O nitrato de potássio é utilizado para preservar carnes e também para a produção de embutidos, como salsichas e linguiças. O salitre atua, na verdade, em processos da indústria alimentícia, conservando a cor e sabor das carnes, além de ser uma proteção contra os micro-organismos.
Essa substância é usada com a finalidade de adubos, fertilizantes, produção de explosivos (pólvora e fogos de artifício) e, em pequena quantidade, na indústria de alimentos para produção de carnes curadas e embutidos.
Salitre na comida? O salitre é uma substância utilizada em alguns restaurantes que trabalham com rodízio porque causam a impressão de saciedade muito mais rapidamente ao consumidor. Desta forma, diminuindo a quantidade consumida.
Salitre é um fertilizante ideal para a aplicação em cobertura, utilizado para apressar ou reforçar o desenvolvimento das plantas. Seus nutrientes encontram-se em um grânulo só, sendo assim, oferece uma distribuição mais uniforme dispondo os nutrientes para as plantas de forma mais equilibrada.
O alto consumo destes produtos pode ser prejudicial à saúde, pois as bactérias do intestino convertem os nitratos, como o salitre, em nitritos, que reagem com compostos nitrogenados e transforma-se em nitrosaminas, substâncias potencialmente cancerígenas que também podem causar anomalias fetais.
Aplicação: O salitre pode ser aplicado diretamente ao solo ou diluído em água e pulverizado no solo. A dosagem deverá ser determinada por meio da análise do solo, mas em plantas ornamentais pode-se usar a dose de uma colher de sopa para vasos médios e grandes e, uma colher de chá para vasos pequenos.
O SALITRE DIMY estimula a vegetação e proporciona uma cor mais intensa as plantas. MODO DE USAR: Em canteiros de flores e hortas utilizar 30g/m². Para outras formas de utilização ver a embalagem. PRECAUÇÕES : Deve-se irrigar bem o local onde o fertilizante foi colocado.
O salitre é o nitrato de potássio, tendo aspecto semelhante ao sal de cozinha. Sua origem parte de nitrato de sódio, que pode ser encontrado em desertos chilenos. Em síntese, o nitrato de sódio passa por uma processo químico junto a uma solução de cloreto de potássio, originando o salitre no final.
Qual a função dos nitritos e nitratos nos alimentos? O uso de nitratos e nitritos têm a função de inibir o crescimento de ações microbianas, conservando os alimentos. Além disso, eles são usados como fixadores de cor e de sabor, principalmente na indústria de carne.
O salitre manifesta-se na forma de depósito esbranquiçado nas paredes de casa. Normalmente aparece devido ao aumento da humidade de um lençol freático. A presença de sais minerais nos capilares está na origem deste agente nocivo. Esta substância esbranquiçada tem a capacidade de atravessar a alvenaria.
O Salitre é um fertilizante ideal para aplicações em cobertura, qualidade importante quando se deseja apressar ou reforçar o desenvolvimento das plantas, mesmo após ocorrerem condições desfavoráveis (seca, geada, chuvas excessivas etc.). Contém também enxofre, sódio, magnésio e boro.
Aspecto: Massas na forma de pérolas ou pó granuloso de cor branca opaca a branca levemente rosada, ou ainda cristais transparentes, incolores a levemente amarelado, e inodoro.
Também conhecido como Salitre, o nitrato de potássio é um dos fertilizantes utilizados para suprir as demandas de nitrogênio e potássio das plantas. Esses são dois dos três macronutrientes mais exigidos e consequentemente os que levam aos maiores gastos nos sistemas produtivos.
É um fertilizante mineral de alta pureza e solubilidade. Não perde nitrogênio por volatilização, não causa acidez no solo, aumenta a absorção de potássio, cálcio e magnésio. Apresenta menor salinidade devido à ausência de cloro, e ainda fornece sódio, elemento benéfico para várias culturas.
"É muito mais provável que a 'sensação de estufamento' ao comer em certos restaurantes seja causada pela quantidade de comida e a rapidez com a qual ela é ingerida, e não a presença dessa substância", afirma a especialista. Evitar o quanto for possível os embutidos , então, é que seria a melhor tática contra o salitre.
É similar ao salitre, porém contém uma maior concentração de Nitrogênio. Por isso deve-se ter cuidado na utilização da uréia, pois em doses altas, pode “queimar” as plantas. Sempre regar abundantemente após aplicação.
Após a poda, a grama pode ser adubada com substrato e fertilizante. Os substratos corrigem o pH (acidez) do solo, repõem o nitrogênio e magnésio que são essenciais no desenvolvimento das plantas, além de melhorarem a capacidade de retenção da água e a aeração do solo.
Durante a primavera, para se ter uma grama sempre verde é preciso realizar a irrigação frequentemente, especialmente quando as temperaturas estiverem mais altas. Nesses casos, você pode irrigar a área até duas vezes por dia, de preferência durante a manhã e nunca de noite, já que isso favorece a proliferação de fungos.
Efeitos adversos à saúde humana: Inalação: Irritação das vias respiratórias Pele: Irritação da pele e membranas mucosas Olhos: Irritação grave Ingestão: Em grandes quantidades, causa gastroenterite violenta Efeitos ambientais: Evitar o escoamento para esgotos, córregos, rios, fontes ou veios d´água.
Quimicamente conhecido como Nitrato de Potássio, o salitre é um tipo de sal, que em contato com a água, provoca sérios danos as estruturas de um imóvel.