Era símbolo punitivo do poder imperial. Num primeiro nível, carregar a cruz significa estar pronto a aceitar sofrimentos públicos, dolorosos e humilhantes, como os de Jesus, como consequência de o seguirmos num mundo que o odeia.
Mas afinal o que significa “tomar cada dia a sua cruz”? Significa estar disposto a morrer para seguir Jesus. Seguir Jesus é fácil quando a vida corre sem problemas. O nosso verdadeiro compromisso com Ele é revelado durante as provações, desânimos e dificuldades que passamos no nosso dia-a-dia.
O que então o Senhor quer dizer quando diz que nós também devemos carregar nossa cruz, se quisermos ser Seus discípulos? Ele quer dizer que devemos desistir de nossa própria vontade e morrer para todas as coisas que desejamos fazer, a fim de fazer o que agrada ao Senhor.
Significado de carregar a cruz (estudo bíblico) | # 216
O que significa levar a própria cruz?
De forma prática, tomar a sua cruz é viver no dia a dia fazendo as escolhas certas (que agradam a Deus) sem se importar com as consequências negativas (muitas vezes muito difíceis e dolorosas) que podem vir sobre nós, devido à resistência dos inimigos.
Ser Cristão significa carregar a nossa cruz, isto é, nos identificarmos com Cristo, confessando-O e vivendo a vida Cristã, afastando-nos da aprovação do mundo e até quem sabe convidando perseguição.
Segundo a bíblia, carregar a cruz significa assumir as dificuldades e desafios da vida com fé e determinação, seguindo o exemplo de Jesus Cristo. A cruz é um símbolo do sacrifício e redenção, e carregá-la implica em aceitar as responsabilidades e sofrimentos que acompanham a vida cristã.
Mateus 10:38-39 Nova Versão Internacional - Português (NVI)
quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim. Quem acha a sua vida a perderá, mas quem, por minha causa, perde a própria vida a encontrará.
Ou seja, a expressão “tomar a cruz” ganhará sentido em nossas vidas a partir do momento em que, voluntariamente, negarmos a nós mesmos em função da edificação do corpo de Cristo.
O que significa negar a si mesmo é tomar a sua cruz?
Negar a Si Mesmo
Significa abrir mão do controle e seguir os princípios de Deus em vez de nossos próprios desejos e planos. Devemos renunciar ao nosso senso de direito e estar dispostos a fazer sacrifícios para servir a Deus e aos outros.
Jesus, cujo amor divino era o único que podia, e pode, redimir a humanidade inteira, quer que compartilhemos a sua cruz para completar o que ainda falta aos seus sofrimentos (Col 1, 24).
Simão de Cirene, também referido como Simão Cireneu, é um personagem bíblico descrito nos Evangelhos sinópticos. Ele teria sido obrigado pelos soldados romanos a carregar a cruz de Jesus até o Gólgota; lugar onde deveria ser crucificado.
Renunciar a si mesmo não é autonegação, automutilação e autodesprezo, como alguns de forma errada pensam. Renunciar a si mesmo é a recusa de tudo aquilo que nos torna egocêntricos, centrados em nosso próprio eu.
Levar a cruz é renunciar as vontades da carne para fazer a vontade de Deus. A cruz não é mais pesada que o fardo de pecados que o mundo lança sobre nós. A partir do momento que você entrega sua vida a Jesus, você toma a sua cruz e Cristo vive em você (Gálatas 2.20).
“Levar sua cruz” é algo que deve acontecer em seus pensamentos. Quando pensamentos que não agradam a Deus vêm à sua mente durante o dia, você os "mata" em uma "cruz" interior.
Significa “decidido a”. “Se alguém quiser [ou desejar] vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz [não uma cruz, mas sua própria cruz] e siga-me”. Depois, em Lucas 14.27 Cristo declarou: “Quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo”.
A cruz é vista como sinal universal de salvação (p. 14-21), ou seja, os pensamentos dos Padres da Igreja mostram que estes viam a cruz de maneira muito positiva. Para eles, a cruz não era em primeira instância um símbolo do sofrimento e da morte, mas um símbolo da vida, da vitória do amor sobre o ódio do mundo.
Após ter sido chicoteado, Jesus recebeu dos soldados romanos, como zombaria, o título de "Rei dos Judeus", foi vestido com um robe púrpura (a cor imperial), uma coroa de espinhos, foi surrado e cuspido. Finalmente, Jesus carregou a cruz em direção ao local de sua execução.
Muitas pessoas gostam de levar uma cruz, pendurada no pescoço; outros a têm em casa, nos seus espaços de vida. Óbvio, não deve ser só mais um pendurico. Deve ser, isto sim, sinal da vida de Cristo abraçada; deve ser sinal do mergulho na vida ressuscitada de Cristo.
São Mateus diz que “à saída encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, e o forçaram a carregar a cruz” (27,32). São Lucas comenta que “quando o conduziram, tomaram um tal Simão de Cirene, que voltava do campo, e lhe impuseram a cruz para que a levasse atrás de Jesus (23,26).