As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras (branca e amarela – as flores vermelhas como a rosa, são mais atrativas para pássaros) e com floração em massa, ou seja, que floresce tudo de uma só vez e não gradativamente.
O vermelho das rosas, que adquiriu uma conotação de sedução no mundo humano, passa despercebido para as abelhas, que não têm fotorreceptores para essa cor em seus olhos: elas enxergam o verde, o azul e o ultravioleta. Já uma flor facilmente identificada como cor-de–rosa, pelas pessoas, pode ser azul para esses insetos.
– Presença de substâncias químicas: Algumas substâncias químicas, como perfumes, loções e produtos de limpeza, podem atrair as abelhas e fazê-las sentir que estão em perigo. – Proximidade do ninho: Quando uma pessoa ou animal se aproxima demais do ninho, as abelhas podem atacar para proteger a colônia.
Substâncias vegetais ou plantas aro- máticas, como extrato de própolis, folhas de capim-santo ou capim-limão (Cymbo- pogon citratus), erva-cidreira (Sippia alba) e laranjeira (Citrus sinensis), entre outras, favorecem a atração de abelhas batedoras Page 29 29 e seu interesse e entusiasmo pelo novo local.
Pequenas espécies floridas, como a cosmos, a flor-do-guarujá e a lantana, também costumam atrair abelhas, borboletas, joaninhas etc. Plantas aromáticas como a lavanda e a mirra também são ótimas opções.
As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas. Malícia, sapateira e urucu são alguns exemplos.
Invista em manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. 2- Plante árvores de pequeno porte: as abelhas preferem árvores de pequeno porte, como goiabeira, jabuticabeira e pitangueira. Já das árvores de porte grande são preferíveis as de abacate e lichia.
Por que as abelhas estão atacando mais? Ameaça: A principal causa de ataques envolvendo abelhas é em defesa da colmeia. Por isso, ao verificar uma colmeia tome distância e acione o Corpo de Bombeiros para que possa fazer a retirada dos insetos de maneira correta.
A cafeína é encontrada em diversas plantas como método de defesa contra insetos devoradores. As abelhas são atraídas pelo néctar com cafeína como se recordassem das plantas que contêm o composto, mesmo quando estão saturadas dele.
Além de todas as outras qualidades, as abelhas também são vistas como símbolos de abundância e prosperidade. A colmeia é uma comunidade organizada e bem sucedida, com cada abelha cumprindo sua função específica para garantir a prosperidade da colônia como um todo.
O vermelho das rosas, que adquiriu uma conotação de sedução no mundo humano, passa despercebido para as abelhas, que não têm fotorreceptores para essa cor em seus olhos: elas enxergam o verde, o azul e o ultravioleta. Já uma flor facilmente identificada como cor-de–rosa, pelas pessoas, pode ser azul para esses insetos.
As andorinhas e os abelharucos são os principais predadores de abelhas, podendo estes últimos, quando em bando causar prejuízo tais que tenham de ser afugentados pelo apicultor.
Finalmente, no abdômen das abelhas ainda se localiza o coração, que comanda o aparelho circulatório formado por vasos, pelos quais circula o sangue das abelhas, chamado hemolinfa que, diferentemente dos animais de sangue quente, é incolor e frio.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
As abelhas geralmente preferem flores rasas e planas. Estes são fáceis de ver e acessar e fornecem menos lugares para os predadores naturais de uma abelha se esconderem. As abelhas também preferem flores com pétalas azuladas, roxas ou amarelas.
As abelhas são atraídas pelas plantas aromáticas, especialmente as que dão flores brancas, amarelas e lilases, e elas adoram quando o canteiro de flores se enche todo de uma vez. As plantas espontâneas que nascem sem terem sido plantadas, também são grandes atrativos para os insetos polinizadores.
Além do alho, a Citronela também funciona em mosquitos e abelhas. Se você tem colmeia de abelhas por perto, usar uma vela de citronela será eficiente para espantar as abelhas. De uma forma geral, isso não vai prejudicar a saúde das abelhas.
As abelhas preferem árvores de pequeno porte, como as da família Myrtaceae: goiabeira, jabuticabeira, pitangueira. Já das árvores de porte grande são preferíveis as de abacate e lichia, por exemplo. Palmeiras em geral também são bem atrativas para as polinizadoras, o que é uma vantagem para os que gostam de jardinagem.
O complexo sistema visual das abelhas é composto por três olhos simples, situados na parte frontal da cabeça e dois olhos compostos, localizados nas laterais da cabeça, e são capazes de enxergar bem a longas distâncias.
Uma receita a ser utilizada seria: 300 gramas de própolis e cera para 1 litro de álcool 92,8% - de preferência adicionar os pedaços de própolis moída e de cera no álcool para que a extração ocorra de forma mais rápida.
Além da cera, existem algumas outras coisas que podem ser colocadas dentro da caixa isca, para atrair as abelhas desejadas, como extrato de própolis, ou o próprio mel puro. Colméias velhas anteriormente usadas por outros enxames são também bem atraentes para as abelhas em vias de enxameação.
O mel das abelhas sem ferrão é considerado o mais delicioso que existe, além de ser diferenciado por sua consistência, aroma, coloração e sabor. As abelhas sem ferrão produzem méis de sabores variados e muito apreciados por quem conhece.