Em que situação uma seguradora fica desobrigada a pagar a indenização?

Além disso, a seguradora fica desobrigada a pagar a indenização quando o segurado, os beneficiários ou ainda seus representantes e prepostos fizerem declarações falsas ou, por qualquer meio, tentarem obter benefícios ilícitos do seguro. Também não será indenizado o segurado que “agravar intencionalmente o risco”.
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Quando a seguradora pode se negar a pagar?

1- Quando o segurado mente alguma informação na proposta ou declaração do seguro; 2- Quando o perfil indicado na apólice não corresponde à verdade. Ex: Quando o segurado omite que outras pessoas se utilizam do veículo, no caso de um seguro automotivo; 3- Quando houver mudança de perfil durante a vigência do contrato.
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O que fazer se a seguradora não quer pagar a indenização?

Se a seguradora não cumprir o prazo para pagamento do sinistro, o segurado pode ingressar com uma reclamação junto aos órgãos reguladores do mercado de seguros, como a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), ou até mesmo ingressar com uma ação judicial para exigir o cumprimento do prazo.
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Quando o seguro se recusa a pagar?

Se a seguradora não pagar a indenização do seguro auto e não houver acordo entre as partes, será necessário entrar com uma ação judicial para garantir os seus direitos. Você precisará de um advogado.
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Quando o seguro não indeniza?

Se a seguradora constatar que a falta de manutenção foi a causa do acidente, a recusa da indenização é certa. Se o carro foi roubado ou furtado e não foi feito um boletim de ocorrência, a seguradora pode se recusar a pagar a indenização. Isso porque o BO é uma prova necessária para comprovar o sinistro.
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SEGURADORA não quer PAGAR a INDENIZAÇÃO, o que fazer ?

Em quais casos a seguradora não cobre?

Fraude e Estelionato: A Seguradora não cobre danos decorrentes de atos fraudulentos ou criminosos, como simular um acidente ou apresentar documentos falsos. Habilitação Vencida ou Inexistente: Dirigir sem a devida habilitação ou com a carteira vencida invalida a cobertura do seguro.
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Quando o segurado perde direito à indenização?

Existem várias situações em que o segurado pode perder o direito à indenização. Em alguns casos, isso pode ocorrer até por má fé ou descuido do segurado. Isso ocorre, por exemplo, quando o segurado, fizer declarações inexatas ou omitir circunstâncias que possam influir na aceitação da proposta ou no valor do prêmio.
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O que o seguro não paga?

Entre os motivos para seguradora não pagar sinistro, está o fato de o sinistro ter ocorrido em uma situação em que você estava descumprindo a lei. Por exemplo, vamos supor que você bateu o seu carro enquanto estava em uma corrida ilegal. Ou que você sofreu um acidente de carro enquanto dirigia bêbado.
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Quantos dias a seguradora tem para analisar o sinistro?

Uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) já prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização. Esse texto permite às seguradoras, no caso de dúvida fundada, pedirem documentação complementar e, assim, o prazo é suspenso.
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Quando o sinistro é negado?

O sinistro negado é uma situação que ocorre quando a seguradora se recusa a fazer o pagamento da indenização ao segurado após um evento coberto pela apólice.
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O que fazer quando o seguro nega o pagamento?

Conclusão. Receber uma negativa de indenização pode ser frustrante, mas há passos que você pode seguir para contestar essa decisão. Entenda os motivos da negativa, reúna toda a documentação necessária, entre em contato com a seguradora, faça uma reclamação formal e, se necessário, busque assistência jurídica.
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Quando posso processar uma seguradora?

A ação de cobrança contra a seguradora faz-se necessária nos casos em que ocorrer uma eventual negativa de pagamento de indenização. Independentemente da escusa apresentada pela seguradora, o segurado deverá buscar informações para que o seu direito de receber não seja prejudicado por um desentendimento.
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Quanto tempo dura um processo judicial contra seguradora?

Para ações entre segurados e seguradoras, o Código Civil, prevê no art. 206, inciso I, prevê o prazo de 1 (um) ano. Entretanto, importante é compreender a partir de que momento, é iniciada a contagem desse prazo.
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O que fazer quando a seguradora não quer pagar o terceiro?

Se a seguradora não cumprir com a sua responsabilidade dentro do prazo, o segurado, sendo consumidor de um produto de seguro, pode adotar outras medidas. Entre elas, fazer uma reclamação à Susep, buscar auxílio do Programa de Defesa do Consumidor (Procon) e até mesmo abrir uma ação judicial contra a seguradora.
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Qual ação entrar contra seguradora?

Quais as ações contra seguradoras mais comuns?
  • Negativa de pagamento da indenização securitária;
  • Pagamento de indenizações com valor menor que o devido;
  • Dificuldade na análise da apólice de seguros, com termos técnicos e incompreensíveis;
  • Contratação de seguro com condições diversas das informadas pelo corretor;
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Porque a seguradora pede croqui?

A solicitação de um croqui pela seguradora geralmente ocorre quando há a necessidade de uma investigação mais detalhada do sinistro. Ele fornece uma representação visual dos eventos que ocorreram, permitindo uma análise mais precisa e completa do incidente.
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Quanto tempo o seguro pode ficar em análise?

A Lei 9.784/99 (Lei do processo administrativo), estabelece o prazo de 30 dias, que podem ser prorrogados por mais 30 dias, desde que seja justificado. Ou seja, pela lei, o prazo máximo que o INSS possui para analisar os requerimentos é de 60 dias.
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Como a seguradora investiga o sinistro?

Como a seguradora investiga o sinistro? Quando ocorre um sinistro, a seguradora precisa investigar para entender o que aconteceu. Para isso, ela leva em conta os documentos fornecidos pelo segurado como o boletim de ocorrência, fotos, vídeos e também relatos de testemunhas, se houver.
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Quem fiscaliza as seguradoras?

Institucional Nesta seção são divulgadas informações institucionais e organizacionais da Susep, compreendendo suas funções, competências, estrutura organizacional, relação de autoridades, horários de atendimento e legislação do órgão.
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Quais situações o seguro não cobre?

Também não são cobertos desenhos, plantas, projetos, itens de informática, nem o reparo de danos a armas ou munições, sejam elas quais forem. O seguro não cobre dinheiro que, por ventura, possa estar guardado em casa, seja ele em moeda, título de crédito ou cheque.
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Qual o prazo para a seguradora pagar a indenização?

A seguradora tem o prazo máximo de 30 dias corridos para pagar o sinistro, após o recebimento de toda a documentação. Vale reforçar que esse período é contado no momento em que o beneficiário ou segurado encaminha os documentos necessários.
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Sou terceiro no sinistro, tenho direito a carro reserva?

Sou terceiro, tenho direito ao carro reserva? Como terceiro — alguém que não é o segurado, mas pode ser prejudicado em um acidente envolvendo o veículo segurado —, você geralmente não tem direito ao carro reserva.
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O que acontece se mentir para a seguradora?

Consequências judiciais ao mentir para o seguro

Ao omitir qualquer informações ou até relatar fatos inverídicos, ocorre uma instabilidade na relação contratual, onde o valor do seguro acaba sendo desproporcional ao risco assumido pela seguradora.
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O que é limite máximo de indenização?

O que é limite máximo de indenização? Também chamado de importância segurada, o limite máximo de indenização representa, para cada uma das coberturas contratadas pelo segurado, o valor máximo que esse poderá receber em caso de um sinistro amparado pela respectiva cobertura.
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Quanto a seguradora paga em caso de PT?

O custo de um dano parcial deve corresponder a até 75% do valor total do automóvel segundo a Tabela Fipe. Após a entrega de todos os documentos, a seguradora tem um prazo de 30 dias para efetuar o pagamento, segundo a Minuto Seguros.
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