O jogo moderno foi criado na Inglaterra com a formação de The Football Association, cujas regras de 1863 são a base do desporto na atualidade. O órgão regente do futebol é a Federação Internacional de Futebol (em francês: Fédération Internationale de Football Association), mais conhecida pelo acrônimo FIFA.
O futebol, esporte que é considerado a paixão nacional e, sem dúvidas, o mais popular do mundo, começou a ser praticado na Inglaterra, no século XVII. À época, o esporte não tinha o formato que tem hoje e tampouco era chamado de “futebol”. Isso só aconteceu décadas depois, com a criação das regras.
Porém, foi na Inglaterra que o futebol realmente começou a tomar forma. Tudo começou em 1863, quando duas associações de jogos de bola (futebol association e futebol tipo rugby) se separaram, porque os partidários do "rugby" não aceitavam um jogo em que era proibido segurar a bola com as mãos.
107. Charles Miller, não sabia ou talvez não imaginasse, que no Brasil viria a reinventar este esporte, sendo hoje reconhecido aqui e acolá como “País do Futebol”.
O futebol moderno surgiu na Inglaterra durante o século XIX, mas relatos históricos apontam que já existiam práticas esportivas parecidas. Atualmente, grandes competições de futebol são organizadas todos os anos por diferentes entidades futebolísticas (nacionais, continentais ou internacionais).
A questão era sobre duas práticas esportivas da China e da Roma antigas que inspiraram o que conhecemos hoje como o futebol: o Harpastum e o Tsu Chu. O futebol moderno surgiu na Inglaterra. No entanto, ele é resultado de influências mais antigas que tinham jogos com bola e divisão de quadra.
O inventor chinês Fu Hi comprime raízes de plantas, cobre-as com couro cru e cria uma bola. O couro começa, então, a ser usado para aprimorar a fabricação das bolas.
Será esse o motivo de ser considerado o país do futebol? O Brasil é repleto de características sociais, sejam elas na música, na dança, na religião, por suas marcantes novelas ou pela paixão pelo futebol. E tudo reflete o estilo brasileiro, repleto de emoção e excessos.
O esporte chegou ao Brasil em 1894, trazido por Charles Miller, um jovem filho de ingleses que chegou a São Paulo após realizar seus estudos na Europa. Charles trouxe consigo bolas e as regras para a prática do futebol no país.
Capoeira. Assim como jogo de taco e o futsal esse foi um esporte criado exclusivamente por brasileiros. A Capoeira surgiu no século XVII em meio aos escravos como forma de resistir a dominação branca.
O esporte era chamado de tsu-chu, que em chinês, significa (tsu) uma "bola recheada feita de couro" (chu). O esporte foi criado para fins de treinamento militar, por Yang-Tsé, integrante da guarda do Imperador, na dinastia Xia, em 2197 a.C.
Quem criou o Futsal? O professor de Educação Física uruguaio Juan Carlos Ceriani é considerado o criador do Futsal, que chamava o novo esporte de “Indoor-Foot-Ball”.
Se você é brasileiro, pode conhecer a dimensão que o futebol ganha no mundo esportivo. Mas, não é só no Brasil que o esporte é tão relevante. Estimativas apontam que bilhões de pessoas ao redor do mundo praticam o futebol, tornando-o o mais popular do mundo.
O futebol, esporte que é considerado a paixão nacional e, sem dúvidas, o mais popular do mundo, começou a ser praticado na Inglaterra, no século XVII. À época, o esporte não tinha o formato que tem hoje tampouco era chamado de futebol.
Os chineses foram os primeiros a ter práticas que remetem ao futebol, como chutar bolas para dentro de baliza, no século III a.c. É dito por estudiosos que soldados praticavam um animado jogo com crânios de seus inimigos. Porém, o futebol como conhecemos hoje nasceu na Inglaterra, em 1863.
Desta forma, acredita-se que as primeiras bolas tenham sido ferramentas de caça do homem pré-histórico. É bem provável que o “esporte” mais antigo que se baseou no uso da bola tenha sido o kemari. Na verdade, esta prática, criada pelos chineses no século X a.C, era um treinamento militar.
Harpasto (em latim: Harpastum) era um jogo atlético praticado por antigos romanos. A palavra harpastum em latim significa "lágrima" ou "rasgado a força". O harpasto era disputado por duas equipes em um terreno retangular demarcado e dividido pela metade por uma linha.
Entre 2000 e 1500 a.C., na China, foi inventado o tsu-chu como um exercício militar. Doze jogadores de cada lado tinham por objetivo chutar um crânio do adversário, mais tarde uma bola de couro, entre duas estacas de bambu. Uma variação do tsu-chu foi importada para o Japão com o nome de kemari.
Os romanos praticavam um jogo muito popular chamado Harpastum. Diferente do futebol que conhecemos, nesse jogo era permitido o uso das mãos e dos pés. A bola utilizada no Harpastum era pequena, seu tamanho seria semelhante ao tamanho de um punho fechado (veja a imagem).
A pesquisa leva em conta a proporção entre o número de habitantes e a porcentagem de pessoas que se dizem gamers, o que indica a penetração dessa cultura em toda a região. De acordo com o estudo, o atual líder nesse quesito é o Japão, com 58% da população afirmando ser gamer.