Titular ou coobrigado do financiamento habitacional que esteja aprovado para recebimento do Seguro-Desemprego ou que tenha recebido parcela nos últimos 2 meses. Somente a concessão atual ou aprovação atual no Seguro-Desemprego possibilita o direito a solicitar a Pausa Seguro-Desemprego.
Quem tem direito a pausa no financiamento da Caixa?
Para as famílias que estavam financiando imóveis por meio do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), ou do Pró-Cotista, usando o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) , podem fazer a solicitação para suspender as cobranças para a Caixa Econômica Federal.
Como fica o financiamento imobiliário em caso de desemprego?
Em caso de desemprego ou redução da capacidade de pagamento, em no mínimo 30%, é possível recorrer ao Fundo Garantidor de Habitação Popular (FGHab), que garante o pagamento das prestações do cliente pelo prazo de três meses, porém esse período de tempo pode ser prorrogado por até três anos.
O que acontece com um financiamento da Caixa se vc ficar desempregada?
Isso significa que, de modo geral, quem está desempregado e não consegue comprovar renda estável não poderá financiar um imóvel pela Caixa – já que a instituição analisa todos os documentos para avaliar a liberação, ou não, do crédito.
Para pessoas físicas, o serviço de congelamento de prestações pode ser acessado pelo aplicativo Habitação Caixa, pelo WhatsApp (0800-726 8068) ou pelo Telesserviço (3004-1105 para capitais e 0800-726 0505 para outras localidades). O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.
Como Pausar Prestações do Financiamento de Imóvel [PASSO A PASSO]
Tem como paralisar o financiamento da Caixa?
É necessário pedir a pausa com 5 (cinco) dias úteis de antecedência. O pedido para crédito com pausa é feito exclusivamente nos telefones 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades), opção 4, o atendimento está disponível de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.
O serviço poderá ser solicitado através dos telefones 3004-1105 ou 0800-726-0505, na opção 7. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h até as 20h. Além do atendimento por telefone, a suspensão também poderá ser solicitada através do aplicativo da Caixa, o qual deverá estar atualizado para contemplar essa opção.
Quanto tempo posso ficar sem pagar o financiamento da Caixa?
Você pode obter o boleto de até três prestações, desde que não exceda 91 dias de atraso contados desde o primeiro vencimento não pago. Caso seja efetuado o pagamento de prestação mais recente deixando a mais antiga em aberto, o sistema utilizará seu pagamento para quitação da mais antiga.
“Conforme a faixa de valor, há um número limite de meses para a pausa de pagamento nos casos de desemprego ou decréscimo de renda, podendo chegar a 36 meses. Nesse caso, é preciso solicitar o benefício na agência em que foi feito o contrato, levando a documentação comprobatória”, explica o presidente da AMMMG.
O banco vai permitir reduzir o valor mensal a ser pago ou, até mesmo, suspender o pagamento temporariamente. A redução no valor das parcelas pode chegar a 75%, enquanto a pausa nas cobranças pode ser aplicada por até seis meses. LEIA TAMBÉM: Caixa promove Feirão Digital da Casa Própria com financiamento de até 100%
Essa cobertura cobre o pagamento dos prejuízos sofridos e/ou objetos danificados, em caso de sinistro, e que ocasione acidente elétrico como uma descarga elétrica que consequentemente queime seus eletrodomésticos, máquinas ou instalações.
Quais doenças são consideradas para quitação do financiamento?
O direito a quitação do saldo devedor de financiamento imobiliário em razão de doença. Doenças graves, que não têm cura, como Câncer, Alzheimer e Parkinson dão direito à aposentadoria por invalidez e garantem ao consumidor, que é mutuário, o direito de liquidar o financiamento do imóvel.
O que acontece se eu atrasar as prestações do meu financiamento? O atraso no pagamento gera multa e juros referentes aos dias de atraso e permite à CAIXA incluir as informações vinculadas ao seu contrato em cadastros restritivos de crédito como SERASA e outros.
Como diminuir o valor das parcelas de um financiamento imobiliário?
Amortizar o financiamento imobiliário é uma das estratégias mais eficazes para reduzir o valor das prestações mensais ou mesmo o prazo total do financiamento. Essa prática consiste no pagamento antecipado de parte do valor principal da dívida, o que pode diminuir significativamente a carga de juros ao longo do tempo.
Como funciona a suspensão contratual de financiamento imobiliário?
As pessoas físicas que assinaram contratos de financiamentos imobiliários e estão com até 180 dias de atraso podem pedir uma pausa para o pagamento das parcelas. Já as empresas que estiverem com o contrato em dia ou apenas dois meses de atraso também têm o direito de solicitar o benefício.
Quantas vezes posso pausar o financiamento da Caixa?
QUEM PODE PEDIR PAUSA NOS PAGAMENTOS DE FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO CAIXA. ATENÇÃO: Se você já pediu a pausa temporária de 120 dias, não se preocupe. É possível pedir para prorrogar esse prazo por mais 60 dias! Quem ainda não optou pelo adiamento pode pedir a pausa por todo o período de 180 dias.
A ampliação não é automática. Por isso, o cliente deve solicitar o aumento do período sem pagar a prestação, por meio do aplicativo Habitação Caixa ou pelos telefones 3004-1105, 0800-726-0505, opção 7; 0800-726-8068, opção 2 – 4.
Para contratos ativos, há possibilidade de inclusão da pausa nos pagamentos das prestações. A solicitação pode ser realizada pelo WhatsApp CAIXA ou nas agências CAIXA.
Mas quanto tempo leva para perder o imóvel quando não paga a parcela do financiamento? De acordo com a legislação, depois de três parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira poderá tomar o imóvel.
Como Amortizar um financiamento? Amortizar é simples. Acesse o aplicativo do banco onde você fez o financiamento do seu imóvel e escolha a opção de amortização por tempo. A cada mês ou quando conseguir reunir um valor extra, direcione-o para a amortização.
O que fazer quando não consegue pagar o financiamento da Caixa?
Portanto, não conseguiu pagar a parcela do financiamento imobiliário procure imediatamente o Banco! Quando surgem dificuldades financeiras, o cliente deve contatar a agência para explorar opções de negociação, como postergar parcelas, incorporá-las ao saldo devedor ou utilizar o FGTS para amortização.
A pausa é permitida para contratos de crédito habitacional em dia ou com até 720 dias de atraso. Os juros e IOF, se houver, serão recalculados nas parcelas que ainda estão a vencer, com a prorrogação do prazo do contrato pelo período pausado.
Para isso, o consumidor deve entrar em contato diretamente com a Caixa Econômica Federal. Para fazer o requerimento, é preciso apresentar uma declaração com o motivo do cancelamento e encaminhá-la para a agência onde o contrato foi assinado.