O meteoro do tamanho de uma piscina olímpica atingiu uma velocidade supersônica antes de cair na Rússia. Ao entrar na atmosfera, ele explodiu e se fragmentou em vários pedaços, ferindo ferido pessoas e causando estragos.
Objeto entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de 161 mil km/h, segundo instituto. Uma bola de fogo iluminou o céu de Portugal e da Espanha na noite do último sábado. O clarão foi visível em diversas regiões e intrigou internautas pela forte cor verde azulada emitida pela rocha espacial.
Pesquisadores, cientistas e observadores fizeram cálculos e triangulações a partir de imagens e apontaram que o meteoro que fez a 'noite virar dia' na madrugada do último sábado (13) caiu em solo piauiense, nas imediações dos municípios de Padre Marcos, Jaicós, Campo Grande do Piauí e Alegrete do Piauí, cerca de 370 km ...
Uma queda de meteoro iluminou o céu e fez a "noite virar dia" por alguns instantes em cidades do Piauí, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Bahia, na madrugada deste sábado (13), por volta das 00h10. O incidente foi registrado em vídeo por algumas pessoas e por câmeras de segurança (assista acima).
Segundo o site português SIC Notícias, a Agência Espacial Portuguesa esteve em contato com a ESA (Agência Espacial Europeia) e os dados do monitoramento da queda permitem concluir que meteoro caiu no Atlântico.
Pela primeira vez encontrado em 1812, o “Cometa do Diabo” vai chegar no ponto mais perto da Terra em 2024. Os descobridores oficiais do meteoro foram os cientistas Jean-Louis Pons e William Robert Brooks. Corpos celestes como esses são formados por gelo, poeira e pequenas pedras, cercados por uma nuvem de gases.
Por isso, o melhor momento para observar o 2024 MK deve ser pouco antes do amanhecer, entre 5h e 6h. Neste momento, o asteroide deve estar visível próximo à linha do horizonte na direção oeste.
O ano de 2024 está sendo empolgante para os aficionados em observar fenômenos astronômicos. Até a metade do ano, já foi possível ver o alinhamento de planetas e um incrível eclipse solar total, que ocorreu em abril.
Em abril, o Cometa do Diabo estará abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion. O horário em que o corpo celeste se tornará visível varia conforme a região do Brasil por conta da diferença da hora em que o Sol se põe.
De acordo com a Nasa, a agência espacial dos EUA, um asteroide de 2 quilômetros de diâmetro já faria um estrago colossal, e a cada um milhão de anos um asteroide assim pode cair na Terra. As chances de você ser vitimado por um corpo extraterrestre durante sua vida é de uma em 40 mil.
Chuva de meteoros Perseidas atinge máxima atividade em torno dos dias 11 a 13 de agosto. A aguardada chuva de meteoros Perseidas atingirá sua máxima atividade em torno das noites entre 11 e 13 de agosto de 2024, oferecendo condições de visualização razoáveis para quem está principalmente na Região Norte no Brasil.
A maioria dos meteoritos atinge a superfície terrestre na forma de pó ou de partículas muito pequenas após cruzarem a atmosfera. É por isso que normalmente não os observamos. Porém, embora custe acreditar, aproximadamente 17 mil meteoritos caem anualmente na Terra.
Que horas a ocorre a chuva de meteoros Perseidas? O fenômeno poderá ser visto em seu pico máximo na madrugada desta sexta-feira, 12, e sábado, 13, a partir das 2h30 até o amanhecer.
O infame asteroide de 12 km de comprimento caiu na península de Yucatán, atual Golfo do México, após viajar a cerca de 43.000 km/h. A cratera resultante ficou com cerca de 200 km de diâmetro, e foi preenchida rapidamente por ondas de tsunami que trouxeram sedimentos nos minutos e horas seguintes ao evento.
Se o impacto for no mar haverá lugar a um enorme tsunami. Com o passar dos dias as poeiras levantadas no ar, no momento do impacto, irão espalhar-se por todo o planeta cobrindo a Terra com um manto espesso que não deixaria a luz solar atingir o solo.
As cores dos meteoros dependem da influência relativa do conteúdo metálico do meteoroide versus o plasma de ar superaquecido, que sua passagem produz: Amarelo-alaranjado (sódio) Amarelo (ferro) Azul-esverdeado (magnésio)
O periélio, nome dado ao ponto da órbita mais próximo da estrela, deve acontecer no dia 21 de abril de 2024. Após essa data, o cometa deverá ficar mais visível do Hemisfério Sul.
O cometa está visível logo no pôr do Sol, primeiramente abaixo da constelação de Touro e, em maio, abaixo da constelação de Órion, sempre por volta ali das 17h30 até umas 18h30, ou 18h50 para os estados mais ao Sul. O cometa estará muito baixo no céu, numa altura de cerca de 15 graus.
O eclipse solar de 2024, que ocorrerá no dia 8 de abril, fará com que partes do México, dos Estados Unidos e do Canadá experimentem breves momentos de escuridão semelhantes aos do amanhecer ou do anoitecer em plena luz do dia.
É provável que nosso mundo superaquecido ultrapasse um marco de temperatura importante pela primeira vez nos próximos anos, preveem os cientistas. Os pesquisadores acreditam que há 66% de chance de passarmos do limite de 1,5°C de aquecimento global entre hoje e 2027.
O que vai acontecer com a Terra no dia 2 de junho de 2024?
No dia 2 de junho, o cometa vai fazer sua aproximação máxima da Terra, ficando a 224 milhões de quilômetros do nosso planeta — a distância é cerca de 50% maior que aquela entre o Sol e a Terra.
Conforme relatado pelo timeanddate, os últimos números fornecidos pelo Serviço Internacional de Rotação da Terra e Sistemas de Referência (IERS) mostram que a Terra está desacelerando, com um dia em 2024 durando uma fração a mais do que qualquer dia desde 2019.
Veja abaixo as que já aconteceram e as que ainda vão acontecer: Quadrantidas: ativa de 28 de dezembro de 2023 a 12 de janeiro de 2024 (pico para visualização do fenômeno: de 3 a 4 de janeiro). Pico de meteoros por hora: 110. Liridas: ativa de 14 a 30 de abril (pico: de 22 a 23 de abril).