Sequência didática corresponde a um conjunto de atividades articuladas que são planejadas com a intenção de atingir determinado objetivo didático. É organizada em torno de um gênero textual (oral ou escrito) ou de um conteúdo específico, podendo envolver diferentes componentes curriculares.
Sequência didática: como desenvolver essa estratégia?
Apresentação da proposta aos alunos. Antes de mais nada, o professor precisa apresentar aos alunos a proposta dessa estratégia e justificar sua importância no processo de ensino e aprendizagem. ...
Como fazer uma sequência didática de acordo com a BNCC?
Itens para fazer uma sequência didática:
Habilidades da BNCC (ou do currículo do seu sistema de ensino); Tempo de duração desta sequência; Forma de organização da turma; Descrição das aulas pensando em introdução, desenvolvimento e conclusão.
COMO FAZER SEQUÊNCIA DIDÁTICA | DICAS para PROFESSORES INICIANTES | PLANEJAMENTO para PROFESSORES
Como elaborar uma sequência didática passo a passo?
A receita para que a sua sequência seja um sucesso é bem simples: valorizar os conhecimentos prévios dos alunos; entender as suas dúvidas e demandas; fazer uso de conteúdos relacionados ao seu cotidiano, interativos e dinâmicos; colocar tudo isso em um bom planejamento estratégico e pronto!
Uma Sequência Didática, mais conhecida como SD, nada mais é que uma forma de organizar, metodologicamente, de forma sequencial, a execução das atividades. Elas ajudam a melhorar a educação e a interação do professor e aluno, e deste com os demais colegas, em relação aos assuntos propostos pela BNCC e com seu entorno.
Conteúdos a serem trabalhados: É possível utilizar em qualquer disciplina ou conteúdo pragmático. Habilidades da BNCC a serem desenvolvidas: Para fazer uma sequência didática de acordo com a BNCC busque na própria BNCC. Tempo de execução da sequência didática: de 4 a 6 aulas de 50 mim.
Como exemplo de uma sequência didática podemos citar?
Como exemplo de uma sequência didática, podemos citar um projeto de estudo interdisciplinar denominado O tempo no ritmo dos astros. Ele é interdisciplinar pois envolve habilidades tanto da área das Ciências da Natureza, como da área de Matemática.
A sequência didática é uma forma de articular diferentes atividades para ensinar um conteúdo. Ela é diferente da aula – uma unidade didática com começo, meio e fim, e que dura apenas um dia.
O sistema educacional clássico, em sala de aula, pode ser modelizado pela relação entre três elementos: o professor, o aluno e o conteúdo a ser aprendido.
A proposta didática dos Três Momentos Pedagógicos (3 MPs) – Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento – (DELIZOICOV; ANGOTTI, 1990; DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002; 2009), é atualmente incorporada em diversas propostas de ensino, desde a elaboração de materiais didáticos até ...
Segundo Zabala, sequência didática é definida como “Um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos.” (ZABALA, 1998, p. 18).
Sequência é todo conjunto ou grupo no qual os seus elementos estão escritos em uma determinada ordem. No estudo da matemática estudamos um tipo de sequência: a sequência numérica. Essa sequência que estudamos em matemática é composta por números que estão dispostos em uma determinada ordem preestabelecida.
Essa proposta foi desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que a definem da seguinte forma: “conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero textual oral ou escrito”, com intuito de “dar acesso aos alunos a práticas de linguagem novas ou dificilmente domináveis” ( ...
O modelo de Sequência Didática apresentado inclui elementos como identificação da sequência, objetivos de ensino, conteúdo a ser desenvolvido, metodologia, recursos e avaliação.
Sequência Didática é um conjunto de aulas planejadas e analisadas previamente com a finalidade de observar situações de aprendizagem, envolvendo os conceitos previstos na pesquisa didática [...]
O que é uma sequência didática dentro da metodologia de ensino de filosofia?
A Sequência Didática buscou desenvolver a reflexão e a construção de novos conhecimentos por constelação com o objetivo de possibilitar, durante sua aplicação, momentos e espaços de atitude reflexiva e crítica, a produção de conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia intelectual e a compreensão da realidade social.
Uma Sequência Didática é um conjunto de atividades planejadas e executadas de forma a atingir um objetivo educacional específico. Baseada na BNCC, a metodologia das Sequências Didáticas tem como característica principal a realização de uma série de etapas que, se bem executadas, garantem o alcance do objetivo proposto.
Qual a diferença entre projeto e sequência didática?
Os Projetos são mais duradouros. As Sequências são mais curtas. Elas também podem estar dentro de um Projeto, pois enquanto a Sequência é bem pontual, os Projetos são mais amplos.
Por apresentar uma estrutura de aulas mais dinâmicas e interativas, ela faz com que os estudantes participem mais ativamente das aulas, e mostra o caminho pelo qual o educador precisa seguir para chegar no seu objetivo final de ensino e aprendizagem.
As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação.
Tarefas sequenciais podem ser tarefas de pendências, tarefas de chamada, ou tarefas de administração. Como as tarefas de colaboração dependem da interação entre pessoas e não interagem diretamente com processos, elas não podem ser tarefas sequenciais.
Uma sequência didática pode ser considerada como um conjunto organizado de materiais de ensino destinados a ensinar/permitir aprendizagem de um determinado conteúdo. Uma SD deve ser composta de recursos de ensino para alunos e orientações para o professor.