Qual é o sabor da formiga? A chef de cozinha compara o sabor da formiga com o sabor de capim-limão, erva que tem aroma cítrico. Ela dá outra referência para quem nunca experimentou o inseto.
Mas afinal, ingerir formiguinhas faz mal para a saúde? Segundo a nutróloga Isolda Prado, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), comer uma formiga que acidentalmente entrou no mel ou açúcar não é considerado prejudicial à saúde.
URGENTE! Lula cancela viagem por problema de saúde.
Para que é bom comer formiga?
Elas são consumidas na época em que estão com a barriga cheia de ovos e, portanto, mais ricas em proteína. “Ainda assim, o valor nutritivo é mínimo. O hábito de comer o inseto advém mais de sua abundância do que do teor proteico”, diz Nélson Papávaro, entomólogo aposentado da USP, especialista em formigas.
Os índios já se alimentavam deste inseto, que hoje é um famoso tira gosto. A equipe do Globo Repórter experimentou um prato tradicional da região: a farofa de içá.
Médicos em todo o mundo apontam que as formigas são verdadeiros agentes transmissores de doenças infecciosas, como gripe, tuberculose, verminoses, intoxicações alimentares, vômito, diarreia e até mesmo a lepra.
📍Em Manaus encontramos um lugar incrível, a @biatuwi é a primeira casa de comida indígena do Brasil. É aí que experimentamos as famosas formigas Sahai e Maniwara. Além disso, pedimos o matrinxã assado e outros dois caldos apimentados típicos que amamos.
Na maior parte das vezes, a iguaria é consumida frita, sendo utilizada como ingrediente principal para o preparo de farofa de tanajura. “Quando tem uma boa chuva com trovão e no dia seguinte faz um sol quente que começa a sair [tanajura], você vê um monte de gente na rua.
Aparece na alta gastronomia finalizando pratos, tradicionalmente é consumida assada na manteiga com farinha de mandioca. Fica boa de todo jeito, até mesmo crua, cozida em água e sal, torrada no azeite e com acompanhamentos.
Algumas dessas formigas utilizadas na culinária possuem um sabor bem peculiar. Quando vivas, geralmente exalam um cheiro de capim santo ou capim limão, mas quando preparadas, possuem um sabor levemente apimentado, lembrando o gengibre e a hortelã, criando um tempero diferente para as receitas.
Simplesmente, porque já estavam predestinadas desde quando eram ovos. A elas foram reservados os melhores fungos para alimentá-las. Ao crescerem, criam asas e, na primavera, voam para se acasalar. Uma tanajura pode viver até 20 anos, enquanto o macho, após o acasalamento, mal dura um dia.
Outro gênero tem importância no Brasil: as formigas saúvas, que podem causar lesões com as mandíbulas, pertencem ao gênero Atta. c) Subfamília Myrmicinae: compreende as formigas lavapés, do gênero Solenopsis, amplamente distribuídas pelo país.
Içá ou Tanajura é a formiga Saúva responsável pela perpetuação da espécie. Após cerca de 3 anos um formigueiro começa a produzir Içás que voam na Primavera para formar novos formigueiros. Estima-se que apenas 1% das Içás atingem seu grande objetivo.
“As tanajuras e os cupins são insetos sociais que têm o hábito de fazer revoada. Normalmente isso acontece quando chove e depois dá uma estiada. Isso estimula a revoada dos insetos para reprodução e multiplicação de novos ninhos”, esclareceu Salazar. Segundo o entomologista, os insetos também são atraídos pela luz.
É verdade que comer formiga faz bem para os olhos?
Assim como os que têm corante, conservante e realçador de sabor (glutamato monossódico). Já as formigas da vovó, pode esquecer. É crendice. Elas não fazem bem para os olhos.
Atualmente, insetos como besouros, lagartas, abelhas, formigas, gafanhotos e grilos já fazem parte da dieta mundial, demonstrando que essa prática alimentar não é uma novidade, mas sim uma alternativa viável para a alimentação global.
De acordo com a FAO, um dos motivos é que eles são ricos em proteínas. No Amazonas, pelo menos 76 mil indígenas residentes do Alto Solimões utilizam formigas como complemento à alimentação.
Um dos principais problemas que os alimentos contaminados através de formigas podem causar é a gastroenterite, uma infecção intestinal marcada por diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e febre. Além disso, dependendo da quantidade de bactérias e do tipo, também pode deflagrar febre e dor no corpo.
Saiba que aquela formiga que anda na cozinha ou copa é ainda pior. Diversas doenças infecciosas podem ser transmitidas pelos insetos. Elas não são nada inofensivas e estudos já apontam que as formigas são mais perigosas do que as baratas, carregando um maior número de microrganismos nocivos.
O içá, formiga saúva usada fazer uma farofa típica da culinária do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, está sendo comercializado pela redes sociais. Uma garrafa de um litro da iguaria chega a ser vendida por até R$ 100 nas redes sociais e virou fonte de renda para famílias da região.