Em 2015, a cidade do Rio de Janeiro está comemorando 450 anos de fundação, e desde o final do ano passado a prefeitura vem implementando diversas iniciativas para homenagear a cidade.
O Rio de Janeiro, que completa 450 anos em primeiro de março de 2015, era uma pequena cidade quando Dom João VI desembarcou com sua corte, em 7 de março de 1808, para a tornar capital do Império Português.
As comemorações oficiais pelos 450 anos do Rio de Janeiro começaram hoje (1º), às 7h, com alvorada festiva no local onde a cidade foi fundada, na atual Fortaleza de São João, no bairro da Urca.
A transmissão levou ao telespectador informação e atrações musicais em uma operação conjunta da então Central Globo de Produção (CGP) e da então Central Globo de Jornalismo (CGJ). Reportagem sobre os melhores momentos do show em homenagem aos 450 anos de São Paulo, Fantástico, 25/01/2004.
Quando do descobrimento do Brasil, em 22 de abril de 1500, o território paulista era habitado por diversas tribos indígenas. No litoral, do norte até o centro (hoje região de Santos), eram os Tamoios e os Tupinambás; do centro mais para o sul eram os Tupiniquins e no extremo sul do Estado eram os Carijós.
Aniversário de São Paulo: entenda relação da Alesp com a cidade que completa 470 anos. A cidade de São Paulo completa, hoje, 470 anos de fundação. Capital do Estado, o município é sede da Assembleia Legislativa de São Paulo, o maior Parlamento da América Latina, desde seu surgimento, em 1835.
Maio 01, 2000. O Brasil comemorou o aniversário dos 500 anos da chegada de Pedro Álvares Cabral a seu litoral mantendo intactos todos os seus superlativos como país. É a quinta maior nação do mundo em território e a oitava economia do planeta.
Durante quase todo o século XVII, a cidade teve um desenvolvimento urbano lento. Uma rede de pequenas ruelas conectava entre si as igrejas, ligando-as ao Paço e ao Mercado do Peixe, à beira do cais. A partir delas, nasciam as principais ruas do atual centro.
A região da capitania do Rio de Janeiro, pelos idos de 1640, tornou-se um centro de pesca desse cetáceo. Nos primeiros anos do século XVII, a cidade foi integrada ao sistema atlântico. Sua população, além dos europeus e dos índios, incluía africanos escravizados, que chegavam para o trabalho nos canaviais e engenhos.
No início do século XX, a cidade do Rio de Janeiro enfrentava sérios problemas sociais. Epidemias de doenças como a febre amarela assolavam os cortiços imundos da região central. O saneamento básico era precário e a população concentrava-se no Centro da cidade em condições precárias de higiene.
O Aniversário do Rio de Janeiro é Comemorado em 1 de março na capital carioca. A cidade do Rio de Janeiro é internacionalmente conhecida como uma das mais belas do mundo, pelas suas incríveis paisagens naturais e pelo caloroso e divertido povo carioca.
Quando os portugueses descobriram o Rio de Janeiro?
A cidade é mencionada oficialmente pela primeira vez quando a segunda expedição exploratória portuguesa, comandada por Gaspar lemos, chegou em Janeiro de 1502, à baía, que o navegador supôs, compreensivelmente, ser a foz de um rio, por conseguinte, dando o nome à região do Rio de Janeiro.
Durante os anos de 1800, o Rio foi palco de grandes acontecimentos políticos. A independência do Brasil foi consolidada e os nossos dois reinados foram sediados nessa mesma cidade. Ao fim desse mesmo século, o Rio de Janeiro também foi o lugar em que o decreto que acabava com a escravidão foi assinado, em 1888.
“Nas Décadas de 1860 e 1870, o Rio de Janeiro, Capital do Império Brasileiro, era um dos lugares mais seguros para se viver, enquanto a Europa e as Américas viviam em Guerras civis fratricidas (Guerra Austro-Prussiana, Guerra Franco Prussiana, as guerras do Risorgimento, a Guerra dos Ducados de Elba, a Guerra Civil ...
Rio de Janeiro em 1920 era a maior cidade do país, o maior centro comercial, além de ser a Capital Federal. Contava com 1.147.559 habitantes, segundo fonte do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio4 . Des- tes, 790.823 viviam nas freguesias urbanas.
A cidade recebeu o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro, em homenagem ao rei de Portugal na época: dom Sebastião. E por que Rio de Janeiro? O nome tem origem em um engano dos portugueses: quando chegaram pela primeira vez à entrada da baía de Guanabara, em janeiro de 1502, pensaram que se tratava da foz de um rio.
Apesar desse contexto de hegemonia econômica e política, curiosamente, São Paulo nunca foi uma capital federal, tal como foram Salvador (1549-1763) e Rio de Janeiro (1763-1960), e como é Brasília, atualmente.
Na véspera da chegada dos europeus à América em 1500, calcula-se que o atual território do Brasil (a costa oriental da América do Sul) fosse habitado por dois milhões de indígenas, do norte ao sul. Segundo Luís da Câmara Cascudo, os tupis foram o primeiro agrupamento "indígena que teve contacto com o colonizador".
"O país vivia o começo do esgotamento da República Velha, que tinha a hegemonia das oligarquias agrárias regionais e com mais de 80% de sua população vivendo no meio rural", explica. "Havia pelo menos duas grandes contradições na estrutura econômico-social do país."
Em destaque, o município de São Vicente, localizado na Região Metropolitana da Baixada Santista, se ergue oficialmente como a cidade mais antiga do Brasil, embora seja apenas uma entre diversas outras localidades que compartilham das mesmas raízes históricas de quase 500 anos atrás.
JERICÓ Cidade da Palestina fica em território hoje comandado pela Cisjordânia. Os primeiros indícios de civilização de Jericó datam de cerca de 9 mil a.C — cerca de 11 mil anos de idade.
Embora o título oficial de primeira cidade do Brasil pertença a São Vicente, os historiadores são unânimes em reverter os louros à exuberante Cananéia. Conta a história que, em 1531, o português Martim Afonso de Souza veio ao Brasil para fixar uma colônia projetada.