Fernando Ramos da Silva (São Paulo, 29 de novembro de 1967 — Diadema, 25 de agosto de 1987) foi um ator brasileiro, célebre por interpretar o protagonista de Pixote, a Lei do Mais Fraco.
Fernando Ramos da Silva, protagonista do filme 'Pixote, a Lei do Mais Fraco', foi morto por policiais aos 19 anos após ser flagrado roubando. O caso dele, onde a realidade imitou a ficção, foi mostrado por Caco Barcellos em seu livro 'Rota 66 - a História da Polícia Que Mata'.
Devido à influência dos irmãos, retornou à criminalidade, sendo morto por policiais militares em 1987. Segundo a esposa, a PM executou Pixote. A rápida trajetória de Fernando foi contada pelo diretor José Joffily, em seu filme Quem Matou Pixote?, lançado em 1996.
Já testemunhas e familiares afirmaram que o ator estava desarmado. Fernando Ramos da Silva morreu em 25 de agosto de 1987, aos 19 anos. A história trágica do ator foi contada no longa Quem Matou Pixote? (1996), dirigido por José Joffily e com Cassiano Carneiro no papel principal.
é um filme de drama biográfico brasileiro de 1996, dirigido por José Joffily e roteirizado pelo próprio diretor em colaboração com Paulo Halm, José Louzeiro e Jorge Durán. O filme é estrelado por Cassiano Carneiro e conta a curta trajetória de Fernando Ramos da Silva, como ator e como pessoa.
Filha do ator que viveu ‘Pixote’ e foi morto pela polícia fala pela primeira vez em 30 anos
Como está Pixote hoje?
Fernando Ramos da Silva (São Paulo, 29 de novembro de 1967 — Diadema, 25 de agosto de 1987) foi um ator brasileiro, célebre por interpretar o protagonista de Pixote, a Lei do Mais Fraco. Foi morto pela Polícia Militar de São Paulo.
Mas Fernando Ramos da Silva, de 19 anos, foi, mais do que um rosto, uma história conhecida pelos brasileiros: ele era Pixote, personagem-título de um filme de Hector Babenco.
Formado em 1993 na zona leste da cidade de São Paulo (SP), o grupo completa de fato 30 anos em 2023 e festeja a efeméride com a gravação ao vivo do show Trintou, programado para ter participações de Belo, Ludmilla, Péricles, Thiaguinho e Xanddy Harmonia.
Em 1980, aos 12 anos, Fernando Ramos da Silva foi escolhido para o papel principal de "Pixote, a Lei do Mais Fraco", filme dirigido por Hector Babenco.
Fernando Ramos da Silva nasceu em uma família pobre na periferia de Diadema, cidade localizada na grande São Paulo. Sem dinheiro e filho de uma família com muitos irmãos, era mais um pequeno brasileiro que não conseguia alcançar a cidadania e a dignidade.
Dodô e Lilian Mayumi têm três filhos, nascidos do relacionamento. Após a decisão conjunta do casal, Luís Felipe, de 15 anos, Pedro Paulo, de 13, e Mirela, de 12 anos viverão uma nova vida com os pais distantes.
O multi-campeão mundiaL de jiu-jítsu Leandro Pereira do Nascimento Lo, de 33 anos, morreu neste domingo (7) após levar um tiro na cabeça durante o show do grupo de pagode Pixote, que acontecia no Clube Sírio, no bairro de Indianópolis, na Zona Sul de São Paulo.
O primeiro CD do grupo, “Brilho de cristal”, foi lançado por um selo independente criado pelo grupo em 1995, quando a idade média dos componentes era de 16 anos. O segundo CD, “Tão inocente”, foi lançado em 1998, destacando-se as músicas “Bombom demais” e “Saudade de nós”.
Foi aí que soaram oito disparos de calibre 38, acabando com a vida do rapaz morador da comunidade. Ele era conhecido como o eterno protagonista do premiado filme Pixote, a lei do mais fraco (1981), do diretor Hector Babenco.
Amigos (e adversários no futebol) fazem duas apostas para o Majestoso deste domingo. A amizade entre Jô, atacante do Corinthians, e Dodô, torcedor do São Paulo e vocalista do grupo de pagode Pixote, é antiga.
Lilian Mayumi, ex-mulher de Dodô, vocalista do Pixote, foi até as redes sociais para cobrar o cantor o valor da mensalidade da escola dos três filhos que têm juntos.
Dodô e Lilian foram casados por 12 anos e são pais de Luís Felipe, de 17 anos, Pedro Paulo, de 15 anos, e Mirela, de 14 anos. O casamento chegou ao fim em novembro, de 2021.
O pagodeiro Dodô do grupo Pixote tem sido cobrado pela internet por supostamente não ter ajudado a pagar a escola de seus filhos. A cobrança foi feita por Lilian Mayumi, ex-mulher do artista.
Um desses era Fernando Ramos da Silva, o Pixote. Vindo de Diadema, o menino tinha apenas 13 anos quando o filme foi lançado. No filme, o garoto é levado para o reformatório aos 10 anos e presencia o tratamento negligente e violento por parte dos agentes.
Em 1995, finalmente lançavam o primeiro disco, “Brilho de Cristal”, onde o grupo estourou com a faixa de mesmo nome e com Cada Um Cada Um, principalmente no interior e na capital paulista.
Lilian Mayumi cobrou publicamente dívida de R$ 12.320,00 do ex-marido e mostrou conversa de WhatsApp entre os dois. Após ser cobrado publicamente no último domingo (7) pela ex-mulher, Lilian Mayumi, o cantor Dodô, vocalista do Pixote, afirmou que "qualquer débito escolar, se houver, será sanado".