O cálculo da regra de três simples é utilizado quando pretende-se descobrir a proporção entre duas grandezas, sejam elas direta ou inversamente proporcionais. Quando as grandezas são diretamente proporcionais, basta calcular diretamente os elementos. Por exemplo: Um carro percorreu, em duas horas, 90 quilômetros.
Foram os árabes na idade média que trouxeram a regra de três. Leonardo de Pisa no século XIII em seu livro Liber Abaci, difundiu os princípios desse método, dando-o o nome que conhecemos hoje como "Regra de Três Números Conhecidos".
COMO E QUANDO FAZER REGRA DE 3 || Matemática Básica
Quantas regras de 3 existe?
Existem duas formas de aplicar-se a regra de três, a regra de três simples, quando o problema envolve duas grandezas, e a regra de três composta, quando o problema envolve mais grandezas.
A regra de três é uma técnica usada para encontrar uma medida quando conhecemos outras três, desde que essas quatro medidas formem uma proporção. Esse método, conhecido como regra de três, faz uso de alguns conhecimentos importantes: propriedade fundamental das proporções, grandezas e medidas, razões e proporções.
É uma técnica que nos ajuda a entender como diferentes grandezas se relacionam e como uma mudança em uma delas afeta a outra. Em nosso exemplo da viagem de carro, a regra seria usada para calcular quanto tempo levaria para percorrer os 240 km a uma velocidade média de 60 km/h.
A regra de três simples é utilizada para problemas com somente duas grandezas. Ela é aplicada quando conhecemos três valores, dois de uma grandeza e um de outra. Já a regra de três composta é aplicada em situações um pouco mais complexas, envolvendo mais de duas grandezas.
O que é a regra de três? Na prática, a regra de três simples é um método para resolver problemas que envolvem a proporcionalidade direta ou inversa entre duas grandezas. Por exemplo, se 5 litros de tinta cobrem 10m², quantos litros são necessários para cobrir 20m²?
A regra de três é uma técnica matemática essencial nos cálculos de enfermagem, especialmente para ajustar dosagens de medicamentos. Por exemplo, se um medicamento é prescrito em 2 mg/kg e o paciente pesa 50 kg, utilizamos a regra de três simples: 2 mg x 50 kg = 100 mg do medicamento.
Sempre que utilizarmos a regra de três no intuito de determinar porcentagens, devemos relacionar a parte do todo com o valor de 100%. Obs.: Nas situações envolvendo uma porcentagem, realizamos a multiplicação cruzada por ser uma grandeza diretamente proporcional. Portanto, 95% de R$ 105,00 é igual a R$ 99,75.
Como saber se uma regra de três é inversamente proporcional?
Uma maneira de verificar se as grandezas são diretamente proporcionais ou não é supor o crescimento (↑) de uma delas. Caso aconteça o crescimento da outra grandeza, elas são diretamente proporcionais; caso contrário, são inversamente proporcionais. A mesma ideia vale para o decrescimento (↓).
* A regra de três simples se originou na China e foi pra Arábia através da India, onde Brahmagupta e Bháskara a tratavam por essa mesma designação [ Regra de Três Simple].
A regra de três simples pode ser de duas maneiras: direta, quando as grandezas envolvidas são diretamente proporcionais; inversa, quando as grandezas envolvidas são inversamente proporcionais.
Enquanto isso, a regra de três composta terá utilização quando há mais de duas grandezas envolvidas e é necessário encontrar uma relação proporcional entre elas. Então, ela envolve três ou mais grandezas em uma cadeia de proporções.
Fazer regra de 3 no Excel é mais simples do que se imagina. Basicamente, você só precisa colocar os dados na tabela, ver qual é a incógnita e, depois, realizar uma multiplicação. Você vai chegar ao mesmo resultado que chegamos no cálculo manual: 10 horas (600 minutos) para a produção de 1000 embalagens.
Formaremos frações e, para tanto, devemos seguir o sentido das setas. Quando a seta está voltada para baixo, mantemos o sentido numerador/denominador. Nesse sentido, quando a seta está para cima, devemos inverter a fração.
A regra de três simples é um mecanismo da matemática utilizado para resolver problemas que envolvem 2 grandezas que são diretamente ou inversamente proporcionais. Na regra de três simples a descoberta da incógnita se dá a partir do conhecimento de outros três valores que compõem o problema.
De modo geral, podemos afirmar que a regra de três simples é utilizada para a resolução de problemas que envolvem duas grandezas direta ou inversamente proporcionais. O nome da regra vem do fato de que relacionamos três valores conhecidos para determinar um valor procurado, que podemos chamar de quarta proporcional.