A fricção, a idade, as temperaturas elevadas, a carga de peso e a exposição ao sal e ao óleo podem provocar desgaste e fraturas nos casquilhos. Quando os casquilhos estão gastos, é colocada uma pressão adicional sobre as peças ligadas, podendo afetar várias coisas, como o alinhamento.
Sujeiras e detritos, como o barro ressecado, comprometem o funcionamento dos amortecedores caso entrem em contato com a haste ou retentor da peça. Já a maresia causa oxidação e corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão.
Uma carga excessiva ou um impacto muito forte sobre o amortecedor pode danificar sua estrutura e compemeter sua função. Veículos com cabine modificadas ou acessórios podem causar sobre peso. Buracos, valas, quebra molas entre outros, podem causar fortes impactos na cabine do veiculo podendo danificar os amortecedores.
O desgaste natural dos amortecedores acontece com qualquer veículo, mas o desgaste prematuro da peça pode ser evitado com simples medidas, e a primeira delas é dirigir conforme a velocidade da via. Por exemplo, trafegar um pouco mais devagar pode salvar seus amortecedores em estradas de paralelepípedo!
O que acontece quando os amortecedores estão ruins? Danificam os pneus? I Mecânica Fácil
Quanto tempo dura um amortecedor?
Quantos quilômetros duram os amortecedores de um carro? Não existe uma regra fixa para a troca dos. A vida útil depende do componente, mas também da forma como o carro é usado e em que tipo de piso. Existem amortecedores que não chegam a 50.000 km, enquanto outros atingem bem os 150.000 km.
Como saber se está na hora de trocar o amortecedor?
A melhor forma de descobrir o momento certo de trocar os amortecedores é prestando atenção nos barulhos que o carro está fazendo, se o mesmo apresenta trepidações ao passar por lombadas, e se há uma falta persistente de estabilidade durante as curvas.
Normalmente, um par de amortecedores para veículos nacionais varia entre 300 e 400 reais, já para os importados o valor é um pouco maior, ficando entre 500 até 750 reais.
Barulhos altos, especialmente quando o carro passa por estradas irregulares, também são sinais de que o coxim do amortecedor está ruim. Afinal, após um bom tempo rodando com as mesmas peças, o desgaste pode levar ao surgimento de ruídos fortes na suspensão.
Riscos de Rodar com o Amortecedor de Carro Estragado
Amortecedores ruins comprometem a frenagem do carro e deixam o veículo mais solto durante as curvas, algo que pode levar o motorista a perder o controle, principalmente quando as peças da parte dianteira estão comprometidas.
A fricção, a idade, as temperaturas elevadas, a carga de peso e a exposição ao sal e ao óleo podem provocar desgaste e fraturas nos casquilhos. Quando os casquilhos estão gastos, é colocada uma pressão adicional sobre as peças ligadas, podendo afetar várias coisas, como o alinhamento.
O bom estado de funcionamento dos amortecedores dependem não só do fluído contido dentro deles mas também de batentes, buchas e coifas. Garantindo mais estabilidade e segurança na condução. Um dos principais motivos que levam um amortecedor a estourar é a falta de manutenção dos coxins batentes e coifas.
Sim. Isso é possível. Mas um bom amortecedor recondicionado precisa passar por um profissional técnico e especializado nesse tipo de serviço. Só assim ele terá a garantia que está em plena condição de uso.
Neste caso é importante levar o carro à oficina. Os barulhos podem ser causados por folgas na bieleta ou nos axiais, desgaste das buchas de borracha, problemas nos pivôs ou nos coxins. O mau funcionamento destes e de outros componentes vão sacrificar os amortecedores.
Uma das atitudes que mais estraga a suspensão é passar em buracos ou lombadas acima da velocidade permitida. Quando isso acontece, muitos componentes são imediatamente danificados. A manutenção automotiva deve ser feita imediatamente, senão pode provocar danos nos demais componentes do sistema.
O ideal é checar os amortecedores da suspensão a cada 10.000 km ou em intervalos de 5.000 km, quando o carro já tiver mais de cinco anos de uso. As peças dão sinais de desgaste, embora por vezes não sejam perceptíveis.
Amortecedor não tem prazo para troca, nem quilometragem, nem um ano, nem dois anos. Amortecedor pode durar 10. mil quilômetros ou mais de 100 mil. Se você andar numa estrada esburacada, passar num buraco, o amortecedor acaba em 5 mil quilometros, já era.
Carro que trepida muito em oscilações da pista ou cuja traseira balança mais que gelatina pode indicar que chegou a hora. Se ao entrar em uma curva parece que o veículo desgarra e joga a traseira, também deve ser culpa do amortecedor. Ruídos toda vez que a suspensão trabalha é outro indício.
As buchas de borracha e as articulações da suspensão podem se desgastar com o tempo e o uso, resultando em rangidos quando estão em movimento. Há ainda os amortecedores, projetados para absorver choques e impactos, que também fazem barulhos quando desgastados.
Precisa alinhar o carro depois de trocar o amortecedor?
Caso seja necessário trocar as molas por algum motivo, substitua também os amortecedores. Esses dois itens do sistema de suspensão devem ser trocados em conjunto para garantir a segurança dos passageiros. Depois disso, deve-se alinhar as rodas corretamente.
O que acontece se não trocar os amortecedores do carro?
Não trocar os amortecedores desgastados pode resultar em uma série de problemas: um amortecedor em mau estado compromete a capacidade de manobrar o veículo corretamente, aumentando o risco de acidentes — especialmente em curvas e durante frenagens bruscas.
Alguns sinais de molas desgastadas incluem perda de altura do automóvel, perda de estabilidade, balanço nas acelerações e frenagens, ruídos, batidas e trepidações, pontos com ferrugem, batente do veículo danificado, regiões trincadas ou descascadas, desgaste excessivo dos pneus e impacto forte ao passar por lombadas ou ...
Carro que oscila muito e em que os ocupantes sentem pequenos solavancos ao passar em lombadas, valetas ou mesmo buracos maiores, pode ser indício de amortecedor gasto. Vale fazer também aquele velho e conhecido teste na sua garagem.
Não é uma regra, mas normalmente a maioria dos fabricantes de automóveis sugere a substituição dos amortecedores a cada 60.000 a 80.000 quilômetros rodados.