A Torá nos diz que a Arca de Noé encalhou nas colinas do Monte Ararat, um vulcão adormecido perto da fronteira leste da Turquia. O local de Durupinar fica a aproximadamente 30 km ao sul daquela montanha.
A réplica da embarcação é fiel às especificações bíblicas; a arca tem 155 metros de comprimento. De acordo com as tradições cristã, judaica e islâmica, a arca de Noé encontra-se escondida em algum ponto do Monte Ararat, montanha localizada entre a Turquia e a Armênia.
O que foi encontrado na suposta Arca de Noé na Turquia?
Nas amostras foram encontrados “materiais argilosos, materiais marinhos e frutos do mar” que estavam presentes na área entre 5.500 e 3.000 anos antes de Cristo.
O Monte Ararate está situado na região leste da Anatólia, Turquia, entre as províncias de Iğdır e Ağrı, perto da fronteira com o Irã e a Armênia, entre os rios Aras e Murat. O seu cume fica a cerca de 16 km ao oeste do Irã e 32 km ao sul da fronteira com a Armênia.
Arqueólogos acreditam que finalmente encontraram a Arca de Noé
Onde se encontra a Arca de Noé nos dias de hoje?
Na Bíblia consta que a Arca de Noé se firmou nas montanhas turcas de Ararate no 150º dia do dilúvio. Agora, um explorador norte-americano declara que, em breve, revelará provas de que a Arca de Noé está mesmo na Turquia.
Um pastor e seu rebanho perto do Monte Ararat, no leste da Turquia, perto da fronteira com a Armênia. Muitas pessoas procuraram evidências da Arca em suas encostas, apesar do fato de que o livro Gênesis descreve a Arca pousando em uma cadeia de montanhas ainda não identificada no oeste da Ásia.
A Torá nos diz que a Arca de Noé encalhou nas colinas do Monte Ararat, um vulcão adormecido perto da fronteira leste da Turquia. O local de Durupinar fica a aproximadamente 30 km ao sul daquela montanha.
“Na ausência de árvores adultas para Noé e a sua família construírem abrigos depois de terem desembarcado da arca, temos todas as razões para crer que a tenham desmantelado (uma vez que já não precisavam dela) para usar a sua madeira”, afirma.
Em um estudo da Universidade de Leicester, a Arca de Noé poderia transportar até 70 mil animais, sendo 1,2 milhão de espécies catalogadas, sendo 5,5 mil mamíferos, com uma espécie de mamífero para cada 312 espécies de artrópodes.
Introdução. O Senhor ordenou a Noé que construísse uma arca na qual sua família e “tudo o que vive, de toda a carne” (Gênesis 6:19) fossem salvos do Dilúvio. As águas do Dilúvio destruíram os iníquos e todas as criaturas que viviam na terra, exceto as que estavam na arca.
Uma brasileira visitou o Ark Encounter, um parque temático em Williamstown, no estado de Kentucky (EUA), no início de agosto, que tem como principal atração uma réplica em tamanho real da Arca de Noé.
De acordo com o relato bíblico em Gênesis, Noé levou um tempo considerável para construir a arca. Gênesis 6:3 afirma que Deus deu a Noé um período de 120 anos para construir a arca antes do dilúvio.
O Ararat é um símbolo do país, mas que hoje os armênios só podem admirar a distância. É que o Monte já não fica mais na Armênia, mas no país vizinho, na Turquia. Os armênios perderam a montanha e parte do território durante as invasões dos turcos. Hoje, a fronteira entre os dois países é fechada.
Segundo o Gênesis, Deus deu a Noé instruções para construir a arca. Sete dias antes do dilúvio, Deus disse para Noé entrar na arca com sua família e os animais. A história passa a descrever a arca navegando durante o dilúvio e o posterior recuo das águas, até seu encalhe no Monte Ararat.
O Dilúvio foi um terrível holocausto, sem paralelo na história do mundo até hoje. Eles saíram da arca e foram para a terra seca, uma terra onde a morte foi espalhada, a morte de todas as criaturas vivas terrestres. Agora seria um começo de uma nova vida, e é bom saber que o Senhor os estava abençoando.
Deus disse a Noé que, passados sete dias sobre a entrada de todos na arca, choveria na terra, durante quarenta dias e quarenta noites, exterminando, através de um dilúvio, a vida à face da terra. Depois do dilúvio, Noé soltara uma pomba para ver se as águas já tinham diminuído.
É verdade que a Arca de Noé foi encontrada na Turquia?
A tal arca é uma formação geológica na Turquia que lembra os contornos de uma embarcação. Contudo, escavações comprovaram que há algo no interior desse "barco" e que seu interior data de 5.000 anos atrás - a mesma época de quando teria ocorrido o dilúvio bíblico.
Pesquisadores e arqueólogos acreditam terem encontrado as ruínas da "Arca de Noé", embarcação citada na Bíblia. Os destroços estão localizados na Turquia e possuem materiais de mais de 5 mil anos atrás, mesma época que teria acontecido o dilúvio. As informações foram divulgadas pelo jornal The New York Post.
Uma das hipóteses mais recentes e bastante controversas de inundações a longo prazo é a hipótese do dilúvio do Mar Negro, que defende um diluvamento catastrófico cerca de 5600 a.C do Mar Mediterrâneo para o Mar Negro.