Os pontinhos pretos na visão, popularmente chamados de “moscas volantes”, são resultado do processo natural do envelhecimento. Essas manchas que enxergamos quando movemos nossos olhos ocorrem em uma parte do olho chamada vítreo e, na maioria dos casos, é uma condição benigna.
Geralmente podem surgir pequenos pontos pretos na vista após os 40 anos de idade, como um processo normal do envelhecimento. Os míopes têm um risco acrescido de desenvolverem flutuadores oculares. As moscas volantes em jovens, habitualmente, são causadas por espessamento das fibras de colagéneo.
Todas as pessoas estão sujeitas a ter moscas volantes. Porém, depois dos 50 anos, a estrutura ocular começa a mudar. Assim, o vítreo tende a se deteriorar, formando pequenos grânulos. Eles podem dar a sensação dos pontos pretos na visão.
Se você vem enxergando manchas se movimentando no campo de visão, marque uma consulta com um especialista para avaliar se são realmente moscas volantes. Não deixe de fazer exames oftalmológicos regulares e sempre vá a clínicas ou hospitais renomados.
Já quando as moscas volantes passam a atrapalhar ou quando estão acompanhadas de flashes de luz ou redução da visão, é preciso procurar o especialista com urgência, porque pode ser um sintoma do descolamento de retina, por exemplo.
PONTOS PRETOS ou MOSCAS VOLANTES NA VISÃO? CUIDADO, pode ser um sinal grave!!!
O que devo fazer para eliminar as moscas volantes?
Na maioria dos casos, as manchas tendem a desaparecer, sem ser necessária qualquer intervenção médica. No entanto, para quem apresenta algum dos sintomas mencionados de maior gravidade — como quando há descolamento do vítreo —, a recomendação pode ser o tratamento com uso de laser ou cirurgia, como a vitrectomia.
Com o envelhecimento, o humor vítreo pode contrair-se e separar-se da retina. A idade em que esta alteração ocorre varia, mas geralmente situa-se entre 50 e 75 anos. Durante esta separação, o vítreo pode intermitentemente tracionar a retina.
Na maioria dos casos, as moscas volantes não inofensivas, ou seja, não há com o que se preocupar! Por outro lado, os pontinhos pretos na visão podem indicar condições mais preocupantes, como descolamento do vítreo e doenças da retina.
Também é cinsiderado tratamento experimental, porém com menor probabilidade de complicações do que as anterior, apesar de que pode dar alguns sintomas como visão embaçada e fotofobia, devido à pequena dilatação da pupila que este colírio causa.
Estou enxergando uma mancha preta. O que pode ser?
A presença de moscas volantes na visão pode ser acentuada em situações de estresse, cansaço e ansiedade. Esses fatores podem tornar as manchas mais perceptíveis ou aumentar sua quantidade. É importante ressaltar que, na maioria dos casos, as moscas volantes não são um sinal de uma condição grave ou preocupante.
Bem, eles podem ser as famosas 'moscas volantes', fenômeno tecnicamente chamado de miidopsia. Na verdade, podemos enxergar pontos, fios, teias ou ter a sensação de que insetos estão voando por perto. Apesar de benignas, elas podem causar muito desconforto visual.
A pessoa percebe um repentino aumento de pontos flutuantes, um súbito surgimento de flashes de luz, uma espécie de véu na frente da visão, ou perda repentina da visão. Os médicos fazem o diagnóstico observando o olho com um oftalmoscópio.
Normalmente, o surgimento de mancha em tom escuro no olho está ligada a lesões causadas pelo aumento das células produtoras de melanina (aquela substância que dá cor à pele). Na maioria das vezes elas são benignas, no entanto, em alguns casos pode ser indício de um melanoma conjuntival, ou seja, câncer.
Moscas volantes são observadas quando um objeto no globo ocular lança uma sombra na retina, que é a estrutura no fundo do olho que detecta a luz. Elas são frequentemente interpretadas como um objeto ou objetos aparentes flutuando no campo de visão externo.
E você já reparou que quando olhamos nos olhos de uma pessoa, percebemos que no meio da íris existe um círculo preto? Este círculo é a pupila, ela controla a entrada de luz nos nossos olhos para que possamos enxergar.
Quais os sintomas do Descolamento de Vítreo? O principal sintoma do descolamento de vítreo é a presença de pequenas manchas ou linhas flutuantes que se movem no campo de visão.
Quanto tempo leva para desaparecer moscas volantes?
As moscas volantes podem sumir em meses ou até semanas. Nos casos em que ela não desaparece, se elas não causarem incômodo na visão, o tratamento é somente observar.
Primeiramente o médico administra colírios para dilatar as pupilas e anestesiar os olhos do paciente. Então usa o laser, que se parece com uma lâmpada, para destruir as Moscas Volantes.
Nestes casos, movimentar os olhos, olhando para cima e para baixo, pode ajudar a afastar as moscas volantes do campo de visão e assim diminuir o desconforto. O que preocupa no aparecimento das moscas volantes é a possibilidade de ocorrer uma rasgadura da retina.
Uma das condições oftalmológicas mais comuns e curiosas são as “moscas volantes”, termo popular para o descolamento do vítreo ou ainda descolamento do vítreo posterior.
As moscas volantes podem ter diversas causas, mas consistem basicamente em opacidades que surgem no vítreo, que é a gelatina que temos dentro do olho. Em casos onde o sintoma é bastante leve e em pessoas jovens geralmente deve-se a alguma opacificação no vítreo de caráter benigno que requer apenas acompanhamento.
Moscas volantes são pequenos pontos escuros, manchas, filamentos, círculos ou teias de aranha, móveis, que se encontram presente no campo de visão. Elas são percebidas durante a leitura ou ao fixar a visão em um local específico. Em geral, não representam um problema ocular grave.
Com o avanço da idade, esse gel vítreo tende a ficar mais líquido e se soltar da retina em alguns pontos. Ou seja, esse processo provoca o descolamento vítreo em algumas regiões. Além disso, as moscas volantes também podem surgir após hemorragias oculares causadas por traumas, infecções e processos inflamatórios.
A ecografia ocular também permite a avaliação das moscas volantes que se localizam no fundo do olho, no vítreo, que é uma gelatina transparente que fica na frente da retina. As moscas volantes são aqueles pontinhos pretos que se mexem de um lado para o outro na visão.
Normalmente ele não deve causar preocupação. Porém, se houver um aumento súbito das Moscas Volantes ou se elas vierem acompanhadas de sintomas como flashes de luz e/ou redução da visão, é importante procurar um oftalmologista o quanto antes, pois podemos estar frente a um Descolamento de Retina.