O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
A origem do marketing não tem uma data definida, mas em torno dos anos 1940 foram publicados artigos que já tratavam das bases desse conceito, como o estudo do americano Walter Scott sobre a influência da psicologia na propaganda e o artigo sobre as “leis de gravitação do varejo”, de William J. Reilly.
Em qual década começa a surgir a era do marketing?
Anos 50. Década que marca o começo do marketing no Brasil. Era um período de industrialização e de grandes mudanças tecnológicas marcadas pelo governo de Juscelino Kubistchek.
O marketing direto se iniciou há muitos anos, por volta de 1872. Segundo consta, um dos pioneiros do marketing direto, Aaron Montgomery, produziu o primeiro catálogo e o enviou por correspondência diretamente a seus clientes. Porém o termo, marketing direto só foi cunhado quase 100 anos depois por Lester Wunderman.
Essa definição vai ao encontro do que diz Philip Kotler, que define o marketing como: “a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com lucro.
Vale falar que marketing é uma palavra do idioma inglês, sendo derivada de market (mercado). Por isso, o marketing é muito além de vender um produto ou serviço e engloba também outras atividades relacionadas ao mercado.
O Quinta Retrô especial Se Joga, relembra a importância nome da Tribo dos Inovadores: Philip Kotler, o pai do marketing. Natural de Chicago, Philip Kotler nasceu em 27 de maio de 1931, na cidade de Illinois.
Podemos dizer que hoje vivemos na era descrita como Marketing 4.0. Por mais que a teoria do Marketing 1.0, 2.0 e 3.0 seja extremamente atual, Philip Kotler foi além e lançou o Marketing 4.0.
Qual das invenções abaixo facilitou o desenvolvimento do marketing?
Uma das invenções que facilitou o desenvolvimento do marketing foi a prensa tipográfica de Gutenberg, de 1450, que revolucionou a comunicação e facilitou o processo de distribuição intelectual.
Segundo Kotler (Kotler, 2017) o marketing pode ter seu processo de evolução em 4 etapas, sendo: Marketing de Produto; o Marketing voltado ao consumidor; o Marketing centrado em valores e até agora o Marketing digital. Quem garante que já não estariamos na 5 etapa ?
Marketing é a atividade que promove produtos e serviços para gerar interesse e satisfazer as necessidades dos consumidores. Sua principal finalidade é entender o comportamento do público, posicionar a marca no mercado e gerar relacionamentos lucrativos para ambas as partes.
Existem 7 etapas do processo de marketing: reconhecimento do setor com análises de mercado; definição do público-alvo e da persona; posicionamento da marca; determinação de objetivos; escolha do mix de marketing; desenvolvimento de estratégias; e monitoramento dos resultados.
Afinal, quais são os 4 Ps e o papel de cada um deles? O composto de marketing conta com Ps, que são: produto, preço, praça e promoção. Eles devem orientar o planejamento de marketing, cada um à sua maneira, além de influenciar a aplicação dos recursos.
O mix de marketing clássico, estabelecido por James Culliton, professor de marketing da Universidade de Harvard, em 1948, e expandido por Jerome McCarthy, incorpora Produto, Preço, Praça e Promoção em uma teoria de marketing que tem sido importante para o setor por mais de 70 anos.
O conceito de Marketing é difundido desde 1902, com uma série de cursos nos Estados Unidos – e nasceu com a preocupação acerca de distribuição de produtos agrícolas (o que hoje entenderíamos como o “P” de Ponto ou Praça). Então, é possível entender como surgiu o Marketing!
comercializar produtos na Roma Antiga. Foi nos Estados Unidos, porém, na década de 40, que a prática do Marketing despontou, em razão da necessidade de esforço adicional para incrementar as vendas. Anteriormente, esse esforço era desnecessário, pois tudo o que era produzido, era vendido.
A evolução do Marketing, segundo Philip Kotler, é dado na divisão em etapas: Marketing 1.0 no qual era totalmente voltado ao produto, Marketing 2.0 voltado ao consumidor, Marketing 3.0 centrado aos valores, Marketing 4.0 ao mercado digital e o mais atual, o Marketing 5.0 voltado ao bem-estar humano.
Conheça Philip Kotler e saiba como ele revolucionou o mundo do marketing. Um nome extremamente importante para o marketing é Philip Kotler. Ele é conhecido como o maior especialista na área, devido à sua trajetória e trabalhos com grandes empresas, tendo os seus ideais presentes até os dias atuais.
Dessa forma, entende-se que o Marketing Social surge como uma alternativa viável tanto para as questões mercantis das instituições - levando em conta a cobrança dos consumidores, quanto para as questões sociais - levando em conta as demandas sociais públicas não atendidas pelo Estado.
“O primeiro registro da palavra 'marketing' é atribuído a um livro americano de 1922, que tratava da distribuição de alimentos”, afirma Marcelo Boschi, coordenador de marketing estratégico da ESPM Rio. O conceito dessa técnica/ciência é uma herança da Revolução Industrial (entre os séculos 18 e 19).
O marketing tem sua origem no fato de que os seres humanos têm necessidades e desejos. O profissional de marketing precisa tentar compreender as necessidades do mercado-alvo, seus desejos e demandas. precisa tentar compreender as necessidades do mercado-alvo, seus desejos e demandas.