Golang, também conhecida como Go, é uma linguagem de programação criada pela Google. Desenvolvida por uma equipe de engenheiros renomados, incluindo Rob Pike e Ken Thompson, GoLang foi projetada para ser eficiente, simples, segura e escalável.
Em meados de 2007, a equipe de desenvolvimento dos produtos Google encontrava dificuldades com a linguagem C++. Havia, portanto, recursos que demoravam um dia inteiro para serem solucionados. Portanto, a partir das pesquisas dos desenvolvedores Robert Griesemer, Rob Pike e Ken Thompson, a Go (GoLang) foi criada.
Go (GoLang): A linguagem criada pelo Google. A linguagem de programação Go, também conhecida como Golang, foi oficialmente lançada pela Google em 2009. Ela foi desenvolvida por uma equipe de desenvolvedores renomados, incluindo Robert Griesemer, Rob Pike e Ken Thompson.
Atualmente todos os sites do Google utilizam essa linguagem em seu back-end, sem falar nas outras empresas que também aderiram à linguagem. Além do back-end, o Go também vem ganhando cada vez mais relevância dentro da área de Data Science, ou Ciência de Dados.
É uma linguagem muito usada em Data Science, Machine Learning, Inteligência Artificial e no desenvolvimento de web e aplicativos, como o Instagram. O YouTube foi inicialmente desenvolvido em PHP, mas migrou para Python por conta da necessidade de melhorar desempenho e de integrar novas funcionalidades.
O Instagram e o YouTube, por exemplo, foram criados por desenvolvedores especialistas em Pyton. É a linguagem de programação mais conhecida no mundo. Foi criada, em 1991, por James Gosling, da Sun MicroSystems.
Para que serve o GoLang? Assim como qualquer outra linguagem, o GoLang é usado nos processos de programação e desenvolvimento. Portanto, quem usa GoLang são profissionais desse universo de tecnologia. Ele é baseado nas linguagens clássicas e tem muita semelhança com a linguagem C.
Para Android, Java e Kotlin são as linguagens principais, utilizando o Android Studio. iOS usa Swift e Objective-C com o Xcode. Flutter e React Native são opções para desenvolvimento multiplataforma.
“O Google tem priorizado o Kotlin quando se fala em fazer um aplicativo Android, tanto é que ele mesmo sugere que o profissional utilize essa linguagem para isso.
Ele é frequentemente usado para desenvolver servidores web, microsserviços, ferramentas de linha de comando, programas de rede e outras aplicações de alto desempenho. O Go também é a linguagem por trás de vários projetos amplamente utilizados, como Docker, Kubernetes e o sistema de monitoramento Prometheus.
O Google começou em janeiro de 1996 como um projeto de pesquisa de Larry Page e Sergey Brin, quando ambos eram estudantes de doutorado na Universidade Stanford, na Califórnia, Estados Unidos.
E cada um desses navegadores usa uma engine de renderização diferente. O Internet Explorer usa o Trident e Edge o EdgeHTML(que é um fork do Trident). Firefox o Gecko, Safari o Webkit e Chrome e Opera usam o Blink.
Apesar de parecerem ter a mesma função, o Chrome é um navegador e o Google é um App. Como o navegador padrão do Android é o Chrome e o Google App é nativo.
Os servidores do aplicativo utilizam o sistema operacional FreeBSD com a linguagem de programação Erlang. Em janeiro de 2015, também passou a ser utilizado pelo computador, através do navegador Google Chrome, e em fevereiro, o serviço também foi disponibilizado para usuários dos navegadores Mozilla Firefox e Opera.
Conta recém-criada: ao criar uma conta no Instagram, a rede social pode ter definido o idioma principal como inglês; Problemas técnicos: às vezes, bugs temporários podem alterar o idioma do app.
É uma linguagem compilada (onde o compilador traduz as instruções do código em Go para linguagem de máquina) e open source que utiliza bastante os conceitos de programação concorrente (paradigma de programação que trabalha a execução de vários processos simultaneamente, seja por meio de implementações separadas, seja ...
Golang, ou simplesmente Go, é uma linguagem de programação de código aberto desenvolvida pela Google. Conhecida por sua simplicidade, eficiência e suporte robusto para programação concorrente, Go se tornou uma escolha popular para o desenvolvimento de sistemas, servidores e aplicações em nuvem.