Os elefantes originaram-se na África e atualmente habitam algumas regiões africanas e a Índia. São animais herbívoros, alimentando-se de gramíneas, ervas, bambu, cascas de árvores e raízes, muitas vezes causando diversos prejuízos por arrancar as árvores do solo.
Segundo uma lenda budista, a rainha Maya sonhou que um Elefante Branco penetrava em seu ventre pela axila direita. Em seguida, a rainha percebeu que estava grávida de Sidarta (Buda) e o Elefante se tornou um símbolo extremamente favorável e promissor para o povo.
Para o budismo, cunhado na Índia há mais de dois milênios, o elefante é um símbolo de força da mente, e no hinduísmo, a religião majoritária, encarna Ganesh, um deus com cabeça de elefante que representa sabedoria, boa sorte e prosperidade.
CONHEÇA A AVE SÍMBOLO DE CADA ESTADO DO BRASIL. As aves sempre foram consideradas símbolos representativos de um grupo, local, país, etc. A ave símbolo do Brasil é o sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris).
Tigre (China) Além de estar presente no horóscopo chinês, o tigre é um dos poderosos quatro deuses celestiais dessa cultura, junto com a tartaruga, o dragão e a fênix.
O elefante remete a imagem de GANESHA, o deus hindu com cabeça de elefante. Deus da sabedoria, da superação e remoção dos obstáculos. Um dos deuses mais cultuados na Índia.
No Nepal, o segundo dia do festival, conhecido como Kukur Tihar, é devotado exclusivamente à celebração dos cães. No festival de Tihar, os cães são venerados como representações da divindade hindu Bhairav.
O elefante, portanto, representa força, poder, sabedoria e maternidade. Significados Atribuídos ao Elefante: O elefante é um símbolo de boa sorte e prosperidade, sendo considerado um amuleto para atrair energias positivas. Além disso, representa a conexão com a natureza e a importância de preservar a vida selvagem.
Representa a conexão com a natureza, a importância da comunidade e a necessidade de equilíbrio e harmonia. ➡️ Há uma tradição indiana que diz que o elefante virado de costas para a porta atrai sorte, proteção e evita a falta de dinheiro, além de simbolizar paciência, sabedoria e longevidade.
São animais exóticos de grande porte que chamam atenção sempre, mas não tem elefantes no Brasil, temos que conservá-lo na natureza, lá na Ásia, na África, onde estão extremamente ameaçados.
Os elefantes são ótimos jardineiros: moldam a paisagem arrancando e derrubando árvores, além de cavar para buscar água com suas presas e trombas. Por meio de seu esterco, eles plantam as sementes de plantas, arbustos e árvores.
Segundo o Grande Censo de Elefantes (GEC, na sigla em inglês), a maior pesquisa de vida selvagem já realizada até hoje, Botsuana é o país que, de longe, possui o maior número de elefantes no planeta. Dos estimados 350 mil paquidermes existentes na África, cerca de 130 mil estão em Botsuana.
A mitologia chinesa traz quatro poderosos animais como guardiões dos pontos cardeais terrestres: o Dragão Azul do Leste, o Pássaro Vermelho do Sul, o Tigre Branco do Oeste e a Tartaruga Negra do Norte. Eles são associados a elementos da Teoria das Cinco Transformações e às estações do ano.
Do ponto de vista antropo- lógico, não é desconhecida a sacralização do porco, reputado sagrado, ritualmente sacrificado e orgiasticamente consumido pelas populações da Nova Guiné e das Ilhas Melanésias (63). Nessas sociedades, “não se pode ser verdadeiramente humano, a não ser na companhia de porcos.
Toda essa adoração com o gato do Egito começou devido à deusa Bastet. Os egípcios, a fim de adorá-la, criaram cemitérios inteiros de gatos domésticos mumificados — muitas vezes, enterrados perto de seus donos.
No Japão, a garça é um animal sagrado que evoca longevidade e lealdade. Esta ave de sorte é frequentemente representada em tecidos e papéis. Também é encontrada nas notas de 1000 ienes.
Nunca convide um indiano para um churrasco, principalmente se tiver carne de gado no cardápio. A gentileza pode se tornar uma ofensa já que, na Índia, a vaca é vista como um animal sagrado que, por isso, pode circular livremente nas ruas das principais cidades do país.
De acordo com contos, o tigre branco passava a ser reconhecido como o tigre sábio e estava sempre focado no que é certo e errado. A sua presença fazia com que os poderosos se tornassem humildes e os ricos, generosos. Esse mito fortalece as crenças dos tigres serem divindades guardiãs.
Enquanto o cão é frequentemente mencionado na Bíblia, para o bem ou para o mal, o gato nunca é mencionado. Isto porque os gatos não tinham outra função que não fosse puramente estética, e portanto tinham pouco lugar no mundo pragmático da época.