faz limite não apenas com um mar, mas com dois, o Mediterrâneo e o Vermelho. A distância entre eles é de cerca de 160 quilômetros. Por isso, desde tempos imemoráveis, o país tem sido um elo entre a Europa e o Oriente”.
O território egípcio faz fronteira com a Líbia e o Sudão, países africanos; e Israel e o território palestino da Faixa de Gaza, localizados na Ásia. O país é banhado, na sua porção norte, pelo Mar Mediterrâneo e, na sua porção leste, pelo Mar Vermelho.
Que mares limitavam o território da civilização egípcia?
Situado no nordeste da África, o Egito Antigo limitava-se ao norte com o mar Mediterrâneo, ao sul com a Núbia (atual Sudão), a leste com o mar vermelho e a oeste com o deserto da Líbia.
O Egito inclui partes do deserto do Saara e do deserto Líbio, onde existem alguns oásis, como o oásis de Bahariya, o de Dacla, o de Farafra, o de Carga e o de Siuá. O Egito faz fronteira com a Líbia a oeste, o Sudão a sul e Israel a nordeste. O país controla o canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao mar Vermelho.
A oeste, o Egito faz divisa com a Líbia, e, ao sul, com o Sudão. O mar Mediterrâneo banha toda a porção norte do país, enquanto o litoral leste tem saída para o mar Vermelho, onde estão situados os golfos de Suez e de Aden.
Ao norte ficava o Baixo Egito, onde o Nilo se estendia com suas várias ramificações para formar o Delta do Nilo. Ao sul ficava o Alto Egito, que se estendia até Assuão. A terminologia "Alto" e "Baixo" deriva do fluxo do Nilo das terras altas da África Oriental em direção ao norte, até o Mar Mediterrâneo.
Após o reino ser atingido pelas dez pragas, o faraó Ramsés 2º admite sua libertação, pedida por Moisés. Durante o êxodo, um dos momentos mais marcantes, segundo o relato bíblico, é a abertura do Mar Vermelho pelo profeta para que seu povo fugisse da perseguição do faraó, que havia se arrependido de sua decisão.
O mar Vermelho é um destino turístico privilegiado, principalmente para os amantes de mergulho submarino. Os países banhados pelo mar Vermelho são Arábia Saudita, Djibuti, Egito, Eritreia, Iêmen, Israel, Jordânia e Sudão.
Por oposição geográfica, o oceano do polo sul chama-se Antártico. Mar Vermelho - Com 300 quilómetros no seu ponto mais largo, o Mar Vermelho recebeu este nome pela cor dos corais que aparecem na sua superfície. Cerca de 350 espécies diferentes de corais já foram catalogadas nas suas águas claras.
O Nilo é um rio do continente africano, considerado o mais extenso curso d'água do mundo. Situado no nordeste do continente africano, sua nascente está a sul da linha do Equador e sua foz ocorre no mar Mediterrâneo.
Com ajuda de sensores, tecnologia de geoprocessamento remoto e satélites, os pesquisadores do INPE identificaram que o Amazonas possui 140 km a mais do que o Nilo, diferença que o consagraria como o maior rio do mundo. Na visão do Instituto, o primeiro possui 6.992 km de extensão enquanto o segundo termina em 6.852 km.
Cientistas acreditam que a cor vermelha da água é resultado da mistura de microalgas com sedimentos. A temperatura do corpo d'água varia entre 40ºC e 50ºC. Reza a lenda local que a lagoa pertence ao diabo, que tingiu as águas de vermelho como um aviso a qualquer visitante.
O rio Nilo é um grande rio do nordeste do continente africano que nasce a sul da linha do Equador e desagua no Mar Mediterrâneo. A sua bacia hidrográfica ocupa uma área de 3.349.000 km² abrangendo o Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egito.
Baixo Egito (também conhecido como Ta-Mehu: “terra do papiro”) foi uma região de menor altitude situada na região norte do Antigo Egito (civilização do Antigo Oriente Próximo) anterior a unificação, formada supostamente no período pré-dinástico, entre 13 mil e 10 mil anos antes de Cristo (época do desenvolvimento das ...
O Baixo Egito, ao norte, onde se forma o Delta do Nilo era considerado uma região de clima mais favorável, com temperaturas mais suaves e com mais chuvas. Já no Alto Egito, ao sul, o clima era mais seco e com poucas chuvas, sendo que as inundações do Nilo faziam com que a terra fosse extremamente fértil.
Em qual continente fica o Egito, terra das pirâmides?
Conheça a história das pirâmides e a cultura de uma das civilizações mais antigas. Difícil não se emocionar ao pisar no Egito, solo onde viveu uma das primeiras e mais desenvolvidas civilizações do planeta. Este país, situado no Nordeste da África, abriga intrigantes monumentos erguidos há milênios.
A Faixa de Gaza, no passado, era um local habitado pelos Filisteus, um povo originário do Sul da Europa e celebrizado pelo episódio da Bíblia que conta a destruição do seu templo por Sansão. Desde o século VII d. C., passou a ser um território predominantemente muçulmano, embora ali também se tenham fixado judeus.
Israel nasceu como um Estado em 1948 após o fim do mandato britânico na antiga Palestina. Mas suas fronteiras hoje são muito diferentes daquelas de 75 anos atrás, quando David Ben-Gurion se tornou o primeiro líder do então nascente país.
A designação Faixa de Gaza deriva do nome da sua principal cidade, Gaza, cuja existência remonta à Antiguidade. A Faixa de Gaza adquiriu suas fronteiras atuais com o fim dos combates da guerra de 1948, confirmado pelo Acordo de Armistício entre Israel e Egito em 24 de fevereiro de 1949.