A principal diferença técnica entre um fluido de freio DOT3 e um fluido DOT4 é a sua resistência ao calor. O fluido DOT3 é classificado como tendo uma temperatura de ebulição mínima de 205 graus Celsius, enquanto o fluido DOT4 é classificado como tendo uma temperatura de ebulição mínima de 230 graus Celsius.
Não misture fluidos diferentes. Charles C. Conconi, especialista em combustíveis, lubrificantes e fluidos automotivos, explica as diferenças entre as especificações DOT 4 e DOT 3. A distinção entre uma e outra é bastante comum entre quem vai fazer a troca.
O Dot 3 Varga 500 ml é um fluido de freio que deve ser utilizado somente em sistemas de freios hidráulicos. Contém mistura de glicóis. NBR9292 tipo 3, SAEJ 1703 e FFMVSS n°116, DOT3, com ponto de ebulição a 205°C. Cor característica azul.
DOT4 ou DOT5.1? Fluido de Freio na Moto. Qual é melhor ? Porque o fabricante recomenda apenas DOT4 ?
Qual a cor normal do fluido de freio?
1) A cor do fluido pode variar de acordo com o fabricante: transparente, vermelho, azul, etc. 2) Não se recomenda completar o fluido de freio no reservatório, a menos que haja um vazamento no sistema de freios. Em caso de vazamento o nível deve ser completado imediatamente para evitar a perda da frenagem.
O que acontece se colocar DOT 3 no lugar do DOT 4?
Mas afinal, qual utilizar? A regra básica é seguir as recomendações do manual do fabricante, porém a utilização de fluídos de freio de mesma base não prejudicará o veículo. Por exemplo, se o carro utiliza DOT 3, só faça a substituição de forma completa usando DOT 4 ou DOT 5.1.
Outra recomendação que Costa ressalta é não misturar fluido novo ao antigo e nem de D.O.T. diferentes para não afetar as propriedades do produto, assim como garantir a sua eficiência.
A melhor dica na hora de optar pelo fluido de freio ideal é seguir à risca o manual do fabricante do veículo, que define a composição a ser aplicada em cada sistema. Mesmo assim, Viviane Fragata reforça a importância de se trabalhar com fabricantes de nome consolidado no mercado.
Se ele estiver abaixo do nível indicado, mesmo que pouco, pode afetar todo o sistema de freio e causar problemas na frenagem. O condutor nunca deve completar o fluido, se ele estiver fora do nível indicado é preciso levar o carro para uma avaliação e assim checar a origem do problema.
O Dot 4 LV é indicado para carros equipados com freios ABS, já que os dutos destes automóveis são mais finos, portanto, precisam de um fluido “mais fino” (menos viscoso) para que a frenagem do veículo ocorra da maneira correta.
Fluido Vida Longa. MOTUL DOT 4 LV tem ponto de ebulição elevado quando úmido (172 ° C / 241,6 ° F), superior a fluidos convencionais DOT 3 (140°C / 284°F min.) e DOT 4 (155°C / 311°F min.) e, consequentemente permite mais tempo de vida do produto.
Dependendo do fabricante, os fluidos de freio podem apresentar diferentes colorações quando novos, como amarelo, vermelho ou transparente. Isso ajuda a identificar o nível de contaminação, fornecendo uma boa pista na hora de fazer a troca.
A ordem, neste caso, é a seguinte: traseira direita/traseira esquerda/dianteira direita/dianteira esquerda. Em média, o reservatório do fluido de freio deste carro comporta 700 ml.
Em geral, é melhor evitar misturar aditivos de marcas diferentes, pois cada marca pode ter sua própria fórmula e a mistura pode afetar a eficiência dos aditivos. No entanto, se os aditivos são da mesma marca e tipo, é geralmente seguro misturá-los, mesmo se forem de cores diferentes.
Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
DOT 4 🚗 🔧 DOT 3: Ideal para a maioria dos veículos de passeio e motocicletas que não enfrentam condições extremas de frenagem. Perfeito para veículos mais antigos e situações onde o sistema de freio não é submetido a altas temperaturas com frequência.