Salonica, também conhecida como Tessalónica ou Tessalônica (em grego: Θεσσαλονίκη; romaniz.: Thessaloníki; "vitória sobre os tessálios") é a segunda maior cidade da Grécia e a principal cidade da região grega da Macedônia.
As duas cartas enviadas pelo apóstolo Paulo à igreja de Tessalônica localizada na cidade grega de Tessalônica, região da Macedônia, podem ser classificadas dentro dos primeiros escritos paulinos.
Os conversos tessalonicenses estavam entre os primeiros europeus a abraçar o evangelho e, por isso, foram perseguidos. Além disso, tinham muitas dúvidas quanto à Segunda Vinda.
Tessália (em grego: Θεσσαλία; romaniz.: Thessalía; em tessálio: Πετθαλία - Petthalía) é o nome tradicional de uma antiga região geográfica e de uma moderna região administrativa da Grécia. Ela faz fronteira com a Macedônia ao norte, o Epiro no oeste, a Grécia Central no sul e o Mar Egeu no leste.
Salonica, também conhecida como Tessalónica ou Tessalônica (em grego: Θεσσαλονίκη; romaniz.: Thessaloníki; "vitória sobre os tessálios") é a segunda maior cidade da Grécia e a principal cidade da região grega da Macedônia.
O nome Tessália é de origem grega e possui um significado bastante interessante. Ele é derivado da palavra “Thessalos”, que significa “aquele que fala com fluência”.
Os santos de Tessalônica não entendiam alguns aspectos da Segunda Vinda de Jesus Cristo. Eles temiam que os membros da Igreja em Tessalônica que haviam morrido não pudessem participar das bênçãos da Segunda Vinda.
A igreja dos tessalonicenses surgiu como fruto do trabalho missionário do apóstolo Paulo em companhia de Silas e Timóteo por ocasião de sua segunda viagem missionária (At 15.36-18.23).
Nos séculos 16 e 17, houve uma Era de Ouro dos judeus em Tessalônica, que alcançaram um auge de desenvolvimento cultural e econômico. A fama dos rabinos de lá se espalhou por todo o mundo sefardita. Em 1908, os judeus da cidade eram nada menos do que 80 mil, a maioria da população.
Alvoroçando as multidões: O mesmo aconteceu em Antioquia da Pisídia (Atos 13:45,50), em Icônio (Atos 14:2,5), em Listra (Atos 14:19) e em Tessalônica (Atos 17:5-8) Esta foi a quinta cidade de onde Paulo foi expulso por uma multidão enfurecida, agitada por líderes judeus invejosos.
Religião: Do ponto de vista religioso Tessalônica era uma típica cidade da época: divindades romanas, divindades locais, cultos mistéricos do Egito e da Ásia Menor. Portanto havia politeísmo e sincretismo. Os judeus estavam presentes, tinham sua sinagoga (1Ts 2,14-16; At 17,2) e foram ativos contra a pregação de S.
Tessalônica era a cidade mais populosa e próspera na Grécia antiga, no reino da Macedônia, por dois fatores importantes: a cidade foi construída no melhor porto natural no Mar Egeu e estava localizada no principal caminho que ligava Roma à Ásia.
Em qual viagem missionária Paulo fundou a igreja de Tessalônica?
Em sua segunda viagem, Paulo fundou uma comunidade em Tessalônica, a partir da casa de Jasão. É mais uma “comunidade doméstica” que os evangelizadores iniciaram, isto é, uma comunidade que se reúne em família. Provavelmente formada por poucas pessoas.
Como era a cidade de Tessalônica na época de Paulo?
No tempo de Paulo, a cidade era rica e movimentada. Atraía inúmeras pessoas de outras nações que vinham atrás de prosperidade. Isso trouxe também inúmeras religiões, ganância, exploração, manipulação política e imoralidade numa sociedade tipicamente escravagista.
Qual era o objetivo da carta de Paulo aos Tessalonicenses?
(1Ts 3,6-13). Cristo estava em Tessalônica! A alegria de Paulo é tão grande, que escreve uma carta, no ano 51 d.C., para valorizar a fé dos tessalonicenses, fazendo uma das maiores ações de graças que encontramos em suas cartas. Ela é a primeira foto do álbum de memórias do cristianismo.
Tudo leva a crer, portanto, que os membros da comunidade de Tessalônica eram pessoas empobrecidas e sofridas, vivendo na periferia, em “extrema pobreza” (2Cor 8,2). Trabalhavam “de noite e dia” com suas próprias mãos, alguns como carregadores no porto.
Qual era o dom de Paulo que escreveu aos tessalonicenses?
“Gosto do conselho que o Apóstolo Paulo deu aos santos tessalonicenses: 'Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas' (1 Tessalonicenses 5:5). Como membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, somos filhos da luz!
Trecho da 1ª Epístola aos Tessalonicenses no Papiro 30. Foi a primeira carta que o apóstolo Paulo (com o apoio de Silas e Timóteo) redigiu aos cristãos da cidade de Tessalônica, na época pertencente a província da Macedônia no Império Romano.
Uma das igrejas que Paulo fundou e pastoreou foi a igreja de Éfeso, na região da Ásia Menor (atual Turquia). Ele passou cerca de três anos na cidade, ensinando e pregando, e escreveu a Epístola aos Efésios, uma das cartas que ele enviou para a igreja de Éfeso.
Thalita é frequentemente associado a qualidades como juventude, vitalidade e inocência, devido ao seu significado etimológico. Por sua associação bíblica, o nome também pode carregar conotações de milagre, ressurreição e esperança, fazendo-o uma escolha significativa para muitas famílias com crenças religiosas.