Portanto, dada a possibilidade de dano, a prednisona ou qualquer outro glicocorticoide não deve ser utilizada como terapia adjuvante no tratamento de pacientes com gripe, exceto quando houver outra indicação para seu uso que não somente a infecção pelo vírus Influenza.
Essa medicação é um corticoide, potente anti-inflamatório e antialérgico. Usamos em alguns casos em que também ocorre a tosse, como a asma e a laringite, mas nos resfriados não ajuda!
São eles: pacientes que apresentem infecções fúngicas sistêmicas ou infecções não controladas, além de pessoas que tenham alergia à prednisolona ou a algum dos componentes da fórmula. Além disso, a prednisolona é contraindicado para mulheres grávidas ou lactantes.
Além do efeito anti-inflamatório, a prednisona proporciona efeito antirreumático e antialérgico no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides. Prednisona serve para dor de garganta? A prednisona pode ser útil em pacientes que têm a dor de garganta como sintoma.
A prednisona é um corticoide na forma de comprimidos, que ajuda a aliviar os sintomas da sinusite severa, pois ajuda a reduzir o inchaço dos seios nasais e diminuir a a inflamação. Outro corticoide que tem ação semelhante que pode ser indicado pelo médico é a prednisolona.
Alguns medicamentos não combinam com a prednisolona e podem alterar, reduzir ou potencializar efeitos, mesmo os colaterais. Avise seu médico se estiver consumindo algum dos seguintes fármacos: Analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) - como ibuprofeno ou aspirina. Antifúngico (anfotericina, cetoconazol)
Os corticosteroides podem ter sido usados como uma última tentativa em pessoas com a doença mais grave ou, inversamente, podem ter sido usados para tratar doenças menos graves que ocorreram junto com a influenza, como crises de asma.
O paracetamol é um analgésico e antitérmico que normalmente é recomendado pelo médico para aliviar alguns sintomas da gripe como dor na garganta, dor de cabeça ou dor de ouvido ou febre. Veja como tomar o paracetamol.
Prednisolona serve para tosse? A Prednisolona pode ser utilizada para tratar a tosse quando esta é resultado de uma condição inflamatória, como asma ou bronquite. O medicamento não é indicado para tosse simples ou resfriado comum.
Renee Oliveira também chamou a atenção para os corticoides, que não devem ser usados na fase inicial de doenças virais. “Esse tipo de medicamento pode reduzir e atrapalhar a resposta imune.
Predsim® é um medicamento que possui potente ação anti-inflamatória, antirreumática e antialérgica no tratamento de doenças que respondem aos corticosteroides. Predsim® começa a agir em aproximadamente 1 a 2 horas após a administração.
O tratamento da “gripe alérgica” ou rinite alérgica deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista ou alergologista, que podem indicar remédios antialérgicos como desloratadina ou cetirizina, para ajudar a aliviar os sintomas.
Portanto, dada a possibilidade de dano, a prednisona ou qualquer outro glicocorticoide não deve ser utilizada como terapia adjuvante no tratamento de pacientes com gripe, exceto quando houver outra indicação para seu uso que não somente a infecção pelo vírus Influenza.
A prednisolona pode ser usada para tosse alérgica, pois é um medicamento indicado para o controle de condições alérgicas graves. Entretanto, aconselha-se que seja usada apenas nos casos em que os tratamentos convencionais (como o uso de anti-histamínicos) não tiveram o efeito esperado.
Entre os efeitos locais, encontram-se: disfonia; candidíase oral: evitável com bochecho após inalação ou uso de espaçador maior; outros mais raros: tosse e irritação na garganta, dermatite perioral, hipertrofia da língua e aumento da sede.
Usar prednisona com anti-inflamatórios não esteroides (como ácido acetilsalicílico) ou com álcool pode resultar em aumento da incidência ou gravidade da úlcera no estômago e duodeno.
Embora as evidências atuais sejam limitadas, o tratamento com corticosteroides de pacientes com influenza deve ser evitado, a menos que clinicamente indicado por outros motivos (por exemplo, exacerbação da asma, DPOC, hidrocortisona em dose baixa para insuficiência adrenal ou choque séptico refratário).
A prednisona é um medicamento seguro. Se for usada por 3-7 dias ela traz benefícios importantes, como diminuir a crise de asma e evitar recaídas. Contudo, ela não está isenta de efeitos colaterais importantes. Inclusive, o uso indiscriminado sem supervisão médica contribui para causar reações adversas.
Decongex Plus é um descongestionante e antialérgico eficaz no tratamento dos sintomas comuns de gripe, resfriados, rinite e sinusite. Sua ação desobstrui as vias nasais, reduzindo o inchaço e a secreção na garganta e nariz, o que alivia o desconforto em toda a região do aparelho respiratório.
PARA QUE SERVEM OS CORTICOIDES NASAIS? São medicamentos com potente ação anti-inflamatória. Sendo aplicados de maneira local (tópica) na mucosa nasal, conseguem reduzir em muito a inflamação presente em todas estas doenças.