Como usar o em que pese?
Quando queremos dar o sentido de “apesar de”, “mesmo que”, “não obstante”, “ainda que”, “independentemente de”, “malgrado”, “embora”, usamos a expressão em que pese, que é variável em número, ou seja, nesse caso o verbo pesar pode ser flexionado ou não,concordando com o sujeito posposto.Em que pese a ou em que pese a?
Quando a locução faz referência a pessoa, pese fica invariável e rege a preposição a. Em que pese aos líderes da oposição, a criação da CPI foi rejeitada. Quando faz referência a coisa, o verbo concorda com o sujeito e dispensa a preposição.Em que pese na frase?
No primeiro caso, ela tem o sentido de "ainda que (tal coisa) pese, custe, doa, incomode (a alguém)", é invariável e deve estar acompanhada de preposição. Exemplos: Em que pese aos governistas, votaremos contra. Em que pese aos adeptos do progresso a qualquer preço, faremos tudo para preservar a natureza.Em que pese existe?
Em resumo: tratando-se de pessoa, a palavra pese deve ficar invariável e acompanhada da preposição a (em que pese à família enlutada/ aos incrédulos); quando se tratar de coisa, pode ser feita a flexão (em que pesem as dificuldades/ em que pese o temporal).Em que pese ou Em que pesem? Qual a forma correta?
Em que pese é conjunção?
“Em que pese” como conjunçãoA locução “em que pese” é classificada, conforme as diferentes classes de palavras, como uma conjunção concessiva. Por isso, seu sentido equivale àquele das formas “ainda que”, “apesar de”, “não obstante a”, “embora”, “conquanto” etc.
Em que pese vai para o plural?
Moral da história: como o verbo concorda com o sujeito, "pesar" deve ser flexionado no plural ("Em que pesem os argumentos do ministro, o presidente Lula deve..."; "Em que pesem as irreprocháveis observações do articulista, a banca optou por não anular a questão, o que compromete a reputação da instituição").O que quer dizer a expressão em tempo?
O Dicionário Houaiss distingue semanticamente a duas locuções adverbiais: a tempo: «no momento oportuno; ex.: "viajou a tempo"»; «dentro do prazo; ex.: "apresentou os documentos a tempo"». em tempo: «expondo-se a; correndo o perigo de; ex.: "atravessou com o sinal fechado, em tempo de ser atropelado"».Em que pese a ou a?
Havendo referência a nome de pessoa, usar-se-á a construção original em que pese a".Como usar essa é esta?
Os pronomes demonstrativos — este, esse, esta, essa, isto, isso — indicam a relação de um termo com outros no tempo, no espaço e no texto. Este se refere ao tempo presente: esta semana, este mês, este ano. Esse e aquele indicam tempo passado: esse é usado para um passado próximo e aquele, para um passado mais distante.Por que separado?
“Por que” deve ser usado em perguntas e sempre que for possível inserir a palavra “razão” ou “motivo” na frase. “Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas.Quando se usa em que?
Emprega-se, indistintamente, onde e em que sempre que houver referência a um lugar físico. “Foi nesta cidade onde vivi os melhores anos de minha vida.” “Foi nesta cidade em que (ou na qual) vivi os melhores anos de minha vida.”O que é uma conjunção verbal?
Conjugação verbal é o conjunto de flexões possíveis para um verbo, de acordo com seus modos, pessoas, tempos, números e vozes.Como se escreve a palavra pese de pesar?
pese | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.Qual é o certo a meu ver ou ao meu ver?
Está errada a forma ao meu ver. Não use artigo em expressões com pronome possessivo: a meu ver, a seu ver, a nosso ver, a seu dispor, a meu alcance, a meu lado, a seu pedido. A meu ver, a elevada carga de tributos compromete o desenvolvimento econômico do país — afirmou o senador.O que é Pez em português?
pez {masculino}peixe {m.}