantor fala sobre o mandacaru, uma espécie de cacto, relacionando sua floração à época de chuvas. A chuva a que ele se refere nem é tanta assim no sertão.
O ritmo de xote é muito popular no Brasil, especialmente nas regiões nordeste e sul do país. Ele é frequentemente tocado em festas juninas, casamentos, forrós e outros eventos sociais, onde as pessoas se reúnem para dançar e se divertir ao som contagiante do xote.
No forró, existem gêneros específicos como o Baião, Xote, Xaxado, Coco, Embolada, Arrasta-pé, Rojão. Atualmente os gêneros mais tocados são o Baião, Xote e Xaxado.
Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Campina Grande e Caruaru, que sediam as maiores festas juninas do país.
É um tipo de cacto muito comum no nordeste brasileiro, conhecido pela flor de perfume marcante que floresce em noites de primavera. E agora, é também uma nova fragrância de Pinho Sol. É o cheiro de cuidado e limpeza com a cara e aroma do Sertão.
O filho do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989) Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior (1945-1991), o Gonzaguinha, e o filho de Gonzaguinha, o carioca nascido em 1975 Daniel Gonzaga, deram continuidade à obra do “rei do baião” e se tornaram cantores e compositores de destaque na música brasileira.
Dança de pares enlaçados que se movimentam sincronicamente, em geral em compasso binário. O "xote" (Schotinch) tem sua origem na mais famosa dança folclórica da Escócia que conquistou a Europa.
No Brasil, o forró é celebrado no dia 13 dezembro. A data também marca o nascimento do sanfoneiro Luiz Gonzaga, que divulgou amplamente o ritmo, sendo reconhecido como o Rei do Baião.
Imortalizado pelo compositor Luiz Gonzaga, o xote nordestino tem uma cadência binária ou quaternária, tocada em marcha rápida. Nas tradicionais festas juninas, porém, este ritmo soa de forma mais lenta. É possível encontrar várias maneiras de dançar esta sonoridade.
Luiz Gonzaga nasceu na cidade de Exu, em Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Ele foi o responsável pela popularização dos ritmos nordestinos que compõe o forró por todo o Brasil, como o xote, xaxado, baião, chamego, a quadrilha, o arrasta-pé e pé-de-serra.