1 As oito maiores redes ferroviárias mundiais são: Estados Unidos, com 194.136 km; Rússia, com 85.266 km; China, com 66.989 km; Índia, com 65.808 km; Canadá, com 52.131 km; Alemanha, com 33.426 km; Austrália, com 33.343 km; e França, com 30.013 km (UIC, 2014).
Os Estados Unidos, por exemplo, lideram o ranking, com mais de 250 mil quilômetros de ferrovias. Em segundo lugar, outro país gigantesco, a China, com mais de 100 mil km de malha ferroviária. Mais um país-continente, a Rússia tem mais de 85 mil quilômetros de trilhos.
Viaje 9.290 km de Moscou a Vladivostok, na Rússia, e fará exatamente isso. É uma das viagens ferroviárias mais longas do mundo. A Sibéria é uma vasta região geográfica dentro da Rússia, que se estende desde os Montes Urais no oeste até o Oceano Pacífico no leste.
Em 1997, as ferrovias contavam com 1.154 locomotivas; em 2022, já somavam 3.100 unidades, representando um aumento de 169%. No mesmo período, o número de vagões passou de 43.816 para 112.640 — alta de 157%.
Historicamente, o sucateamento das ferrovias brasileiras teve início na década de 1950, com o plano de crescimento econômico rápido do presidente Juscelino Kubitschek, que decidiu priorizar o sistema rodoviário.
Por que o Brasil parou de investir em ferrovias? A história da destruição das ferrovias no Brasil
Quantas ferrovias tem nos EUA?
Além disso, o setor ferroviário americano é conhecido por sua eficiência e impacto ambiental positivo. Os EUA contam com mais de 600 ferrovias de carga, incluindo sete grandes ferrovias “Classe I”.
A falta de investimentos e o desenvolvimento das rodovias tirou a força das locomotivas brasileiras. Por volta do ano de 1960, a malha ferroviária brasileira chegou ao seu auge no que diz respeito a quilometragem dos trilhos.
Com 9289 km de extensão, a Transiberiana é a maior ferrovia do mundo, ligando Mongólia, China e o mar do Japão até a Sibéria, no extremo oriente da Rússia. O trajeto atravessa 12 regiões e 87 cidades russas.
A Deutsche Bahn, empresa ferroviária localizada no coração da Alemanha, Berlim, é a ferrovia com maior receita do mundo atualmente. Em 2019, por exemplo, sua receita foi em torno de 48 bilhões de dólares.
1 As oito maiores redes ferroviárias mundiais são: Estados Unidos, com 194.136 km; Rússia, com 85.266 km; China, com 66.989 km; Índia, com 65.808 km; Canadá, com 52.131 km; Alemanha, com 33.426 km; Austrália, com 33.343 km; e França, com 30.013 km (UIC, 2014). 2 TKU = tonelada.
Você sabia que o Brasil possui a quarta maior malha rodoviária do mundo? Para sermos mais específicos, nós temos 1,7 milhões de quilômetros de rodovia no nosso país. Dessa forma, conquistamos o 4o lugar atrás apenas da Índia, China e dos Estados Unidos, 3o, 2o e 1o lugares, respectivamente.
Qual a cidade com percursos ferroviários mais altos do mundo?
A ferrovia Qinghai-Tibet estende-se por quase 2 mil quilômetros. Ela atravessa o planalto tibetano, de Xining – a capital da província de Qinghai, na China central – até Lhasa, no Tibet. É uma viagem épica, mas, da janela do trem, pode-se observar poucas intervenções humanas.
1 – Berlim, Alemanha. Uma extensa rede de metrô, com 175 estações em nove linhas, é um dos motivos pelos quais a cidade de Berlim, na Alemanha acabou em primeiro lugar no ranking. Com 97% de aprovação, o sistema de transporte da cidade também oferece trens de superfície, ônibus e bondes elétricos.
As razões pelas quais não há rede de trens de alta velocidade para passageiros na América Latina são variadas: as distâncias, o custo e a opção pelo carro e avião como meios de transporte principais para viajar distanciaram o continente das viagens de trem de longa distância.
'Trem do Céu': a ferrovia mais elevada do planeta, chamada de 'milagre' da engenharia. A ferrovia Qinghai-Tibet estende-se por quase 2 mil quilômetros. Ela atravessa o planalto tibetano, de Xining – a capital da província de Qinghai, na China central – até Lhasa, no Tibet.
Em termos de desenvolvimento ferroviário, a China está inquestionavelmente à frente. Em apenas uma década, o gigante asiático construiu quase 40 mil km de estradas de alta velocidade, mais do que o resto do mundo somado, e quer chegar aos 70 mil km até 2035.
Em 2006, após uma crise financeira, a Brasil Ferrovias foi adquirida pela ALL, que passou a controlar, além da Malha Sul, também as Malhas Paulista, Oeste e Norte, totalizando 11 738 quilômetros e sendo a maior operadora ferroviária do país.
Um dos motivos pelos quais a maioria das capitais brasileiras – e também importantes cidades do interior do país – não possuem o transporte sobre trilhos é o fato de a implantação do sistema requerer um alto aporte de recursos e, em algumas capitais, recuperação e até alterações na infraestrutura local.
O principal deles é que falta continuidade nos projetos de planejamento logístico do país. Como a construção de novas ferrovias é um projeto de longo prazo, esse plano acaba sendo prejudicado pelas trocas de governo no Brasil – que normalmente significam o abandono de projetos antigos em nome de renovação da agenda.
Qual região do país possui menos acesso às ferrovias?
A região Norte, por outro lado, destaca-se pela ausência de ferrovias em cinco estados e possui somente 2,42km de ferrovia por 10 mil habitantes no Pará.
Inicialmente, não havia a intenção de que trabalhadores chineses construíssem a maior ferrovia dos Estados Unidos. As empresas ferroviárias Central Pacific Railroad (CPRR) e Union Pacific Railroad receberam do Congresso americano a tarefa de construir uma ferrovia para conectar o país.
O país possui hoje 30.000 km de ferrovias para tráfego, o que dá uma densidade ferroviária de 3, 1 metros por km²; é bem pequena em relação aos EUA (150m/km²) e Argentina (15m/km²). Apenas 2.450 km são eletrificados. As ferrovias apresentam-se mal distribuídas e mal situadas, estando 52% localizadas na Região Sudeste.