Os indexadores fornecem informações dos artigos originais ao leitor para facilitar a localização do material de interesse sem que seja necessário procurar minuciosamente todos os periódicos da área em questão.
De acordo com Santos (2019) o ato de indexar periódicos científicos é um processo de seleção pelo qual as revistas adequam-se a critérios definidos pelo indexador. Para saber se um periódico é ou não indexado, você deve pesquisar na própria base de dados.
Um indexador é um índice ou uma taxa de referência usada como fator de reajuste de contratos na economia ou para determinar a rentabilidade de um investimento de Renda Fixa pós-fixado.
Em tese, os indexadores fornecem informações sobre os artigos, possibilitando ao leitor encontrá-lo por meio de dados como: autor, título do artigo, título da publicação, ano, volume e/ou número do fascículo, número de páginas, entre outros.
Os indexadores fornecem informações dos artigos originais ao leitor para facilitar a localização do material de interesse sem que seja necessário procurar minuciosamente todos os periódicos da área em questão.
As revistas não indexadas são freqüentemente consideradas como tendo qualidade científica inferior às revistas indexadas. Com o surgimento de periódicos de acesso totalmente aberto e periódicos on-line, determinar a confiabilidade das publicações e de seus editores tem se tornado mais desafiador.
O objetivo principal da indexação é garantir a capacidade de pesquisar e recuperar instantaneamente as informações contidas nos documentos digitalizados.
São fontes de informação que reúnem publicações científicas em um único lugar, com intuito de facilitar a pesquisa, sem que seja necessário fazer buscas específicas por periódico.
Para saber se a revista é indexada você pode procurar diretamente nas bases de dados. Algumas bases de dados são específicas de algumas áreas, como o Medline que é exclusivo da área de saúde.
Todas as revistas avaliadas pelo Qualis Capes são automaticamente incluídas em seu catálogo. Caso a sua não esteja no catálogo, basta enviar uma mensagem pra eles pelo Fale Conosco solicitando a inclusão. http://diadorim.ibict.br/submit Diadorim é um indexador do próprio Ibict e mantém uma boa base de revistas.
A catalogação de assuntos está ligada a construção de catálogos em bibliotecas enquanto a indexação está ligada à construção de índices bibliográficos que produzem base de dados. O bibliotecário, como gestor da informação, deve constantemente aprimorar seus conhecimentos e habilidades gerenciais.
O que significa dizer que uma página foi indexada?
Isso significa que o URL precisa estar vinculado a uma página conhecida ou a um sitemap. Para um site novo, o ideal é solicitar a indexação da página inicial. Assim o Google vai começar a rastrear o conteúdo do site. No caso de partes ausentes de um site, confira se elas estão vinculadas corretamente.
Basicamente, a vantagem é uma maior velocidade para acessar os dados, e a desvantagem é um desempenho menor para realizar inserções e alterações no banco.
Os indexadores, também chamados de índices de mercado ou indicadores macroeconômicos, são taxas de referência muito usadas para acompanhar o desempenho da economia, avaliando tendências de consumo e disponibilidade de crédito no Brasil.
São bases de dados que reúnem informações sobre artigos e publicações de diferentes áreas e, a partir disso, diferentes usuários da web encontram estas revistas com mais facilidade quando pesquisam na rede temas relacionados a esta publicação.
O International Standard Serial Number (ISSN), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído.
Mas, para saber se a revista é indexada você pode procurar diretamente nas bases de dados. Algumas bases de dados são específicas de algumas áreas. Como o Medline que é exclusivo da área de saúde. Mas, para quem está interessado em uma base de dados mais ampla pode optar por procurar o periódico desejado na SciELO.
A1 e A2: contempla periódicos de excelência internacional; B1 e B2: abrange os periódicos de excelência nacional; B3, B4, e B5: considera os periódicos de média relevância; C: contempla periódicos de baixa relevância, ou seja, considerados não científicos e inacessíveis para avaliação.