Em 2015, a cidade do Rio de Janeiro está comemorando 450 anos de fundação, e desde o final do ano passado a prefeitura vem implementando diversas iniciativas para homenagear a cidade.
Se perguntar para qualquer carioca quando é o aniversário da cidade do Rio de Janeiro, que em 2024 completa 459 anos, é possível ouvir duas respostas diferentes: 20 de janeiro e 1º de março.
Ao longo dos anos 1990, ao lado da ideia da sobrevivência, despontou a questão da cidadania, que cobrava moradia, serviços de saneamento, ruas pavimentadas e a organização do espaço urbano. São conceitos que permearam, na década, os variados tipos de intervenção na cidade.
Durante os anos de 1800, o Rio foi palco de grandes acontecimentos políticos. A independência do Brasil foi consolidada e os nossos dois reinados foram sediados nessa mesma cidade. Ao fim desse mesmo século, o Rio de Janeiro também foi o lugar em que o decreto que acabava com a escravidão foi assinado, em 1888.
Rio de Janeiro em 1920 era a maior cidade do país, o maior centro comercial, além de ser a Capital Federal. Contava com 1.147.559 habitantes, segundo fonte do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio4 . Des- tes, 790.823 viviam nas freguesias urbanas.
Registrada em 1719, a freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Iguaçu, ou Nossa Senhora da Piedade do Caminho Velho, depois Iguaçu Velho, Dela surgiram todas as cidades que compõem a Baixada Fluminense e, junto com Niterói, Magé e Itaguaí, são as mais antigas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
No dia 1º de março de 1565, Estácio de Sá lançou os fundamentos da cidade que fora incumbido de criar na baía de Guanabara - o Rio de Janeiro. A missão de fundar a cidade estava relacionada à luta entre portugueses e franceses pelo domínio daquela região.
A cidade é mencionada oficialmente pela primeira vez quando a segunda expedição exploratória portuguesa, comandada por Gaspar lemos, chegou em Janeiro de 1502, à baía, que o navegador supôs, compreensivelmente, ser a foz de um rio, por conseguinte, dando o nome à região do Rio de Janeiro.
Maio 01, 2000. O Brasil comemorou o aniversário dos 500 anos da chegada de Pedro Álvares Cabral a seu litoral mantendo intactos todos os seus superlativos como país. É a quinta maior nação do mundo em território e a oitava economia do planeta.
Após quase 7 anos em obras, no dia 25 de janeiro, durante as comemorações do aniversário de 414 anos da cidade de São Paulo, o Palácio foi inaugurado em seu atual endereço, em frente ao Parque do Ibirapuera.
A transmissão levou ao telespectador informação e atrações musicais em uma operação conjunta da então Central Globo de Produção (CGP) e da então Central Globo de Jornalismo (CGJ). Reportagem sobre os melhores momentos do show em homenagem aos 450 anos de São Paulo, Fantástico, 25/01/2004.
A partir dos anos 1930, o Rio de Janeiro “se descobriu partido entre asfalto e morro, entre Zona Norte e Zona Sul”, afirma o antropólogo Hermano Vianna.
A região da capitania do Rio de Janeiro, pelos idos de 1640, tornou-se um centro de pesca desse cetáceo. Nos primeiros anos do século XVII, a cidade foi integrada ao sistema atlântico. Sua população, além dos europeus e dos índios, incluía africanos escravizados, que chegavam para o trabalho nos canaviais e engenhos.
Durante quase todo o século XVII, a cidade teve um desenvolvimento urbano lento. Uma rede de pequenas ruelas conectava entre si as igrejas, ligando-as ao Paço e ao Mercado do Peixe, à beira do cais. A partir delas, nasciam as principais ruas do atual centro.
Torna-se mais um estado da Federação em 1960, com a mudança da capital para Brasília, sendo nomeado como Estado da Guanabara. Rio de Janeiro é um dos estados da região Sudeste.
Em destaque, o município de São Vicente, localizado na Região Metropolitana da Baixada Santista, se ergue oficialmente como a cidade mais antiga do Brasil, embora seja apenas uma entre diversas outras localidades que compartilham das mesmas raízes históricas de quase 500 anos atrás.
Quantos habitantes tinha no Rio de Janeiro em 1900?
Em 1900, o Brasil possuía 17,5 milhões de habitantes e o Rio de Janeiro 810 mil, o que representava uma concentração de cerca de 4,6% na cidade que era a primeira metrópole do País.
Embora o título oficial de primeira cidade do Brasil pertença a São Vicente, os historiadores são unânimes em reverter os louros à exuberante Cananéia. Conta a história que, em 1531, o português Martim Afonso de Souza veio ao Brasil para fixar uma colônia projetada.