Quando estiver em dúvida, pense na função da palavra na frase: se ela está qualificando algo, use “bom”; se está modificando um verbo, adjetivo ou advérbio, use “bem”.
As duas formas – está bem e tá bem estão corretas e têm o mesmo significado mas na condição “informal ou coloquial” para “tá bem”. Ou seja, a forma recomendada de escrita é está bem; “tá” é a forma aferética de está – válido (e comum) em linguagem falada mas não recomendado a usar em escrita.
A palavra Bom é um adjetivo, isto é, serve para dar característica para um substantivo, enquanto a palavra Bem é um advérbio, isto é, serve para dar característica para um verbo. Eu estou( verbo) bem,(advérbio) obrigada! A diferença entre Tudo bem! e Tudo bom!
Quando estiver em dúvida, pense na função da palavra na frase: se ela está qualificando algo, use “bom”; se está modificando um verbo, adjetivo ou advérbio, use “bem”. Preste atenção no contexto da frase e na relação de sentido que você quer transmitir.
Tá bom apenas está correto na linguagem falada. A sua escrita está errada porque a redução do verbo está para tá apenas é aceitável em linguagem oral, sendo ... 1 excelente, ótimo, perfeito, superior, melhor, formidável, extraordinário, estupendo, excepcional, magnífico, maravilhoso, sublime, notável, inigualável, ...
É correcto fazê-lo? O advérbio bem substitui por vezes muito na formação do superlativo absoluto analítico dos adjectivos, ou seja como quantificador ou intensificador desses adjectivos. Por essa razão os exemplos que apresenta são correctos, sendo o seu uso característico também de outras variantes do português.
Uma maneira de lembrar a diferença entre esses dois é pensar que “bueno” é usado para qualificar algo (um adjetivo), enquanto “bien” é usado para qualificar a ação de fazer algo (um advérbio). “La comida está buena.” Comenta sobre a qualidade da comida, ou seja, o substantivo.
A palavra Bom é um adjetivo, isto é, serve para dar característica para um substantivo, enquanto a palavra Bem é um advérbio, isto é, serve para dar característica para um verbo. Além disso, o adjetivo Bom varia em masculino, feminino, singular e plural, enquanto a palavra Bem, por ser um advérbio, não muda de forma.
Depende da pessoa a quem você se refere. Se seu interlocutor é tu, escreva "tás bem?" ou "estás bem?" Se seu interlocutor é vós, escreva "tais bem?" ou "estais bem?" No entanto, se estiver em um contexto em que exige a linguagem formal, use as formas originais "estás" ou "estais".
A diferença fundamental é que bem é um advérbio, e bom, um adjectivo, o que faz com que desempenhem diferentes funções e, por conseguinte, apareçam em posições diferentes na frase. Bem é um advérbio e desempenha, sobretudo, a função sintáctica de modificador de grupos verbais ou grupos adjectivais.
Estar bem significa mais do que um momento de felicidade, pois todo o conjunto do ambiente necessita de harmonia e equilíbrio. Estar bem depende de um estilo de vida que propicia saúde física e mental.