Casamento: No casamento, os noivos passam a usar as alianças de ouro no anelar da mão esquerda. Já a noiva que optou por usar o anel solitário durante o noivado, ela pode continuar usando esse anel tanto na mão esquerda junto com o anel de casamento quanto na mão direita, ambos no dedo anelar.
Se no pedido de noivado a noiva for presenteada com uma aliança, essa deve ser colocada na mão direita e depois do casamento ou no altar, passada para a mão esquerda. Já se na hora do pedido o noivo der um anel de noivado, que geralmente são solitários, a tradição diz que devem ser colocados na mão esquerda.
Durante todo o noivado, ele e ela usarão as alianças no dedo anelar da mão direita. Após o casamento, as alianças passam para o dedo anelar da mão esquerda.
A teoria mais conhecida é a de que a mão direita sempre foi símbolo de poder e decisão e a esquerda de submissão, assim usar uma aliança na mão esquerda representaria a submissão da mulher ao companheiro em virtude do compromisso assumido.
A maioria dos casais usa a aliança no dedo anelar.
Aqueles que o usam na mão esquerda provavelmente já ouviram falar da antiga crença romana de que esse dedo está diretamente ligado ao coração através de uma veia chamada “vena amoris” ou “veia do amor”.
EM QUAL DEDO E MÃO USAR ALIANÇA, ANEL DE COMPROMISSO ( MÃO DIREITA OU ESQUERDA / DEDO ANELAR )
Porque vem 3 alianças de namoro?
O número 3 está relacionado à liberdade de expressão e alto astral. Pessoas que escolhem alianças com três pedras buscam sempre surpreender, de forma muito positiva, quem é especial na vida delas. Se você gosta de viver altas aventuras ao lado da pessoa amada, a escolha ideal são alianças com três pedras.
A aliança de casamento deve ser usada na mão esquerda, no dedo anelar. É difícil indicar com precisão a história dessa tradição, já que varia conforme a cultura, a religião predominante e a localização dos povos.
A maioria dos homens que usam alianças ou anéis noivado optam por não usar um anel no dedo médio da mesma mão, pois tal poderá danificar os dois anéis quando tocam um no outro.
O anel foi criado pelo povo egípcio, que o usava para representar a eternidade. Desde então, existe a crença que os anéis emanam energia e estão ligados até com a escolha de qual mão usar: na direita, ele atrai força e poder; já na esquerda, traz sabedoria.
Nesse caso, o solitário é colocado no dedo anelar da mão esquerda, onde se dizia que ficava a veia amoris (veia do amor). Ao combinar com a aliança de casamento, carrega o significado de amor vindo do coração. Contudo, ele não é usado apenas como anel de noivado, aparador ou qualquer outro uso relacionado ao casamento.
As alianças de casamento são as que vão acompanhar o casal por toda a vida. Feitas tradicionalmente em ouro, devem ser utilizadas na mão esquerda. A tradição diz que as alianças de casamento podem ser as mesmas do noivado, mas é necessário mudá-las da mão direita para a esquerda após oficializar o casamento.
O indicador está ligado à autoridade e liderança. O dedo médio é frequentemente associado à individualidade e à expressão pessoal. O anelar é tradicionalmente usado para alianças, simbolizando compromisso e união. Por fim, o dedo mínimo está associado à comunicação e habilidades interpessoais.
Diferente de um anel de noivado ou uma aliança, o anel usado na mão direita pode significar que a mulher comprou para si mesma, e não quer que seja confundido com um anel de compromisso, por exemplo.
A aliança de namoro ouro é ocasionalmente utilizada, pois o mais comum é que durante a essa fase do relacionamento, a peça seja de prata. No entanto, isso não quer dizer que os casais não possam escolher uma aliança de namoro ouro, especialmente entre os que possuem mais condições.
Como eles acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração, passaram a usar nele um anel de ferro imantado, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro. O costume foi adotado pelos romanos e o Vaticano manteve a tradição.
No Brasil, a tradição é que a aliança de noivado (que é também aliança de casamento) seja usada no dedo anelar da mão direita. Após o casamento, o compromisso é selado e a aliança passa para o dedo anelar da mão esquerda; Nos EUA, a tradição é que o anel de noivado seja usado pela noiva no dedo anelar da mão esquerda.
Em qual mão usar a aliança de namoro? As alianças de namoro são popularmente usadas na mão direita, no dedo anelar, ou seja, no quarto dedo da mão direita.
O anel de noivado, no momento que é dado para a noiva, deve ser colocado no dedo anelar da mão esquerda. O noivo permanece sem usar nada durante o noivado. No dia do casamento, o anel pode ser usado junto com a aliança, que também será colocada na mão esquerda. Ou o anel pode ser trocado para a mão direita.
Usar as duas alianças permite que você crie um estilo personalizado e único. Você pode combinar diferentes modelos, pedras ou estilos para expressar sua individualidade e gosto pessoal. Usar as duas alianças juntas pode adicionar volume ao seu conjunto de joias.
Como os anéis são filtros de energia, é aconselhável evitar usá-los nesse dedo, pois podem atrapalhar a captação de boas vibrações, uma vez que o polegar é considerado como o dedo do livre arbítrio, da verdade e da natureza. Anéis usados nesse dedo têm o poder de influenciar a opinião das pessoas.
O anel solitário representa o amor e serenidade de uma relação entre duas pessoas, por isso, ele é muito usado para pedidos de casamento. Esse é um dos tipos de acessórios mais usados em todo o mundo devido sua rica simbologia.
Passar para a frente. A primeira e mais "rentável" alternativa é vendê-la em alguma casa especializada em metais preciosos. No entanto, não espere sair com o mesmo dinheiro pago na aliança, uma vez que ela perde valor assim que sai da loja. É que, quando você a compra, paga o design, mão de obra e grife daquela peça.
Porque as alianças de casamento tem que ser de ouro?
Primeiramente, o ouro é um metal precioso associado à durabilidade, beleza e valor atemporal, refletindo a natureza eterna do compromisso matrimonial. Além disso, o ouro possui uma história rica e simbólica em muitas culturas ao redor do mundo, sendo considerado um símbolo de amor, prosperidade e estabilidade.
A aliança significa a eternidade, pois o círculo não tem começo nem fim. Esse colar com duas alianças entrelaçadas mostra o amor do casal para a vida eterna. As alianças são super delicadas e cravejadas com pedras na cor cristal, que trazem elegância ao look!