região do músculo deltoide, no nível da inserção inferior deste músculo, na face externa superior do braço direito (facilita a identificação da cicatriz em avaliações da atividade de vacinação). da dose, para evitar complicações.
A revacinação de crianças que não desenvolveram cicatriz deixou de ser recomendada pelo Ministério da Saúde em fevereiro de 2019. Efeitos e eventos adversos: A BCG quase sempre deixa uma cicatriz característica, com até 1 cm de diâmetro, no local em que foi aplicada – como rotina, no braço direito.
Renato Moriya, a incidência da doença tem aumentado nas últimas décadas, devido ao crescente número de casos de infectados pelo HIV. Essa vacina normalmente é aplicada na via intradérmica, ainda na maternidade, deixando aquela conhecida cicatriz no braço direito, que pode formar-se até os 6 meses.
Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a pequena cicatriz que se forma no braço direito da pessoa imunizada é uma reação natural do corpo ao bacilo de Calmette-Guérin (sobrenomes dos médicos que desenvolveram a vacina, por isso o nome BCG) que compõe a vacina para estimular a imunização.
injetar 0,1 mL de BCG lentamente; retirar o polegar do canhão e o outro do êmbolo e puxar a seringa com agulha; observar o local da aplicação, onde deverá surgir uma elevação achatada, esbranqui- çada e com os poros evidenciados; desprezar a seringa e a agulha em local apropriado.
região do músculo deltoide, no nível da inserção inferior deste músculo, na face externa superior do braço direito (facilita a identificação da cicatriz em avaliações da atividade de vacinação). da dose, para evitar complicações.
Qual é a via é o local correto para administrar a BCG?
Local – no braço direito (região deltoide). Via intradérmica (embaixo da pele), que resulta numa elevação com aparência de casca de laranja, a qual desaparece logo após a aplicação (mais ou um menos 8 horas).
Em alguns casos as reações à vacina BCG evoluem mais lentamente e são mais brandas, podendo demorar até 6 meses para a formação da cicatriz vacinal. O paciente também pode sentir febre, calafrios, mal-estar, dores musculares e aumento nos gânglios ou abscessos na pele e nas axilas.
Até os dias atuais, a vacina é o único tipo de imunização contra a doença e deve ser tomada em dose única, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ou até quatro anos de idade, se a criança nunca tiver sido vacinada.
A vacina Pentavalente protege contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus Tipo B e Hepatite B. A vacina Pentavalente é produzida com substâncias da parede da bactéria e de componentes do vírus da Hepatite B. Ela é aplicada com uma injeção intramuscular na coxa direita e todas as crianças podem tomar.
A dor após a aplicação poderá ser reduzida com a administração de analgésicos por via oral e com compressas frias no local, se realmente for necessário. Deixe para dar qualquer coisa para seu filho apenas depois da aplicação, se realmente necessário: caso ele apresente febre ou esteja visivelmente incomodado com a dor.
Como acontece a vacinação da BCG? A vacina deve ser aplicada no braço direito e a resposta ao imunizante leva de 3 a 6 meses para aparecer e é notada quando surge uma pequena mancha vermelha elevada na pele.
A partir de 2019, foi determinado que crianças que tomaram a vacina mas que não tiveram cicatriz da vacina, ou seja, não tiveram reação inflamatória no local, não precisam tomar a vacina novamente. Até mesmo porque, a eficácia da vacina não tem nenhuma relação com as cicatrizes deixadas na pele.
Dentre os cuidados com a lesão recomenda-se: – não cubrir a úlcera que resulta da evolução normal da lesão vacinal; – não fazer uso de compressas; – o local deve ser sempre limpo; – não é necessário colocar qualquer medicamento nem realizar curativo.
Dose: 0,1mL, via intradérmica. Particularidades: A comprovação da vacinação com BCG se dá por meio do registro da vacinação no cartão ou caderneta de vacinação, por meio da identificação da cicatriz vacinal ou da palpação de nódulo na ausência de cicatriz.
Sem cicatriz, sem efeito? Ainda há uma crença de que se a vacina BCG não deixar a cicatriz no braço é porque a imunização não obteve sucesso. Isso não é verdade. Mesmo nos raros casos em que a vacina não deixa marquinha, a proteção é sim garantida.
A vacina BCG protege contra a tuberculose – doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Foi criada em 1.921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, dando origem ao nome BCG. A doença não afeta apenas os pulmões mas, também, ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
O que acontece se tomar BCG duas vezes no mesmo dia?
Ao final, foi possível concluir que quem tomou a segunda dose teve tuberculose com a mesma gravidade de quem tomou apenas uma", explicou. De acordo com a SES/MG, a primeira dose da vacina BCG continua indispensável e deve ser aplicada nos primeiros dias de nascimento.
Cuidados. Não é necessário nenhum cuidado prévio para a vacinação. A reação no local da aplicação e a formação de cicatriz são esperadas e não requerem produtos, medicamentos ou curativos.
Qual a reação da vacina BCG? Após alguns dias, a ferida se fecha e deixa uma pequena cicatriz arredondada no local. Esta reação é normal e demora em média um mês para se completar, mas há casos em que a ferida demora um pouco mais para evoluir. Não se deve espremer a lesão ou realizar curativo local.
É indispensável que o supervisor verifique pessoalmente a técnica de cada aluno, levando em consideração a posição da mão ao segurar o “ braço”, a posição dos dedos que esticam a “pele”, a forma de segurar e introduzir a agulha e a profundidade atingida pela agulha.
É importante lembrar que a BCG possui efeitos adversos desagradáveis e sua aplicação é contraindicada em indivíduos imunocomprometidos e/ou alérgicos aos componentes da vacina.
Para as pessoas a partir de um ano de idade, quando houver indicação, devem ser vacinadas com as seringas e agulhas habitualmente utilizadas na rotina dos serviços de saúde para vacinação com BCG, isto é, seringas de 1mL com agulhas 13x3,8 dec/mm ou 13x4,5 dec/mm.