A lateralidade é determinada por volta dos 6 aos 8 anos, no entanto antes dessa fase a criança manifesta sua escolha quanto ao uso de uma das mãos. As causas que originam a lateralidade da criança ainda não apresentam uma conclusão definitiva, porém alguns cientistas sustentam a idéia da determinação genética.
Durante os primeiros três ou quatro meses de vida, os bebês usam as duas mãos indistintamente para segurar tudo ao redor. É um cérebro imaturo, com funcionamento primário e global. Por volta dos 18 meses, começam a definir aquela lateralidade que será praticamente dominante nos próximos anos.
A maioria das crianças começa a demonstrar preferência pelo uso da mão direita ou pela esquerda por volta de 2 ou 3 anos, embora algumas já utilizem mais uma das duas mãos com 1 ano e meio.
" A expressão da mão dominante começa entre os 2 e os 4 anos de vida, mas, nessa fase, as crianças ainda costumam usar ambas as mãos para as atividades", explica a neuropediatra Paula Girotto.
A lateralidade é a propensão que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo do que o outro em três níveis: olho, mão e pé, existindo um predomínio motor, uma dominância de um dos lados.
A lateralidade é determinada por volta dos 6 aos 8 anos, no entanto antes dessa fase a criança manifesta sua escolha quanto ao uso de uma das mãos. As causas que originam a lateralidade da criança ainda não apresentam uma conclusão definitiva, porém alguns cientistas sustentam a idéia da determinação genética.
Jogos com Objetos: Use objetos como bolas, aros ou até mesmo brinquedos para jogos de alvo. Peça às crianças que tentem acertar o alvo usando uma mão específica, alternando entre direita e esquerda. 5. Atividades ao Ar Livre: Brincar ao ar livre é uma oportunidade maravilhosa para estimular a lateralidade.
Quando nasce, a criança não tem lateralidade definida. Se vai instalando pouco a pouco de uma forma progressiva, se estabilizando por volta dos 6 e 8 anos de idade, com o começo da prática da escrita.
Ser canhoto ou destro é determinado principalmente por fatores genéticos, uma vez que, se na família houver mais pessoas canhotas, será mais provável que nosso bebê seja canhoto. No entanto, aprender e influenciar o uso das mãos para atividades cotidianas impulsionará a predisposição genética ou a modificará.
Se você colocar uma tigela e uma colher na frente do seu filho canhoto, ele vai segurar a tigela com a mão direita (não dominante) e comer com a colher na mão esquerda (dominante). Conforme o bebê canhoto fica mais velho, você vai perceber que ele mexe alimentos ou bebidas no sentido horário.
Durante boa parte da história da humanidade, quem escrevia com a mão esquerda sofria preconceito cultural, social e religioso. E houve casos até de pessoas queimadas vivas por “tamanho sacrilégio”. O que já foi considerado bruxaria, maldição ou superstição é, tão somente, uma questão de genética.
O que faz com que alguém seja canhoto ou destro? Bem, não sabemos totalmente, mas parece que o fenômeno tem raízes no cérebro. Um estudo inovador em 2021 examinou quase 32 mil cérebros e observou que o lado direito do cérebro era mais proeminente em tamanho em canhotos do que em destros.
A palavra ambidestro tem origem no latim, do prefixo ambi, que significa ambos, e dexter, que significa direito. A ambidestria de nascença é bastante rara, entretanto ela pode ser aprendida. Muitos indivíduos ambidestros executam determinadas tarefas apenas com uma das mãos.
Lateralidade é a capacidade de se vivenciar as noções de direita e esquerda sobre o mundo exterior, independente da sua própria situação física. Durante o crescimento, naturalmente, se define uma dominância lateral na criança: será mais forte e mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo.
A mão dominante, ou qual a mão é mais habilidosa ou confortável ao escrever, jogar futebol ou tênis. Em geral, nos países ocidentais, incluindo-se o Brasil, 80-90% das pessoas são destras; a minoria são canhotas ou ainda, mais raramente, ambidestras (utilizam as duas mãos).
Ao desenvolver a lateralidade, a criança percebe qual lado é o dominante em seu corpo. Pular de um pé só, pular em círculos, ou qualquer outra atividade que permita a criança viver cada lado do seu corpo é importante para desenvolver a lateralidade.
Canhotos têm uma maior especialização do hemisfério direito enquanto os destros apresentam essa característica no hemisfério esquerdo. No seu lado de preferência, a pessoa terá habilidades mais desenvolvidas como força, precisão, velocidade e coordenação dos movimentos.
Usualmente, a área que processa a linguagem no ser humano se localiza no lado dominante, mas não em todos os casos. Nos destros, 95% realmente dependem mais do hemisfério esquerdo para a linguagem e fala. Mas, nos canhotos, 70% deles também têm a mesma habilidade localizada no hemisfério esquerdo, não dominante.
Uma criança geralmente é descrita como destra, canhota ou ambidestra, e essas nomenclaturas começam a ser utilizadas quando elas estão desenvolvendo habilidades linguísticas - por volta dos quatro anos. É uma característica que persiste ao longo da vida.
Ela é cruzada quando há uma discordância na utilização de uma dessas partes, como escrever com a mão direita e chutar com o pé esquerdo, por exemplo; é indefinida quando não há essa dominância, escrever tanto com mão direita, quanto com a esquerda, por exemplo.
O hemisfério do cérebro determina o que se chama de lateralidade, ou seja, a propensão de usar mais um lado do que o outro. No caso dos canhotos, a dominância é do hemisfério direito. A pesquisa traz pistas de como ocorre a assimetria do cérebro, que resulta na lateralidade.
Quando a lateralidade não está bem estabelecida, surgem problemas a nível espacial; a criança não se apercebe da diferença entre o lado dominante e o outro, não aprende a utilizar correctamente os termos direito e esquerdo, apresenta dificuldade em seguir a direção gráfica da leitura e da escrita, entre outros aspectos ...